quinta-feira, junho 23, 2011

ILIMAR FRANCO - Não ao sigilo eterno

Não ao sigilo eterno
ILIMAR FRANCO 
O GLOBO - 23/06/11
 
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) estão perdendo a batalha sobre o sigilo dos documentos oficiais do Brasil. A oposição e a maioria dos governistas estão se alinhando pela abertura das informações ao público. Essa posição está consolidada no PT, nos demais partidos de esquerda e, segundo o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), “a maioria da bancada é contra o sigilo eterno”.

Nada será como antes
A presidente Dilma reuniu a coordenação do governo, ontem de manhã, para debater a Medida Provisória sobre as licitações para as obras da Copa de 14 e das Olimpíadas de 16. Ela pediu ao ministros para garantir o apoio da base parlamentar aliada à proposta originaldo governo. Dilma não quer que se repita a experiência do Código Florestal na Câmara. Na votação, uma parte do PT rejeitou o relatório de Aldo Rebelo e os aliados aprovaram a emenda 164, ambos contra sua orientação. Agora, Dilma quer a base fechada.

"Pelo amor de Deus! Eu preciso de um energético! Isso aqui não é um moedor de carne, é um verdadeiro triturador” — Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais, dramatizando as suas funções no Palácio

FASE PAZ E AMOR. 
A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) está negociando pessoalmente a votação da regulamentação da emenda 29,
que garante investimentos mínimos em Saúde. Ela tem ligado para senadores a fim de orientar a votação. Aliás, a ministra, que tinha fama
de durona no Senado, foi extremamente política no jantar anteontem na casa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). “Já estou com saudade do Senado. Aqui era mais fácil de transitar”, comentou Gleisi.

Dois governos?
A lista de cargos que o governador Cid Gomes (CE) entregou ontem para a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) já tinha sido encaminhada ao ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil). Cid Gomes quer checar se os acertos anteriores continuam valendo.

Olhando à frente
Mesmo contrariado com o esvaziamento da oposição, o PSDB é mais cauteloso do que o DEM em relação ao PSD. Os tucanos não querem romper relações com o partido de Kassab, que nascerá com dois governadores, dois senadores e mais de 40 deputados.

Confea ataca falta de planejamento
A Confederação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos está em campanha contra a adoção do Regime Diferenciado de Contratação na Copa de 14 e nas Olimpíadas de 16. Seu presidente, Marcos Túlio de Melo, sustenta que “pode abrir brechas à corrupção, aos sobrepreços e para a má qualidade dos empreendimentos”. Ele pergunta: “Como é possível contratar pelo regime de contratação integrada se não sei quanto custará a obra? Como saberei esse custo se não tenho um projeto executivo?”.

Uma festança
Cerca de 80 pessoas participaram do jantar na casa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Irreverente, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) comandou a noite. Ele levou o cozinheiro e até os tijolos para o porco no rolete.

Uma festinha
O secretário para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, foi chamado ontem na sala da presidente, quando estava reunida a coordenação do governo. A presidente Dilma puxou os parabéns pelo seu aniversário.


 VALE TUDO! O deputado Leandro Vilela (PMDB-GO) compareceu à sessão da Câmara de ontem de short e sem gravata. Mesmo advertido pelos seguranças, ele entrou no plenário, marcou presença e foi embora.
 O PMDB quer prorrogar o decreto sobre o pagamento dos restos a pagar. Seus líderes argumentam com o governo que, se isso não ocorrer, vai ser criado um clima hostil na Câmara.
● O MINISTÉRIO da Justiça está trabalhando no II Plano de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que prevê ações para 2012 e 2013. A iniciativa tem como pano de fundo a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Nenhum comentário: