terça-feira, maio 03, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Jabutis à vista
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 03/05/11

O radar do Palácio do Planalto captou sinal de encrenca na votação do Código Florestal, prevista para amanhã. Ela se materializaria na forma de dois destaques que os ruralistas preparam ao relatório de Aldo Rebelo (PC do B-SP). Embora em sintonia com o setor no essencial, o deputado acabou por fazer algumas concessões "verdes" em seu texto. Os destaques serviriam para emplacar ampla anistia aos desmatadores.
Contrária à proposta, a cúpula do governo sabe, porém, que na base não são poucos os que a defendem. Muita saliva terá de ser gasta com os líderes na tentativa de evitar a aprovação da anistia nesses moldes.
Veja bem De Aldo, sobre a inclusão da Bolsa Verde, a ser paga a pequenos produtores que não desmatarem, no plano de erradicação da pobreza extrema: "A ideia do governo é corajosa. O risco é o proprietário da terra colocar o dinheiro no bolso e ir para a periferia".

Projac 
Enquanto Lula fazia os pronunciamentos em rede de TV tendo ao fundo livros da biblioteca do Palácio da Alvorada, Dilma vai criando o hábito de fazer os seus à frente de uma escultura.

Peneira 
Embora a cúpula da PF se esforce para refutar a ideia de que os cortes orçamentários já afetam o ritmo das operações, sabe-se que, somente na fronteira entre Mato Grosso do Sul e Paraguai, a média mensal caiu de seis para uma.

Fui 
Paulo Skaf já avisou à cúpula do PSB que está a um passo de se tornar ex-neossocialista: o presidente da Fiesp marcou para a próxima semana sua entrada no PMDB de Michel Temer.

Ecumênico 
E o vice-presidente, que foi à beatificação de João Paulo 2º acompanhado de Gabriel Chalita, outro nome do PSB prestes a ingressar no PMDB, prestigia hoje em São Paulo a nomeação de dois peemedebistas para o secretariado do prefeito Gilberto Kassab (PSD).

Jihad 1 
Prestes a ser aclamado presidente do PSDB paulista, o deputado estadual Pedro Tobias publicou artigo no site da Assembleia em que chama de "purificação" a debandada de vereadores tucanos na capital e antevê "outras dissidências", por ele consideradas "necessárias para o resgate da identidade do partido".

Jihad 2 
Tobias, indicado por Geraldo Alckmin para disputar a convenção do próximo sábado, afirma em seu texto que o governador "como todo bom cristão, tem sido tolerante com aqueles que cuspiram no próprio prato". E considera virtuosa a ação da cúpula tucana de "cortar a própria carne em defesa do crescimento qualitativo".

Lost... 
O programa de bolsas para alunos da rede estadual em escolas privadas de idiomas, criado por José Serra e recém-extinto por Alckmin sob alegação de custo e índice de evasão elevados, constava na plataforma de campanha do tucano ao Bandeirantes.

...in translation 
No documento que listava os "45 compromissos do Geraldo para fazer SP crescer", o então candidato a governador prometia levá-lo a 600 mil estudantes, o que agora pretende fazer apenas nos centros mantidos pelo Estado.

Reparação O governo paulista libera neste mês o último lote de 158 indenizações a anistiados políticos, cujos pedidos são avaliados desde 2001. Receberão entre R$ 22 mil e R$ 39 mil parentes e vítimas de tortura na ditadura, entre os quais Eduarda Leite, filha de Eduardo Colen, o Bacuri, militante da ALN morto na prisão.
com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"Se o Código Florestal do Aldo Rebelo valesse nos anos 70, os companheiros dele nem sequer teriam ido ao Araguaia, porque não haveria mais mata onde se esconderem."
DO DEPUTADO FERNANDO MARRONI (PT-RS), sobre o que considera "permissão para desmatar" embutida no texto do deputado do PC do B.

Contraponto

Esta é sua vida

Em reunião com representantes do funcionalismo paulista, o secretário Julio Semeghini (Gestão Pública) foi surpreendido por uma senhora octogenária, professora aposentada, que ao final das reivindicações informou aos presentes ter uma revelação a fazer.
Ela então contou que era amiga de uma certa dona Esmeralda, ninguém menos do que a pessoa responsável pela feitura dos docinhos no primeiro aniversário do secretário, em Fernandópolis. O tucano confirmou:
-Vejam só que mundo pequeno é este! Dona Esmeralda era mesmo vizinha da minha mãe!

Nenhum comentário: