sábado, junho 11, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Estilhaços
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/06/11

Bem diferente do visto diante dos holofotes, foi dura e intensa a troca de críticas ontem dentro da rachada bancada de deputados do PT após a fracassada operação para emplacar um dos seus no ministério Dilma Rousseff. Apoiadores de Cândido Vaccarezza (SP), líder do governo na Câmara, afirmavam ter obtido adesão de quase todos os partidos, mas reclamavam de corpo mole por parte do grupo do presidente da Casa, Marco Maia (RS).
Essa ala, de fato, viu até ganho na escolha da ex-senadora Ideli Salvatti (SC) para a articulação política. Se não conseguiu mais espaço, pelo menos o adversário encolheu com a saída de Luiz Sérgio (RJ).
Day after Um round certo da briga interna do PT na Câmara já está "contratado": em dezembro, o partido discutirá a substituição de Paulo Teixeira (SP) na liderança da bancada. Já há dois pré-candidatos. Décio Lima (SC) pelo grupo de Vaccarezza e Jilmar Tatto (SP) pela ala do atual líder.

Só elogios 
O peemedebista Geddel Vieira Lima afirma ter guardado boa impressão do período em que atuou em parceria com Ideli no combate a enchentes em Santa Catarina -ele como ministro da Integração Nacional, ela como senadora. "Ideli é firme, mas não arrogante", diz o hoje vice-presidente da CEF.

Ordem natural 1 
Nas conversas com a cúpula do PMDB, ontem a anteontem, Dilma enfatizou o caráter "fiel" de Ideli -em referência direta à postura da ex-senadora nas agruras que os peemdebistas Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP) passaram no Senado.

Ordem natural 2 
A menção explícita aos casos de Renan e Sarney foi recebida com críticas por setores do partido. Internamente, eles dizem que ao tocar nesse assunto, Dilma constrangeu o PMDB a aceitar calado a escolha de Ideli.

Canetada 
A nomeação de Jurandir Santiago para a presidência do Banco do Nordeste, oficializada ontem, atende indicação do governador Cid Gomes (PSB-CE) e do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). O nome cotado anteriormente, do diretor José de Alencar Jr., era ligado ao deputado José Nobre Guimarães (PT-CE), mas teria sido vetado por Dilma.

Tô fora 1 
Contrário à chamada PEC dos recursos, que prevê finalizar e executar os processos judiciais depois da decisão em segunda instância, Marco Aurélio Mello se preocupa com a percepção, em seu entender disseminada, de que essa seria uma iniciativa do conjunto do Supremo Tribunal Federal, e não individual de seu presidente, Cezar Peluso.

Tô fora 2 
Assim como outros ministros do STF, Mello critica Peluso por não ter ouvido colegas antes de entrar em campanha pela PEC, que a seu ver "mina o sistema processual e fere o princípio da não culpabilidade".

Encalhe 
A Comissão Mista de Orçamento do Congresso estuda proposta para obrigar o governo a reservar verba específica para cumprir parte dos "restos a pagar", aquelas obras de anos anteriores que acabaram não saindo do papel.

Com bolinha 
A um custo estimado de R$ 20 mil, a Câmara dos Deputados acaba de abrir licitação para comprar 210 mil garrafas de água mineral com gás.

Pré-temporada
Em aquecimento para 2012, Paulinho da Força (PDT) ouve propostas de aliança na capital paulista tanto de Gilberto Kassab (PSD) quanto de Campos Machado (PTB).

Nada consta 
A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou em primeiro turno, na quinta-feira, o projeto que veda aos órgãos públicos municipais a contratação de fornecedores que não tenham ficha limpa na Justiça. A votação foi unânime. O texto será analisado em segundo turno nos próximos dias.
com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio

"A sanha do PT por cargos é tamanha que o partido, não contente em ser governo, faz também o papel de oposição. E, nesse sentido, faz melhor do que nós."
DO SENADOR AÉCIO NEVES (PSDB-MG), sobre a guerra entre facções petistas para nomear o substituto do correligionário Luiz Sérgio na coordenação política.

contraponto

Xiiiiis!
Tão logo concluiu seu discurso de posse na Casa Civil, Gleisi Hoffmann foi abraçada pela filha de cinco anos, o que fez com que os flashes pipocassem ainda mais no Planalto.
O senador Lindbergh Farias aproveitou para brincar com o marido da ministra, titular das Comunicações:
-Esse Paulo Bernardo é fogo! Veja como a família inteira está treinada para os holofotes!

Nenhum comentário: