segunda-feira, maio 30, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Vício de origem
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 30/05/11

A despeito de uma agenda de encontros e oportunidades de foto, a ser executada ao longo desta semana com o objetivo de desanuviar o ambiente e demonstrar entendimento entre a presidente e seu vice, os mais próximos manifestam, em privado, sérias dúvidas quanto à possibilidade de melhorar substancialmente a relação Dilma Rousseff-Michel Temer.
O motivo seria a arraigada desconfiança da presidente, que enxerga o vice como parte de um trio de peemedebistas -completado pelos deputados Henrique Alves e Eduardo Cunha - decidido a conspirar contra ela. A votação do Código Florestal foi mais um episódio ao qual Dilma aplicou essa interpretação.

Telefonia 
Na operação quebra-gelo iniciada no sábado, primeiro Temer ligou para Dilma. Ele estava na espera quando a ligação caiu. Ela então ligou de volta.

Risco gaveta 

A oposição teme que a proximidade da sucessão na Procuradoria-Geral da República e o pleito de Roberto Gurgel por um novo mandato, a ser decidido pela caneta da presidente da República, joguem contra o empenho elucidativo da multiplicação patrimonial de Antonio Palocci.

Porta-voz 

Com Palocci no banco, cresce a visibilidade do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Plutônio 1 

A lista de políticos apreensivos com o escândalo de corrupção em Campinas é longa e vai além das fronteiras do PT. Velho amigo de Lula, o prefeito Dr. Hélio (PDT) tem conexões nas mais variadas siglas. Recentemente, foi convidado a ingressar no PSD de Gilberto Kassab. Declinou da oferta.

Plutônio 2 
Nos preparativos para a sucessão paulista de 2010, uma ala do PT lançou na praça a ideia de patrocinar a candidatura de Dr. Hélio ao governo. Indagado a respeito, um cardeal do partido foi direto: "Ele não aguenta uma semana de exposição no noticiário".

Gritaria 

Em reunião na semana passada, a bancada do PMDB se derramou em críticas ao relatório do colega Ricardo Ferraço (ES) sobre o projeto de reforma administrativa do Senado. Foi especialmente combatida a ideia de reduzir o número de funcionários concursados nos gabinetes. Presente, José Sarney (AP) pouco falou.

A luta continua 
Por mais alinhada com Aécio Neves que seja a nova direção do PSDB, José Serra saiu da convenção de anteontem tão disposto quanto antes a voltar a disputar a Presidência em 2014. Nas palavras de quem os conhece bem, ambos seguem determinados e "com o mesmo sentimento de eliminar o outro".

Nem te conto
Anfitrião da extenuante reunião em Brasília na qual foi definida a cúpula tucana, o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) brincou que irá ceder o imóvel para refilmagem de "Se Meu Apartamento Falasse".

Eu? Imagine... 

Depois de passar as últimas semanas apertando todos os botões possíveis na tentativa de assegurar a presidência do Instituto Teotônio Vilela, que no final lhe foi negada pelos aecistas, Serra reagiu mal quando abordado por repórteres na saída da convenção tucana: "É ridículo imaginar que eu disputaria o ITV".

Parou por quê? 

O governo de SP congelou a liberação de novas linhas de ônibus intermunicipais até que todos os lotes sejam submetidos a processo licitatório, conforme exige a lei desde dezembro passado. O pedido para regularizar o sistema foi enviado ao PED (Programa Estadual de Desestatização). Antes, haverá uma rodada de audiências públicas.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"A convenção do PSDB não foi uma disputa entre paulistas e mineiros, como querem alguns. Foi apenas um momento para mostrar que a fila andou."
DO SECRETÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS, NÁRCIO RODRIGUES, expoente da tropa de choque de Aécio Neves, comentando o evento no Twitter.

Contraponto

Regime Disciplinar Diferenciado

No sábado, quando já estavam reunidos havia três horas na tentativa de costurar um acordo para a composição do comando do PSDB, o mineiro Antonio Anastasia desabafou com o colega Geraldo Alckmin:
-Acho que é mais fácil administrar os nossos Estados do que chegar a um entendimento aqui...
O governador paulista, que já havia encarado outra rodada de negociação madrugada adentro, foi além:
-Acho que é mais fácil debelar uma rebelião num presídio de segurança máxima!

Nenhum comentário: