terça-feira, maio 17, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Aquele abraço
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 17/05/11

Cheio de contas a acertar com o governo e sabedor dos sentimentos mistos que Antonio Palocci desperta em seu próprio partido, o PMDB resolveu sair na frente na defesa do chefe da Casa Civil, que teve o salto patrimonial exposto em reportagem da Folha. Da Rússia, onde estão em missão oficial, o vice Michel Temer e o líder peemedebista na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), cuidaram de "expressar confiança" ainda no domingo, antes de qualquer manifestação petista.
Com o Congresso já mais indócil do que na largada do mandato de Dilma Rousseff, o PMDB tem a esperança de sensibilizar Palocci para suas demandas.

Caldeirão 

Neste momento: 1) o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), está desgastado com a oposição, acusado de quebrar acordo na votação do Código Florestal; 2) o PMDB não retirou a ameaça de obstruir tudo até o código ser apreciado; 3) o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), está em viagem; 4) há duas MPs vitais para o governo que caducam em 1º de junho.

Pensando bem 

Tudo somado, um deputado da base analisa: "É bom. Quem sabe assim eles percebem que somos necessários".

Blitz 
O governo pretende despachar deputados aliados experientes para as comissões controladas pela oposição na Câmara. O objetivo é debelar qualquer tentativa de convocar Palocci.

Por ora 
Para senadores da base, o governo deixou rolar a aprovação, na CCJ, da proposta de Aécio Neves (PSDB-MG) que muda o rito das medidas provisórias. O objetivo seria fazer afago no tucano, contando com o posterior abandono do projeto.

Passatempo 

Da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), ontem no Twitter, depois de postar uma série de mensagens sobre agricultura e meio ambiente: "Tuitar na cadeira do dentista distrai".

Bandeira 
Embora o tema oficial tenha sido reforma política, "azuis" e "vermelhos" entenderam a visita de José Serra ao presidente do PT, Rui Falcão, como mais um sinal de que o tucano já não descarta disputar a Prefeitura de São Paulo. O alerta anterior havia sido a visita a Michel Temer, patrocinador da candidatura de Gabriel Chalita pelo PMDB.

Janela já 
De um deputado federal que se elegeu pela oposição, explicando a um colega tucano por que decidiu migrar para o PSD: "Não me interessa se o partido é do Kassab, do José ou do João. Só sei que preciso resolver meu problema lá no Estado".

Assim é... 
Em 2002, quando se elegeu governador pela primeira vez, Gerado Alckmin considerava Paulo Maluf (PP) o "político mais atrasado do Brasil".

...se lhe parece 

Maluf, agora convidado pelo tucano a indicar o presidente da CDHU, referia-se ao então adversário como "fraco", "frouxo" e "bola murcha".

Dentro 
Shekhar Saxena, diretor do departamento de saúde mental da OMS, disse ao ministro Alexandre Padilha (Saúde) que a instituição participará do plano do governo para combater o crack, a ser lançado em breve.

Visita à Folha 

Werner Herzog, cineasta alemão, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Gunter Axt, um dos curadores do 3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural, e Kathrin Rosenfield, filósofa, professora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"Passamos o dia aguardando uma explicação do Palocci, mas vieram apenas desculpas. Por isso iremos ao Ministério Público."
DO SENADOR DEMÓSTENES TORRES (DEM-GO), justificando a decisão de seu partido de pedir, juntamente com o PPS, que os procuradores abram inquérito sobre a evolução patrimonial do ministro da Casa Civil.

contraponto

Antecedentes

Na quinta-feira passada, Jair Bolsonaro (PP-RJ) deu um esbarrão -quase um soco, embora acidental- na repórter que acabara de entrevistá-lo. O deputado, que vinha de seguidas encrencas, lamentou o ocorrido:
-Ah, não, agora vão dizer que eu bato em mulher!
Palavras proféticas: pouco depois, durante reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado para tratar do projeto que criminaliza manifestações homofóbicas, Bolsonaro bateu boca e quase chegou aos tapas com a senadora Marinor Brito (PSOL-PA).

Nenhum comentário: