domingo, maio 08, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Pente fino
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 08/05/11

Em aquecimento para a Marcha dos Prefeitos, nesta terça-feira, a Confederação Nacional dos Municípios examina com lupa a base oficial dos 22 mil "restos a pagar". A partir dessa lista, a entidade telefona para prefeituras de todo o país em busca de informações sobre o estágio das obras relativas a cada convênio.
A meta é encontrar elementos para contestar a decisão do governo de cancelar os repasses para o que não tiver saído do papel, no caso dos convênios de 2007 e 2008, e para o que não puder ser iniciado até 30 de junho, no caso de 2009. Resultado parcial da varredura será divulgado amanhã. "Vamos botar tudo para fora", diz Paulo Ziulkoski, presidente da confederação.

No embalo 
Vereadores de todo o país participarão da marcha pela primeira vez. Esperam fazer barulho num tema que passará ao largo das reivindicações de prefeitos: a reforma política. Temem ser transformados em "cobaias" já em 2012.

Guichê 
A coordenação da marcha reservou 24 salas no Congresso para organizar a pressão sobre os parlamentares. Prefeitos do mesmo Estado se reunirão e receberão deputados e senadores para tratar de seus interesses.

Vermelho 
O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) já tem plano para quando se desvencilhar dos galhos do Código Florestal, que pode (ou não) ser votado na terça-feira. Pretende se dedicar ao tema da ameaça de desindustrialização, para tanto estudando o modelo de desenvolvimento da China.

Em breve 
Também na terça, ao receber Hugo Chávez, Dilma avisará que a visita vai ser retribuída no início de julho, quando ela irá a Caracas para o encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribe.

Convalescente 
Dilma passará seu primeiro Dia das Mães de presidente longe da filha, Paula, e do neto, Gabriel. Como ainda está com pneumonia, achou prudente não chamá-los a Brasília.

Bico calado 1 
Instalados por Geraldo Alckmin em conselhos de administração de estatais paulistas, com remuneração mensal que oscila entre R$ 3.000 e R$ 6.000, nomes que foram a equipe de José Serra assistem em silêncio à guinada promovida pelo atual governo em vitrines da administração anterior.

Bico calado 2 
Entre os contemplados estão Alberto Goldman (Sabesp e Metrô), Paulo Renato Souza (Companhia Paulista de Obras Públicas e Cesp) e Xico Graziano (Empresa Metropolitana de Água e Esgoto).

Bico calado 3 
O ex-vice Goldman, que manifestara incômodo na montagem do secretariado, procurou depois o governador para propor colaboração. Graziano, ex-Meio Ambiente, criticou mudança no programa "Município Verde", mas fez as pazes com o sucessor, Bruno Covas. Paulo Renato tem evitado se pronunciar sobre a suspensão da parceria com escolas privadas de idiomas.

Sobra um 
O DEM venceu a queda-de-braço pela Comissão de Transportes, a mais cobiçada da Assembleia paulista. Edmir Chedid será reconduzido à presidência do colegiado, responsável pela fiscalização de obras como o Rodoanel e a expansão do metrô. A disputa agora é pela vice. O tucano João Caramez pleiteia a vaga, mas o PT diz que não abre mão.

Pulverizado 
Os seis vereadores que deixaram o PSDB paulistano anunciarão no mesmo dia o destino partidário. Além de PSD, PMDB, PV e PPS, o PSB entrou no rol de siglas que podem absorver os dissidentes tucanos.

com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"Essa ignorância a respeito do papel da imprensa ainda existe nos lugares onde sobrevive o voto de cabresto, que Sarney conhece bem há 50 anos."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ) sobre o presidente do Senado, que acusa a imprensa de disputar com o Congresso papel de representante do povo.

contraponto

Debate elevado

No dia em que o STF referendou a legalidade do casamento gay, Nelson Jobim (Defesa) falou à comissão de reforma política da Câmara. Ao citar conflito histórico entre Bismarck e o rei Ludwig, da Baviera, observou que este era "até homossexual". Foi quando chegou Jair Bolsonaro (PP-RJ), estridente detrator das minorias. Ivan Valente (PSOL-SP) provocou Jobim:
-Ministro, com essa declaração, o senhor deixará muito feliz o deputado Bolsonaro!
Sem graça, Jobim arrematou:
-Deputado, quem não deve não teme.

Nenhum comentário: