sexta-feira, maio 06, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Mais um pouquinho
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 06/05/11

Ganha força no Planalto a ideia de tentar adiar para além da próxima terça a votação do encrencado Código Florestal. Os motivos são a certeza de derrota -calcula-se que o texto de Aldo Rebelo (PC do B-SP) conte hoje com cerca de 350 dos 513 votos da Câmara- e o ceticismo quanto às chances de convencer o relator a fazer mudanças suficientes para contentar a bancada do PT, isolada com o PV no combate ao projeto.
Enquanto isso, a maioria contrariada com a perspectiva de novo adiamento ameaça dar o troco em votações como a (secreta) que definirá o próximo ocupante de vaga no TCU, no início no segundo semestre.

Brincadeira 
De Aldo, minimizando as dores do parto do Código Florestal: "Difícil mesmo era negociar chapa da UNE" (da qual o deputado foi presidente).

Dia seguinte Não obstante a inequívoca vitória da união entre homossexuais no julgamento do Supremo, vários ministros consideram que o voto do relator Carlos Ayres Britto deixou em aberto questões que possivelmente nem a publicação do acórdão consiga esclarecer.

Em extinção 

O ex-senador Welington Salgado (PMDB-MG) está prestes a lançar "O Último Suplente", livro sobre suas experiências como substituto de Hélio Costa. O título, segundo o autor, diz respeito à tentativa -ao que tudo indica fadada ao fracasso- de eliminar, na reforma política, a figura do "senador sem voto". Fiel a esse espírito, a capa trará foto do cabeludo cabisbaixo.

Chapéu alheio A proposta apresentada ontem por Aécio Neves (PSDB-MG) prevendo compensação financeira a Estados e municípios sempre que houver medida que implique isenção tributária por parte da União tem pelo menos duas versões similares no Senado. Desde 2009 tramitam na Casa PECs correlatas de autoria de Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e José Agripino (DEM-RN).

Headhunter 
Em paralelo ao projeto de fazer de Gabriel Chalita candidato à prefeitura paulistana, o PMDB escalou Paulo Skaf, cuja filiação ocorrerá na próxima quarta-feira, às 11h, em Brasília, para arregimentar novos filiados ao partido no empresariado e na área da educação profissionalizante.

Estrela solitária 
Só Chalita aparecerá nas inserções de TV peemedebistas previstas para junho. Skaf, que já estrelou a propaganda do PSB, reaparecerá em outro lote mais adiante.

Só pensa naquilo 
Chamado a palestrar em evento sobre marketing promovido pelo PMDB, Alberto Carlos Almeida deixou de lado a teoria e concentrou-se em seu assunto favorito: falar mal de José Serra. O cientista político teve um contrato com o PSDB interrompido às vésperas da última campanha presidencial do tucano.

Holerite 
Funcionário comissionado da Secretaria da Educação, Paulo Mathias, candidato à presidência da Juventude do PSDB em SP, passou o dia ontem em Belo Horizonte (MG) reunido com colegas tucanos paranaenses e mineiros para discutir estratégias de mobilização partidária. O governo paulista diz que a ausência não foi justificada e que o dia de trabalho será descontado.

Visita à Folha 
Oded Grajew, presidente emérito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, visitou ontem a Folha. Estava com Jorge Luiz Abrahão, presidente-executivo, Paulo Itacarambi, vice-presidente, e Cristina Spera, assessora de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio


"Os R$ 70 da presidente são o mesmo que dividir um por zero. Espero que Dilma atenda aqueles que dormem no chão na rodoviária de Brasília, onde ela não passa."
DO SENADOR ITAMAR FRANCO (PPS-MG), sobre o Plano de Combate à Pobreza Extrema e o teto estabelecido para determinar quem vive em miséria.

contraponto

No palitinho
Marta Suplicy e Gabriel Chalita se encontraram onde costumam se encontrar os representantes da bancada paulista: num voo da manhã de terça-feira que partiu de Congonhas rumo a Brasília.
A senadora petista brincou com o deputado federal:
-Chalita, você me desculpe, mas eu quero ser prefeita de São Paulo!
Ele, prestes a trocar o PSB pelo PMDB exatamente para concorrer a esse posto, que ela já ocupou, respondeu em tom igualmente bem-humorado:
-Marta, você me desculpe, mas eu também quero!

Nenhum comentário: