quinta-feira, junho 02, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Diagnóstico fechado
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/06/11

Como nenhum outro desde o início da crise, o dia ontem foi pródigo em sinais da deterioração da sustentabilidade de Antonio Palocci. A convocação, por ora suspensa, para explicar na Câmara a escalada de seu patrimônio se deu com o corpo mole da base.
Tão ou mais significativa foi a de todo inesperada ausência, no almoço-armistício entre Dilma Rousseff e os caciques do PMDB, do ministro que até 20 dias atrás comandava a operação política do governo. Enquanto formalmente os governistas correm para evitar a exposição de Palocci a qualquer microfone, mais e mais se ouve, dentro do Palácio do Planalto e entre os aliados no Congresso, que ele será obrigado a falar.

Deveras... 
De um peemedebista, sobre a ausência de Palocci no almoço: "Acho que a Dilma deve ter decidido prestigiar o Luiz Sérgio".

Banho de loja 
Originalmente, a agenda do ministro das Relações Institucionais não previa participação no repasto. A mudança para incluir a presença de Luiz Sérgio só foi divulgada às 10h26.

Pega leve

Michel Temer atuou preventivamente para que a refeição não desandasse com declarações indigestas. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) foi um dos orientados a "se comportar".

Boca cheia 

Coube a Vital do Rego (PB) a única menção a Palocci. Com o tema pairando no ar, o senador pediu licença para sair mais cedo. Anunciou a todos que tinha que correr para o Congresso de modo a barrar a convocação do ministro na comissão que preside.

Foi você! 

Depois da bobeada que permitiu a convocação de Palocci na Câmara, sobrou para todo mundo. Na caçada aos culpados, primeiro entrou na roda a articulação política do governo, que naquela hora estava reunida com Dilma no Planalto. O segundo alvo foi Aldo Rebelo (PC do B-SP), aliado a quem petistas afirmam ter sido dada a missão de cuidar para que não aparecessem surpresas justamente na Comissão de Agricultura.

Conta outra 

Comentário de um petista diante da informação oficial de que a reunião da Executiva do partido, hoje em Brasília, não pretende tocar no assunto Palocci: "A esta altura do campeonato, alguém acredita que tem como não discutir isso?".

Divisão... 
No lançamento do programa de combate à pobreza extrema, hoje, o governo anunciará que 59% dos 16,2 milhões de brasileiros que constituem o público-alvo da ação estão no Nordeste. Norte e Sudeste empatam, com 17% cada um. O Sul terá 4% de participação e o Centro-Oeste, 3%.

...do bolo 
Dos contemplados, 40% têm menos de 14 anos, e 71% são negros. Para aplicar as iniciativas, o governo editará uma MP e dois decretos.

Reator 1 

As discussões sobre o prosseguimento do programa nuclear brasileiro terão novo capítulo semana que vem. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara montará o grupo de deputados, procuradores e especialistas que deverá ter acesso à documentação e às dependências do complexo nuclear de Angra dos Reis.

Reator 2 
Na semana passada, o presidente da Eletronuclear, Othon Silva, assinou documento franqueando o acesso. Presidente da comissão da Câmara, Giovani Cherini (PDT-RS) defende que o Brasil siga a Alemanha e anuncie o fim de seu programa nuclear.

Indicação
O novo embaixador do Brasil em Honduras será Zenik Krawctschuk, hoje encarregado de negócios brasileiros no país.

Em série 
Depois de Antonio Anastasia (PSDB) editar decreto que exige "ficha limpa" dos nomeados para o governo de MG, hoje é a vez da Câmara de Belo Horizonte. A Casa deve votar projeto para estender a exigência aos fornecedores dos órgãos públicos municipais.

com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio


"Os agricultores estão muito curiosos para saber qual é a fórmula do fertilizante que o Palocci usou nestes últimos anos."
DO DEPUTADO ONYX LORENZONI (DEM-RS), sobre a convocação do ministro da Casa Civil -que multiplicou seu patrimônio em pelo menos 20 vezes entre 2006 e 2010- pela Comissão de Agricultura da Câmara.

contraponto

Diversões radicais

No fim de semana passado, impressionado com as imagens de um programa de TV, o tucano Andrea Matarazzo, secretário paulista da Cultura, comentou no Twitter:
-Um dia descubro qual é o prazer de andar nessas montanhas russas!
O secretário particular do governador Geraldo Alckmin reproduziu a mensagem acrescida de um comentário:
-Perto do PSDB é fichinha mesmo!

Nenhum comentário: