segunda-feira, junho 27, 2011

MÔNICA BERGAMO - ACIMA DA MÉDIA

ACIMA DA MÉDIA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 27/06/11

Pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com empreendedores individuais -aqueles que ganham até R$ 36 mil por ano e que hoje, pagando R$ 27 para a Previdência, podem formalizar seu pequeno negócio -revelou que, diferentemente do que imaginava o governo, 17% têm ensino superior e 47% têm ensino médio. Só 36% têm apenas o fundamental, contra 60% do total da população. As ambições são grandes: 87% desejam se transformar em microempresários.

NO ESCURO
A pesquisa mostrou também que a maior parte dos empreendedores individuais tem receio ou dificuldade de bater à porta dos bancos para pedir empréstimos, uma das vantagens de se formalizar: 88% nunca buscaram crédito. Dos 12% que fizeram isso, 57% não conseguiram nada.

LÂMPADA
Os bancos públicos -Banco do Brasil, CEF e Banco do Nordeste- devem lançar em breve linhas de crédito voltadas para este público, com juros mais baixos que os de mercado. E o Sebrae lança o SEI, programa de treinamento para o mesmo alvo.

ALÔ?
Ainda a pesquisa: a atividade mais frequente entre os 11 mil entrevistados é a de vendedor de roupas (10%), seguida da de cabeleireiros (7,6%). E 4% recebem o Bolsa Família. Detalhe: as entrevistas foram feitas por telefone. A maior parte dos empreendedores tem celular.

LUZ, CÂMERA, AÇÃO
A atriz Fernanda Montenegro deve ser a mestre de cerimônias da homenagem aos 80 anos de Fernando Henrique Cardoso no Senado. O evento será na quinta.

EU VOLTAREI
O Procon deve intensificar as diligências nos locais fechados onde famosos fumaram nas últimas semanas. Além do restaurante 3p4, onde Ashton Kutcher deu suas baforadas, o hotel Tivoli e o cinema Reserva Cultural, onde as atrizes francesas Catherine Deneuve e Audrey Tautou acenderam cigarros, também estão na mira. O 3p4 já foi visitado mais cinco vezes pelo órgão. Em nenhuma foram constatadas outras irregularidades.

FAZ SEU NÚMERO

O cantor Guilherme Arantes, que está em turnê para comemorar seus 35 anos de carreira, chegará a São Paulo no dia 12 de agosto. Fará show no Citibank Hall.

NINHO
O ex-governador de São Paulo Luiz Antonio Fleury Filho está de volta à política. Convidado por Michel Temer, ele se prepara para regressar ao PMDB.

LEMBRANÇAS

Fleury, por sinal, já foi chefe de Temer: o agora vice-presidente foi secretário de Segurança em seu governo.

PAPO - CABEÇA
O neurocientista Miguel Nicolelis, que mora nos Estados Unidos, veio ao Brasil para fazer palestra na Sala São Paulo, anteontem. Sua fala faz parte do seminário Fronteiras do Pensamento. Após a conferência, ele lançou a obra "Muito Além do Nosso Eu" (Companhia das Letras). Na plateia, estavam Candida Boemeke e Alice Penna, entre outros.

ASAS DO DESEJO
Erica Felipo e Carola Montoro

Marcele Becker
A modelo Marcele Becker e o empresário José Camargo Junior tiveram que alugar até um avião para driblar o congestionamento nos aeroportos e trazer a família dela do Sul para o casamento dos dois na fazenda Remadejo, em Caucaia do Alto (SP); ele recebeu a bênção de seu pai, José Camargo, e do filho, Rafael, e votos de felicidades de amigos como Ricardo e Michella Cruz Bruno e da modelo Renata Kuerten.

CURTO - CIRCUITO

A jornalista e escritora Eliane Brum lança amanhã, às 18h30, o livro "Uma Duas" (editora LeYa) na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Reynaldo Gianecchini, Maria Manoella e Erik Marmo estreiam a peça "Cruel" hoje, com direção de Elias Andreato. No Teatro Faap, às 21h. Classificação: 14 anos.

O artista plástico Quim Alcantara expõe pinturas sobre tecidos hoje, a partir das 20h, na Mercearia São Roque do Jardim Europa.

A apresentadora Ana Furtado e o ator Victor Fasano serão os mestres de cerimônia do jantar promovido pelo Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) amanhã no clube Hebraica.

Teresa e Tomas Perez lançam hoje guia de viagem da Espanha, às 19h30, no restaurante Eñe.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Um comentário:

QUIM.com.br disse...

Espero todos hoje na Mercearia!
Valeu, abs,
Quim Alcantara