domingo, junho 05, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Marginal Pinheiros concentra 22% dos escritórios "premium" em São Paulo
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 05/06/11

A marginal Pinheiros é o local com o maior número de escritórios de alto padrão em São Paulo, de acordo com estudo da consultoria Binswanger Brazil.
A região abriga 22% dos imóveis comerciais "premium" na cidade. A avenida Brigadeiro Faria Lima aparece em seguida, com 15%.
"A tendência é esse mercado ficar mais concentrado na marginal, que é hoje o maior canteiro de obras de São Paulo", diz Melissa Spinelli, consultora da companhia.
Os escritórios de alto padrão são os das classes A e AA, com área útil mínima de 500 metros quadrados por andar, alta eficiência dos elevadores, acabamentos de qualidade superior, entre outras características.
A região da marginal Pinheiros entre as pontes Transamérica e Morumbi é a que reúne mais possibilidades para a construção de novos empreendimentos, segundo Danilo Camargo, gerente da BNCORP, joint venture entre a construtora Bueno Netto e o Bank of America Merrill Lynch e MaxCap.
"Há terrenos com valores adequados e o zoneamento permite edifícios mais altos", diz Camargo.
Os bairros da Barra Funda e da Vila Olímpia também devem receber uma quantidade maior de escritórios de luxo nos próximos anos, segundo a consultoria imobiliária Colliers International Brasil e a Odebrecht.
"A locomoção urbana dita as tendências de crescimento e esses são os polos mais promissores", diz o presidente da Odebrecht Realizações Imobiliárias, Paul Altit.

Sem revitalização, centro é líder de unidades classe CO centro de São Paulo, que era ocupado por escritórios "premium" até a década de 1960, hoje concentra 57% das unidades para a classe C, segundo a consultoria imobiliária Jones Lang LaSalle.
A ausência de ar-condicionado central é a principal característica da categoria, que representa 38% dos escritórios da cidade.
"Em algum momento o centro será revitalizado. É uma tendência das grandes metrópoles", diz o presidente Odebrecht Realizações Imobiliárias, Paul Altit.
Para o gerente da BNCORP Danilo Camargo, a renovação da área não ocorrerá nos próximos cinco anos.
"Não há atratividade para reformar prédios no centro, pois o valor de locação é muito baixo", diz Camargo.
Outra opção utilizada por empresas é o aluguel de unidades em prédios menores, que não sofrem restrições urbanísticas.
"São os chamados escritórios de bairro, que têm crescido em importância devido aos problemas de mobilidade", afirma Camargo.

O QUE ESTOU LENDO

Jorge Simino, economista

O diretor de investimentos da Fundação Cesp, Jorge Simino, tem quatro livros na cabeceira. "Dependendo do dia, escolho um ou outro", afirma ele.
"On China", de Henry Kissinger, acabou de chegar à pilha, encomendado a um amigo. O economista lê também "Igreja Católica", de Hans Kung, "Escritos Coligidos", de Sérgio Buarque de Holanda e "História da Espanha", de José Vesga.

MOTOR ALCOÓLICO
A Scania Brasil fechou outra venda de ônibus movidos a etanol. A Tupi Transportes Urbanos Piratininga acaba de adquirir dez unidades, que começam a rodar no segundo semestre em São Paulo, segundo a montadora.
Também na capital, onde a prefeitura quer trocar a frota por modelos de combustível renovável, a Scania já havia vendido ao Grupo Metropolitana outros 50 ônibus. "Já temos operação de etanol consolidada na Europa. Surgiu oportunidade em São Paulo e há conversas para negócios em Belo Horizonte, Rio, Recife e outros", diz Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no país.

MÃES X NAMORADAS

Com o Dia dos Namorados, as vitrines das joalherias trocaram peças clássicas e caras por opções modernas e românticas.
No Dia das Mães, a procura é maior por joias de preços altos, pois são os pais que compram para os filhos presentearem, enquanto coleções arrojadas atraem jovens, diz a Tiffany. "A demanda de namorados é maior por joias com dizeres apaixonados", diz a Amsterdam Sauer.
A data é vista como oportunidade para pedidos de noivado ou casamento.
A demanda para as mães geralmente é por peças com pedras, segundo Jack Vartanian. "São presentes atemporais. Namorados dão presentes mais irreverentes e ousados."
A Dryzun criou peça que "materializa aquela sensação quando encontramos a pessoa amada, de o coração pulsar", diz Sheila Dryzun. Dentro de um topázio há dois diamantes que "pulsam" com o movimento.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION

Nenhum comentário: