terça-feira, junho 14, 2011

ILIMAR FRANCO - Tensão permanente


Tensão permanente
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 14/06/11


A ocupação dos cargos de segundo e terceiro escalões é um foco constante de atrito na base do governo Dilma. Este será o maior desafio da nova articuladora política, ministra Ideli Salvatti. As indicações dos aliados estão congeladas no Planalto. As coisas não andam por causa do PT. Ocorre que cada aliado nomeado corresponde à demissão de um petista. O PT tem apenas 24% das cadeiras no Congresso e ocupa 70% destes cargos.

Plano nacional anticrack
O governo federal pretende anunciar, na segunda-feira, um novo plano de combate ao crack. A Secretaria Nacional Antidrogas vai apresentar o mapa do crack no Brasil. A pesquisa é da Fiocruz. A secretária Paulina Duarte, se vencer a queda de braço com o Ministério da Saúde, anunciará também medidas de repressão e recursos extraordinários para o tratamento dos dependentes. As verbas serão para ampliar o número de leitos do SUS, destinados à desintoxicação, e para financiar comunidades terapêuticas, visando à abstinência dos pacientes. Estima-se que existem hoje no país dois milhões de consumidores de crack.

"Não me arrependo das lutas que tive de enfrentar, mas sempre ganhei mais batalhas conciliando do que divergindo” — Ideli Salvatti, ministra, ao tomar posse na pasta de Relações Institucionais

PRIMEIRA MISSÃO. A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) cumpriu ontem à noite a primeira tarefa política que recebeu da presidente Dilma Rousseff. Sua prioridade: deter a luta interna e colocar ordem na bancada petista na Câmara. Ideli teve uma conversa com o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, para tratar da divisão da bancada do PT na Casa. A ministra vai procurar outros petistas. 

O interlocutor
O DEM tem um motivo especial para comemorar a queda de Antonio Palocci. Ele era o principal interlocutor do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, no processo de formação do PSD. O DEM acredita que agora o PSD perderá gás. 

Na contramão
Um grupo de deputados estava em missão, no Piauí, quando saiu que Ideli Salvatti assumiria as Relações Institucionais. O presidente do PT mineiro, Reginaldo Lopes, checou e avisou: “Não precisam ficar preocupados, não está confirmado”.

Mobilização do Norte e do Nordeste

Os 16 governadores das regiões Nordeste e Norte decidiram se unir e encaminhar uma proposta comum de reforma tributária ao ministro Guido Mantega (Fazenda). Eles querem que o governo federal garanta suas receitas intactas, mesmo depois de o STF declarar inconstitucional parte das leis regionais de incentivos fiscais. Eles vão atuar em conjunto também no Senado, na revisão das alíquotas do ICMS, e na Câmara, nos projetos que redefinem a divisão do FPE.

Escolinha social
A ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social) vem ao Rio amanhã assinar um termo de compromisso com seus 92 municípios
para melhorar a gestão dos programas sociais. A iniciativa integra o programa Brasil sem Miséria.

Memória digital 
A OAB do Rio, o Arquivo Nacional e o Ministério Público realizam hoje, em São Paulo, “Ato de Repatriação do Acervo do Brasil Nunca
Mais”. Essas entidades vão apoiar a digitalização de um milhão de documentos da ditadura militar.

 O PMDB está intrigado com a demora da presidente Dilma para anunciar o líder do governo no Congresso. Enquanto não sai, o deputado Mendes Ribeiro (PMDBRS) fica sujeito ao sol, às chuvas e às trovoadas. 
 CONSTA QUE a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) encomendou uma pesquisa. Quer medir a temperatura dos eleitores sobre a sucessão na prefeitura de Porto Alegre (RS).
● O COPOM aumentou os juros, mas a Fazenda continua atenta às cotações do dólar. A equipe econômica diz que ainda tem cartas na manga para usar contra a especulação.

Nenhum comentário: