terça-feira, junho 07, 2011

MÔNICA BERGAMO - CONTRA O VENTO


CONTRA O VENTO
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 07/06/11

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) julga hoje a atuação do o ex-juiz e desembargador Fausto De Sanctis na Operação Satiagraha com o plenário desfalcado. De 15 conselheiros, dez devem aparecer na sessão. Os demais estão no exterior. Detalhe: os dois representantes da JustiçaFederal, onde Sanctis militava, e do Ministério Público estarão ausentes. O clima entre alguns dos presentes é considerado adverso ao magistrado.

ÚLTIMO CAPÍTULO
A pedido do banqueiro Daniel Dantas, o conselho julgará se Sanctis desobedeceu ao STF (Supremo Tribunal Federal) quando determinou a sua prisão pela segunda vez na Operação Satiagraha, um dia depois de ele ter sido libertado pela corte. Quando era juiz, o magistrado estava sujeito a advertência, censura, afastamento ou remoção do cargo. Como desembargador, só às duas últimas.

FALANDO NISSO

E o STJ (Superior Tribunal de Justiça) pode julgar também amanhã o pedido de Dantas para anular toda a Operação Satiagraha porque ela teria sido conduzida com parcialidade pela Polícia Federal, em "conluio" com o Ministério Público e o juiz.

DORMITÓRIO

A crise que envolve Antonio Palocci virou um problema pessoal também. O ministro disse a interlocutores próximos no fim de semana que integrantes de sua família estão deprimidos. E que a pressão para que deixasse o governo vinha também de dentro de sua própria casa.

COBRAS E LAGARTOS

Um dos principais ministros de Dilma Rousseff disse numa mesa de restaurante em SP há alguns dias que não passa de "mito" a história de que Antonio Palocci tem trânsito livre entre empresários, independentemente de estar ou não próximo da presidente. De acordo com esse ministro, ligação forte, que poderá manter mesmo fora do poder, Palocci só tem com "um grande banco e banquinhos de investimento".

PREÇO-FENÔMENO

Será vendido por R$ 25 mil o modelo de relógio que o ex-jogador Ronaldo ganhou da Parmigiani, patrocinadora da CBF, em sua despedida da seleção. A peça tem caixa de titânio com ouro rosa.

GLOBO

No ano da Itália no Brasil, a Bienal de Veneza montou pavilhão para mostrar italianos espalhados pelo mundo. Do Brasil foram escolhidos, entre outros, o fotógrafo Lamberto Scipione e a artista plástica Maria Bonomi.

DEBATE VERDE
O Instituto de Biociências da USP debate nesta semana temas como a usina nuclear de Belo Monte e a energia nuclear no Brasil, para celebrar a semana do Meio Ambiente. Entre os palestrantes estão José Aníbal, secretário de Energia de SP, Ildo Sauer, ex-Petrobras, Sérgio Leitão, do Greenpeace, e Leonam Guimarães, da Eletronuclear.

MAMA ÁFRICA

Os músicos Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra devem lançar em setembro o álbum que gravaram na África com Toumani Diabaté, tocador de kora- instrumento de cordas semelhante a uma harpa. Estão finalizando o disco em SP. A viagem à África foi registrada em vídeo e pode virar documentário.

MAMA ÁFRICA 2

O cantor Djavan fará shows em Cabo Verde e Moçambique, neste mês e também em julho.

OURO LÍQUIDO

Será de R$ 9.000 o lance mínimo do item mais caro do 4º Leilão de Vinhos da Apae, na quinta: um Château Haut-Brion Imperial 2004.

O lote com quatro garrafas do vinho Château Mouton Rothschild sairá por pelo menos R$ 8.000.

"DE NOVO, NÃO ME CHAMARAM"

O cantor Dominguinhos ficou de fora das festas de São João de Recife e Caruaru. Como ele participou da campanha presidencial de José Serra (PSDB), em 2010, a conclusão de críticos no Estado foi a de que está sofrendo um boicote. A capital pernambucana é comandada pelo PT. Em Caruaru, o prefeito, do PDT, é aliado do governo federal.

Folha - Houve boicote?
Dominguinhos - Em Recife, de vez em quando, eu dou uma tocadinha. Neste São João, não me chamaram. Em Caruaru, foi uma surpresa. Perderam uns patrocínios, cortaram algumas coisas e eu fui um deles.

Mas seu show é caro assim? A programação terá 95 artistas.
[Risos] É artista pra dar com pau, né? A gente não pode fazer muita coisa, então leva na valsa. Cortou talvez onde não devia, né? Eu toquei lá desde que não era uma festa tão grande. E meu cachê é conveniente.

Foi questão política?
Não. No interior não tem essas coisas, não. Em Recife eu tenho minhas dúvidas. Eu ia tocar no show em homenagem a Luiz Gonzaga, em dezembro, quando Lula estava saindo do poder. Era inauguração da pedra fundamental do Museu de Luiz Gonzaga. Ele [Lula] gostava muito de lançar esse negócio de pedra. Parece que andava com um bornal cheio de pedras para lançar. Fui contratado pelo Ministério da Cultura, o Juca [Ferreira] era o ministro. Ele saiu, entrou a Ana de Hollanda, né? Eles cortaram todo mundo, inclusive eu, e mudaram a estrutura da festa para uma homenagem a Lula. Aí chamaram Alceu [Valença], outros colegas que gostam, né? Ali eu tenho certeza de que a coisa foi para esse lado [político].

Sofreu boicote em 1994, quando cantou o jingle de FHC à Presidência?
Ah, teve muitas coisas. Um ou outro colega queria que eu fosse para o outro lado. Eu dizia: "Não! Cadê a democracia de vocês?" Eu ia pro lado que estava chamando. Ninguém do outro lado me chamou para dizer: "Olha, vem ajudar a gente, fazer uma onda, gravar uma música".

Mas faria, se o PT chamasse?
Para campanha, não. Tenho mais simpatia por outro lado [PSDB]. Mas já fiz muita coisa pro PT lá no Recife. Eu vinha sendo podado por muito tempo. Me vali da amizade de um vereador do PT. Me chamaram então pra cantar no Sítio da Trindade [palco do São João, em 2008]. O prefeito [João Paulo] mandou me colocar, fez um trofeuzinho, me entregou. Toquei dois anos, mas neste ano, de novo, não chamaram.

CURTO-CIRCUITO

O concurso Renova SP, que convoca arquitetos brasileiros para urbanizar 22 regiões de São Paulo, será lançado hoje na Biblioteca Mario de Andrade, às 12h.

O ateliê de camisetas de luxo Troá será inaugurado hoje no Itaim às 17h.

Lucinha Araújo lança o livro "O Tempo Não Para -Viva Cazuza" hoje às 19h na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Paula Magaldi comemora o prêmio de Melhor Paisagismo da Casa Cor 2011 amanhã às 20h no Jockey Club. O livro "Mulheres de Sucesso Querem Poder... Amar" será lançado hoje a às 19h na Livraria Cultura do shopping Villa Lobos.

O Museu do Futebol ficará aberto até o início da partida Brasil X Romênia, hoje, no Pacaembu.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: