quarta-feira, junho 29, 2011

CLAUDIO HUMBERTO

“Não há documentos. Os documentos já desapareceram”
MINISTRO NELSON JOBIM (DEFESA) SOBRE OS REGISTROS DOS PORÕES DO REGIME MILITAR

PMDB DISCUTE SUBSTITUIR O MINISTRO DO TURISMO 
A cúpula do PMDB já discute, em caráter reservado, a troca do ministro Pedro Novais (Turismo), diante dos sinais de que sua presença no governo constrange a presidenta Dilma, que desde o início do governo evita recebê-lo. Novais ficou conhecido pelo pagamento de despesas de motel com verbas públicas. A nomeação do ex-deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) na presidência da Embratur foi o alerta definitivo para que o PMDB iniciasse as tratativas a fim de sugerir outro nome a Dilma.

ESPAÇO 
O PMDB acha mais importante preservar o Ministério do Turismo para o partido a uma luta inglória pela permanência de Pedro Novais.

VEXAME 
Dirigentes do PMDB temem um vexame: Dilma receber Flávio Dino e continuar se recusando a despachar com o chefe dele, Pedro Novais. 

BRIGA REGIONAL 
Flávio Dino, que assume a Embratur nesta quarta, lidera a oposição ao clã Sarney no Maranhão, do qual participa o atual ministro do Turismo.

OBSTÁCULO 
Para substituir Pedro Novais no Ministério do Turismo, o PMDB precisa da concordância do senador José Sarney, e esta é a parte mais difícil.

GOVERNADORES FAZEM GUERRA VELADA POR ROYALTIES 
Uma guerra discreta pelos royalties do petróleo começa nesta quarta em São Paulo. O governador Geraldo Alckmin recebe o capixaba Renato Casagrande e um representante de Sérgio Cabral (RJ) para esboçar o contra-ataque aos governadores que cobram a distribuição imediata da atual exploração. Amanhã, os governadores Marcelo Deda (SE) e Eduardo Campos (PE), encontram o trio do Sudeste em Brasília.

VETO NA BERLINDA 
O Congresso analisará semana que vem o veto de Lula à Emenda Ibsen, que redistribui equitativamente os royalties da atual exploração.

“PETRÓLEO É NOSSO, MAS... 
Sergio Cabral, Geraldo Alckmin e Renato Casagrande acham que seus Estados são donos dos royalties do petróleo e não admitem a divisão. 

... PODEMOS CONVERSAR” 
Como o veto de Lula pode ser derrubado, os governadores do Sudeste aceitam abrir mão dos royalties futuros, mas não da atual exploração.

CÓDIGO FLORESTAL: CONSENSO 
Senadores rascunham o consenso em torno da polêmica Emenda 164, do novo Código Florestal. O texto regulariza as ocupações em topos de morro e beiras de rio. Para evitar brigas, um substitutivo no plenário vai determinar que ao menos 20% das áreas sejam preservadas.

PREMONIÇÃO 
Ao contrário de Sergio Cabral, o delegado Pinho, linha dura titular da 9ª DP (Catete), não quis saber de Eike Batista. Foi convidado por um policial para conhecer o empresário. Recusou. E transferiu o agente.

SÓ FALTAVA ESTA 
O Itaú Unibanco recebeu prêmio de “sustentabilidade” e “qualidade no relacionamento com o cliente”, apesar de ser campeão em queixas ao Procon e Banco Central. ONGs das áreas vão enviar ao International Finance Corporation, dono do prêmio, um dossiê sobre o banco.

ESTÁ EXPLICADO 
O líder da greve dos servidores de Saúde do DF, cuja média salarial é a maior do País, é um quarto suplente de deputado insatisfeito com a falta de “espaço”, a popular boquinha, no governo Agnelo Queiroz (PT).

A JUSTIÇA TARDA... 
O Tribunal de Justiça do DF condenou Aguinaldo Lélis, ex-secretário, e Luciano Fonseca, ex-diretor da Secretaria de Agricultura do governo Joaquim Roriz. Não poderão exercer função ou cargo público até 2016.

PÕE NA CONTA 
A ministra Mirian Belchior (Planejamento) vai representar a União no conselho de administração da Terracap, a Cia Imobiliária de Brasília. A estatal enrolou, enrolou, e esconde quanto ela vai receber por isso, mas em casos assim o jeton chega a R$ 8 mil por reunião mensal. 

ABUSO NO STF 
Foi ainda pior. A advogada Daniela Teixeira teve suas prerrogativas violadas ao ser barrada pelo doentio Cerimonial, na portaria do plenário do Supremo Tribunal Federal, por se vestir de “forma inadequada”: a manga “muito curta” do paletó deixava desnudos 4 dedos do punho.

PRÉ-PALANQUE 
Ciente de que é candidato ao Planalto, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) assedia políticos de Brasília. Tem cercado o senador Rodrigo Rollemberg 

(PSB-DF). 
E já conversou com gente do PDT-DF.

PERGUNTA ALOPRADA 
Mercadante diz que o escândalo dos aloprados é “fantasioso”. Incluindo a montanha de dinheiro apreendida pela PF com seu assessor? 

PODER SEM PUDOR
AMIGO DO HOMEM 
Roberto Busato era presidente nacional da OAB quando encontrou no aeroporto de Brasília Claudio Fontelles, que acabara de deixar o cargo, em meio a uma crise no governo Lula, e embarcava para Buenos Aires em companhia da mulher. Busato observou:
– Você saiu do governo na hora certa, Fonteles.
O ex-procurador-geral da República, católico praticante, concordou:
– Deus é meu amigo!

Nenhum comentário: