sexta-feira, junho 03, 2011

MÔNICA BERGAMO


GOVERNO EM CRISE
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 03/06/11

A polêmica que envolve Antônio Palocci e que tem feito o governo de Dilma Rousseff sofrer derrotas sucessivas no Congresso atinge mais uma vez o MEC (Ministério da Educação). Depois do kit contra a homofobia, a pasta já se debruçava ontem sobre nova crise: o problema de 26 mil funcionários contratados em hospitais universitários de maneira considerada irregular pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Com a derrubada da MP, no Senado, que criou a empresa pela qual eles seriam contratados, os servidores entraram num limbo jurídico. Até ontem, o MEC não sabia como resolver a questão.

ESTADO DE ESPÍRITO
Palocci não queria ir para o governo e foi praticamente forçado a aceitar o comando da Casa Civil por Lula. Ele queria ficar afastado e continuar ganhando dinheiro com sua consultoria sem ser importunado. Agora, paga o preço por ter aceito a "missão". Essa é a versão que um dos interlocutores mais próximos do ministro tem propalado em Brasília.

FALA, PALOCCI!
Mais um petista quer que Palocci abra a boca sobre seus negócios: "Há um sentimento na bancada de deputados do PT de que o ministro deveria falar. Depois de dar explicações à Comissão de Ética e à Procuradoria Geral, ele precisa tratar do tema político posto na sociedade", diz o líder do partido na Câmara, Paulo Teixeira.

TANTO BATE
André Vargas, secretário de comunicação do PT, vai além, e insinua que o silêncio do ministro pode levar à sua queda. "Água parece leve, mas, se vai batendo e não dá vazão, derruba até um edifício", diz. "Vazão é ele se explicar e virar a página."

LONGA ESPERA

E as nomeações de segundo escalão, especialmente as do PMDB, continuam paradas. Um mês depois de ter sido indicado pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), para a presidência da Embratur, Mario Beni ainda aguarda a oficialização do convite. "Tem 180 atos [nomeações] parados. Fico aflito, porque gostaria de já estar arregaçando as mangas. Mas, se não acontecer, ótimo também. Já cumpri minha função na academia", diz ele, professor de turismo aposentado da USP.

WALT DISNEY TROPICAL
Mauricio de Sousa afirma que vai assinar nesta semana a compra do terreno em Santo Amaro onde será construído o novo Parque da Mônica, que promete para 2014.

NOVO TOM
A Osesp teve de fazer substituição às pressas para as apresentações de "A Criação", de Haydn, até amanhã na Sala São Paulo. Saiu o tenor inglês James Gilchrist, com laringite, e entrou o brasileiro André Vidal.

TURMA DO MAURICIO
O cartunista Mauricio de Sousa ganhou jantar comemorando sua nova empresa, que fará programa de TV do personagem Penadinho. Foram à casa de Raul Doria, nos Jardins, anteontem o ex-presidente colombiano Andrés Pastrana e Mônica Sousa, que inspirou o personagem do gibi.

TODOS JUNTOS

O filme "Estamos Juntos", de Toni Venturi, teve pré-estreia no shopping Higienópolis, anteontem. Foram ao cinema as atrizes Érica Ribeiro e Leandra Leal, o empresário Alexandre Youssef e o diretor Kiko Goifman.

PRATO DO DIA

Roberto Frizzo, dono do restaurante Frevo, na rua Oscar Freire, diz que fará de tudo para entrar em acordo com o grupo estrangeiro que comprou o imóvel onde ele está instalado há 54 anos. Ele inclusive resolveu acelerar o lançamento do livro "Frevo", com depoimentos de clientes e fotos da história do restaurante. Mas está difícil. "Toda vez que vou revisar, começo a chorar e paro tudo", conta.

BEIRUTAÇO
Leo Coutinho, assíduo frequentador do Frevo, já marcou um "beirutaço" de resistência para daqui a 15 dias. Diz que levará até a bandinha que costuma passear pela Oscar Freire, a Chupisco.

AOS PARES

A advogada iraniana Shirin Ebadi, ativista dos diretos humanos e Prêmio Nobel da Paz em 2003, fará palestra na OAB-SP neste mês. Ela vem ao Brasil a convite do projeto Fronteiras do Pensamento.

CURTO-CIRCUITO


Ana Busch, Caio Vilela e Joanna Mora lançam no domingo às 16h o livro "No Dia em que Você Nasceu". Na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho.

Bruce Gilden faz palestra no dia 9 no Alumni Image Festival. Na Fundação Ema Klabin, às 20h.

Manu Gavassi faz show e Federico Ezequiel faz sessão de autógrafos para crianças de 8 a 13 anos hoje no shopping Cidade Jardim. Às 17h, para convidados.

A Freixenet celebra 150 anos com jantar no Dinner in the Sky, a estrutura que eleva os convidados a 50 metros de altura. Às 20h de hoje.

A banda 5 a Seco grava DVD no Auditório Ibirapuera hoje às 21h, com participação de Lenine. Livre.

Jean Raquin e Nina Bastos abrem a temporada anual de fondue hoje no restaurante Le Tire Bouchon, em Higienópolis, Sâo Paulo.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: