sábado, maio 14, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Descarrilou
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 14/05/11

Para além da questão urbanística, a polêmica em torno da estação de metrô no bairro de Higienópolis se transformou em novo capítulo da guerra de facções no PSDB paulista e da revisão do legado de José Serra. A mudança de local foi creditada pela equipe de Geraldo Alckmin a um erro de avaliação no traçado original, concebido no mandato do ex-governador.
Embora Serra mantenha silêncio, outros vocalizam o desconforto. O senador Aloysio Nunes, ex-chefe da Casa Civil e morador do bairro, saiu em defesa da descartada estação na avenida Angélica. José Luiz Portella, hoje desafeto de Serra, mas secretário da área durante seu governo, também torpedeou a transferência para as cercanias da praça Charles Miller.
Cronograma Restam ao menos duas audiências públicas até o início da obra: uma no segundo semestre, durante o estudo de impacto ambiental; outra na elaboração do projeto executivo.

Acordo de paz 
O comediante Danilo Gentili, que a partir das críticas de moradores de Higienópolis ao metrô fez comentário discriminatório sobre judeus e depois se desculpou, toma café da manhã hoje com Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil.

Correria 1 
Alckmin recebeu ontem no Palácio dos Bandeirantes o ministro Orlando Silva (Esporte), o prefeito Gilberto Kassab, Luciano Coutinho (BNDES), Andrés Sanchez (Corinthians) e representantes da Odebrecht para tratar do Itaquerão.

Correria 2 

A reunião veio na esteira da notícia de que São Paulo ficará fora da Copa das Confederações, em 2013. Na próxima semana, o governador se encontrará com Ricardo Teixeira (CBF).

Bomba-relógio 

O reajuste escalonado de 42% anunciado para os professores já agita outros setores do funcionalismo paulista. O primeiro sintoma foi a manutenção da greve dos servidores do ensino técnico.

Falta combinar 

O PMDB paulistano ainda trabalha para levar Ary Giron, atual vice-presidente, ao comando do diretório municipal. Entende que só uma intervenção de Michel Temer pode selar a ida de Gabriel Chalita para o lugar de Bebeto Haddad -que, pelo estatuto, deve se licenciar para assumir a Secretaria de Esportes de Kassab.

Intensidade 

Parecer de quem acompanhou de perto o diagnóstico de Dilma: a presidente não teve nada além da pneumonia. A questão apenas é que esta não era "leve", diferentemente do que foi divulgado.

In loco 
A presidente, que cancelou viagem ao Paraguai para se recuperar melhor, pediu ao governador Eduardo Campos (PSB-PE) que prepare uma visita dela às obras da Transnordestina.

Geografia 
Na conversa, Campos sugeriu a Dilma que o plano de combate à pobreza extrema, a ser anunciado em breve, dê atenção especial à população rural.

Observatório 
O Planalto enxerga sinais cada vez mais concretos de que Cristina Kirchner pode não disputar a reeleição na Argentina.

Pena
De Aldo Rebelo (PC do B-SP), sobre o relatório do Código Florestal: "Fiz ao governo as concessões que podia fazer. Mas não posso ser a galinha que cria pato. Quando o pato entra na água, a galinha se afoga".

Visita à Folha

Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Ana Claudia Albuquerque, assessora jurídica, e Cláudio Camargo, assessor de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Para uma bancada que tanto defende o governo, é um desprestígio. O Planalto nem ao menos ligou para nos informar. Soubemos da notícia pelos jornais."
DO SENADOR LINDBERGH FARIAS (PT-RJ), sobre a escolha do deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) para o cargo de líder do governo no Congresso.

contraponto

Testemunha ocular

O senador Blairo Maggi (PR-MT) se atrasou para a audiência pública da subcomissão da Copa de 2014, que discutia preparativos referentes a São Paulo. Ao se justificar, contou que o nível de sua pressão arterial caíra, e por isso passara no serviço médico da Casa.
-Queriam me colocar na maca, mas avisei que se ficassem sabendo no meu Estado diriam que eu morri!
O também matogrossense Pedro Taques (PDT) disse:
-Fique tranquilo, senador. Eu aqui sou testemunha de que o senhor está vivo!

Nenhum comentário: