quinta-feira, maio 05, 2011

MÔNICA BERGAMO - "ABORIGILNE"


"ABORIGILNE"
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 05/05/11

Gilberto Gil esteve nesta semana em uma tribo aborígene, no norte da Austrália, onde foi pintado por nativos. Lá, gravou cenas para seu documentário sobre a cultura dos países abaixo da linha do Equador, que também mostra o Carnaval da Bahia. Depois da ilha, ele segue para a África do Sul e para o Amazonas. O vídeo, com direção do suíço Pierre Yves Borgeaud, sairá na Europa em 2012.

BRASÍLIA CAFONA
A neta do arquiteto Oscar Niemeyer, Ana Lucia Niemeyer, que dirige a fundação que tem o nome do avô, está lançando uma campanha em conjunto com Alfredo Gastal, superintendente do Iphan de Brasília, e com Wagner Barja, diretor do Museu da República, contra o que Gastal chama de "processo de cafonização" da capital brasileira. Eles articulam a formação de um grupo com representantes civis e do governo para impedir que reformas em edificações tombadas vulgarizem o projeto original.

CAFONA 2

Gastal se queixa que azulejos de Athos Bulcão, por exemplo, são trocados por peças de granito e que blocos de concreto armado na cidade têm sido enfeitados com pastilhas coloridas.

UMA IDEIA NA CABEÇA
Está em curso no PT de São Paulo uma articulação para tentar transformar o ministro Guido Mantega, da Fazenda, em potencial candidato à prefeitura da capital paulista em 2012. O perfil do economista atenderia ao que a legenda imagina serem as exigências do eleitorado: é uma novidade (como defende o ex-presidente Lula), tem imagem de bom gestor e identidade com a classe média. É muito ligado a Lula e à presidente Dilma Rousseff.

PELAS BORDAS
Petistas que estão lançando a ideia internamente já conversaram com interlocutores de Guido para sondá-lo sobre a possibilidade, já que ele está bem no Ministério da Fazenda. É prestigiado por Dilma Rousseff e está satisfeito no cargo.

PÁGINA VIRADA

Independentemente de eventuais mudanças na equipe econômica por causa das eleições, já é dado como certo entre assessores de Dilma que ela fará uma ampla reforma ministerial em 2012, atingindo outras áreas.

JOIO

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, decidiu sair em defesa do ex-governador José Serra, que tem sido acusado nos bastidores de estar por trás da formação do PSD, o partido do prefeito Gilberto Kassab. "Ele não tem nada a ver com isso. Eu tenho certeza absoluta. O Serra defendeu que as pessoas que saíram do PSDB ficassem no partido. Ele usou toda a sua influência inclusive para que Kassab ficasse no DEM."

NA MIRA
O Ministério Público abriu inquérito civil para apurar uma reforma subterrânea que está sendo feita em banheiros da Faculdade de Direito do Mackenzie. O prédio é tombado. O Mackenzie afirma que a obra ocorre em edifício que não é protegido.

PASSA-SE O PONTO

O prédio onde fica a lanchonete Frevo, na esquina das ruas Oscar Freire e Augusta, está sendo vendido. Inquilinos receberam notificação com direito de preferência da compra com o valor mínimo de R$ 34 milhões.

VALORES

O Metrô de São Paulo vai recorrer para reduzir o valor da multa de R$ 87 mil aplicada pela Secretaria da Justiça por um caso de homofobia em uma estação. O Metrô diz que "reconhece que houve erro", já corrigido.

FIM DE ERA

Viviane Senna comunica que o Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo deixa de existir a partir deste ano. "Durante dez anos cumprimos nosso objetivo: transformar a educação em pauta para a imprensa. Agora, é buscar novos desafios."

RASANTE DE VASSOURA

Os atores Maria Clara Gueiros, Fafy Siqueira, Eduardo Galvão e Kacau Gomes estão confirmados no elenco do musical "As Bruxas de Eastwick", de Charles Möeller e Claudio Botelho. O espetáculo estreia em agosto em SP.

TRAGÉDIA À GREGA

A peça "Édipo", de Sófocles, ganhou adaptação brasileira de Elias Andreato, que estreou no Teatro Eva Herz, no Conjunto Nacional, anteontem; passaram pela plateia os atores Maria Manoella e Dan Stulbach, entre outros.

QUEM BATE É O FRIO

A Daslu mostrou 60 combinações de peças de sua coleção de alto inverno anteontem; Eliana Tranchesi recebeu a modelo Renata Kuerten e outras clientes da loja, que fez roupas de couro de crocodilo e de cobra para a estação fria.

CURTO-CIRCUITO


O ex-jogador Raí lançará no dia 9 um cartão de crédito com a Omni que reverterá parte dos gastos para a Fundação Gol de Letra.

A revista "Índio" é lançada hoje, às 19h, na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho.

O hospital Oswaldo Cruz promove hoje no São Paulo Golf Club a quarta edição de seu torneio de golfe, patrocinado por Racional Engenharia e Qualicorp.

Helena Rizzo comanda coquetel de 30 anos da Citizen no Brasil, no Espaço Manioca, hoje, às 19h.

Juliana Jabour abre hoje loja no shopping Higienópolis, com coquetel às 22h.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

4 comentários:

Anônimo disse...

If you desire to obtain a good deal from this article then you have to
apply such strategies to your won webpage.

Feel free to surf to my site: Www.Cyprushotelsdirectory.com

Anônimo disse...

You're so interesting! I do not believe I have read through a single thing like that before. So good to find somebody with genuine thoughts on this issue. Really.. thanks for starting this up. This web site is one thing that's needed on the internet, someone with a
bit of originality!

Look at my webpage; fizzlive.com

Anônimo disse...

Very good blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers?
I'm planning to start my own website soon but I'm
a little lost on everything. Would you suggest starting with a free platform
like Wordpress or go for a paid option? There are so many choices
out there that I'm totally confused .. Any suggestions? Cheers!

Here is my website ... http://giantowner1121.skyrock.com/3149109332-Reliable-Tips-For-Giving-And-Obtaining-A-Massage.html

Anônimo disse...

Everything is very open with a very clear description of the challenges.

It was definitely informative. Your website is useful.

Many thanks for sharing!

my webpage ... Mens Golf Gloves