segunda-feira, junho 13, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


O que está por vir
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 13/06/11

Antes mesmo de enfrentar no Senado o segundo round do Código Florestal, a remodelada articulação política do governo, a cargo da ministra Ideli Salvatti, terá pela frente três desafios: o projeto que muda o rito das MPs, reduzindo a margem de manobra do Executivo, a regulamentação da emenda 29, que fixa os percentuais mínimos do gasto público com saúde, e a PEC 300, criadora de piso salarial para os policiais.
Nessas três matérias, o complicador é o mesmo visto na votação do código: não se trata simplesmente de governo x oposição. A pressão para votar é grande, e parte da base está na contramão do Planalto.

Em marcha 
Para fermentar o segundo semestre no Congresso, a Força Sindical acertou com movimentos sociais um calendário de manifestações de 6 de julho a 3 de agosto. A ideia é percorrer todos os Estados para reivindicar uma pauta ancorada na jornada de 40 horas.

Abafa 
Embora ninguém vá criticar Lula publicamente, causou desconforto no governo o fato de o ex-presidente ter declarado em alto e bom som a intenção de levar ao ministro da Fazenda o pleito de uma empresa que o contratou como palestrante. Por menos do que isso, Dilma se viu obrigada a despachar Antonio Palocci.

Delay 
Mesmo depois de Gleisi Hoffmann ter assumido a Casa Civil, o site do cerimonial da Presidência ainda traz o nome de Palocci em primeiro lugar na "ordem de precedência", lista para ordenar a disposição dos ministros em eventos públicos.

Tabela 1 
O governo federal desdenha da especulação segundo a qual Belo Horizonte poderia abrir a Copa. Avalia-se que, a despeito do bom ritmo da reforma do Mineirão e dos esforços do governador Antonio Anastasia (PSDB), a rede hoteleira local não será multiplicada em ritmo suficiente para atender a um evento desse porte.

Tabela 2 
Amanhã, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, terá nova conversa com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobre o cronograma de construção do futuro estádio do Corinthians. Se São Paulo não vingar como sede da abertura, a bola hoje está menos para Brasília e mais para o Rio, que já fará o encerramento.

Causa ecumênica 
Será lançada hoje, em Brasília, a Frente Nacional da Adoção, uma iniciativa conjunta dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Lindberg Farias (PT-RJ) e do deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP).

Lazer 
O ex-secretário geral do PT Sílvio Pereira pediu ao ministro Joaquim Barbosa a extinção da punibilidade na ação do mensalão. Ele já prestou serviços à comunidade e foi autorizado a viajar ao Chile, com a mulher.

Que tal? 

Saiu do forno o anteprojeto de reforma do estatuto do PT. Entre as mudanças propostas pelo grupo coordenado pelo deputado Ricardo Berzoini (SP) estão o fim da eleição direta do comando do partido e da possibilidade de prévias para definir candidatos ao Senado.

Dízimo 

A reforma avança sobre o bolso dos filiados. Quem não exerce mandato ou ocupa cargo comissionado passaria a entregar semestralmente um valor fixo -hoje anual e proporcional ao salário. Dirigentes, que fazem contribuição anual, destinariam mensalmente 1% da remuneração líquida.

Extemporâneo 
Quando Berzoini presidia o PT, marcou-se para setembro próximo um congresso para mudar o estatuto. Agora, boa parte dos petistas gostaria de deletar o evento e a reforma.
com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio

"Preocupado com o leite das crianças, Lula trouxe para a política a concepção pós-moderna em que a forma é mais importante que a ética".
DO CIENTISTA POLÍTICO RUDÁ RICCI, sobre o ex-presidente prometer ajudar a Tetra Pak a obter redução de imposto sobre a embalagem do leite longa vida.

contraponto

Justiça tarda

Na sessão do Supremo Tribunal Federal em que se decidiu o destino de Cesare Battisti, Marco Aurélio Mello foi abordado por um jornalista italiano durante a pausa dos ministros para o café. O aflito repórter queria saber se havia algum modo de acelerar um pouco a votação. Devido à diferença de fuso, ele já estava próximo de seu horário para enviar os textos.
Marco Aurélio riu, prometeu fazer o que estivesse a seu alcance, mas não lhe deu muita esperança:
-Este colegiado é uma caixinha de surpresas!

Nenhum comentário: