quarta-feira, maio 11, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Gôndola social
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/05/11

Em reunião ontem com dirigentes da Associação Brasileira de Supermercados, em São Paulo, a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social) propôs que beneficiários do Bolsa Família sejam recrutados para trabalhar nas principais redes varejistas. A qualificação da mão de obra se daria pelo Pronatec, programa de ensino técnico recém-lançado pelo Planalto.
O governo também quer que os empresários comprem a produção excedente de agricultores familiares para ampliar a oferta de emprego e a renda no campo. A iniciativa visa consolidar o conceito de inclusão produtiva no "Brasil sem Miséria", programa com anúncio previsto ainda para o primeiro semestre.

Viu? 
De Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), no evento dos prefeitos: "E então, presidente, como vai a saúde?". Resposta de Dilma: "Estou com os exames. Estão todos excelentes".

Segura aí 
O Planalto convenceu José Sarney (PMDB-AP) a cancelar a sessão que apreciaria, hoje, o veto de Lula à distribuição dos royalties de petróleo tal como aprovada pelo Congresso. Principal interessado na manutenção do veto, o governador Sérgio Cabral (PMDB-AP) chegou a ligar para o presidente do Senado.

Vai... 
Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) dirá hoje a Ana de Hollanda que o governo não pretende ceder à pressão dos que querem a cabeça da ministra da Cultura, mas que esta, por sua vez, precisa "conquistar" a pasta.

...que é tua 
O governo não gostou da forma como foi anunciada a devolução de diárias indevidamente pagas à ministra. Ela havia sido orientada a se antecipar à CGU, o que não ocorreu. O órgão acabou anunciando a decisão. Soou como cobrança.

Quebra essa 1 
A ida de Paulo Skaf para o PMDB teve empurrão de Lula. Ele ligou para o governador Eduardo Campos (PE), dono do PSB, pedindo a "liberação" do presidente da Fiesp.

Quebra essa 2 
Para convencer Raimundo Colombo (SC) a trocar o DEM pelo PSD, Gilberto Kassab levou o governador a Eduardo Campos, que lhe garantiu o apoio do PSB à sua reeleição. O tempo de TV da nova sigla é insuficiente para sustentar candidatura competitiva.

Distritais
José Serra (PSDB) pediu audiência hoje com Michel Temer. Defensor do voto distrital misto já em 2012, quer discutir reforma política com o vice-presidente, que advoga o "distritão".

Extrafino 
Em busca de explicação para a inexplicável oferta de vaga a Marco Maciel, nascido e residente em Pernambuco, no conselho da CET, os paulistanos chegaram a uma piada: o ex-senador defenderá a adoção de carros "slim", adequados à sua esquálida figura, colaborando assim para desafogar o trânsito da cidade.

Entre dois amores
O PP-SP está dividido quanto ao namoro com Geraldo Alckmin. Enquanto Paulo Maluf negocia a participação no governo paulista, Celso Russomano, candidato derrotado ao Bandeirantes, defende o alinhamento com Dilma e ameaça recorrer ao comando nacional da sigla.

Falta combinar 
O presidente do PP, Francisco Dornelles (RJ), já avalizou a aliança em São Paulo.

Ficou difícil 
A bancada federal está perdendo a disputa pela secretaria-geral do PSDB-SP. Referendado por aliados de Alckmin e Serra, o deputado Vaz de Lima deve ser desbancado por César Gontijo em reunião marcada para a noite de amanhã.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio


"Para a família, os favores. Para os inimigos, o rigor da lei. A decisão do Itamaraty vem na esteira dessa constatação brasileira."
DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre a manutenção dos passaportes diplomáticos de quatro filhos e três netos de Lula mesmo diante do pedido de cancelamento feito pelo Ministério Público.

contraponto

As belas e as feras

A votação da MP que reformula o programa "Minha Casa, Minha Vida" foi interrompida ontem para que os senadores recepcionassem uma delegação de misses. Feitas as honras da casa, José Sarney (PMDB-AP) retornou à cadeira de presidente e tomou a palavra:
-Eu gostaria de agradecer a presença das misses, que honraram a nossa sessão.
Inscrito para discursar, Aloysio Nunes (PSDB-SP) também não resistiu aos encantos das jovens:
-Nós tiramos a aridez da medida provisória depois desse breve e fugaz instante de beleza!

Nenhum comentário: