quinta-feira, maio 05, 2011

ILIMAR FRANCO - Ferida aberta


Ferida aberta 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO- 05/05/11

A sucessão no PT ainda está em aberto. Muitos petistas não aceitam que os paulistas voltem a comandar a sigla. Eles aceitaram a ascensão de Rui Falcão, mas apenas como solução de emergência. Partilham desse entendimento integrantes da corrente majoritária, a Construindo Um Novo Brasil, das demais regiões do país. A ideia deles é reabrir o debate no Encontro Nacional de setembro, que foi convocado para aprovar um novo estatuto.

Com a palavra, Gilberto Carvalho
 O que mudou no seu trabalho? Gilberto Carvalho: “Mudou muito. Atuava nos bastidores (chefe de Gabinete da Presidência). Agora estou mais exposto (Secretaria Geral). Tenho que ter mais cuidado ao falar.” 
 Você levava mais broncas antes (com o ex-presidente Lula) ou leva agora (com a presidente Dilma)? GC: “Antes. O meu dia a dia era colado no presidente Lula. Se eu estivesse na mesma função agora, talvez fosse igual.”
 Como vai a relação do expresidente Lula com a presidente Dilma? GC: “Fantástica. Se tem um troço em que não adianta apostar, é em separar os dois. A Dilma tem perfeita noção de que pode fazer diferente por causa da herança que recebeu.”

"A presidente está muito preocupada com a inflação. Ninguém está tranquilo quanto a isso, mas não há desespero também” — Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República

ENTRE DOIS AMORES. Ninguém sabe o que o vice-presidente Michel Temer (foto) pretende em São Paulo. Anteontem, ele foi a
São Paulo dar posse a dois secretários do partido na prefeitura de Gilberto Kassab (PSD). Ontem à noite, ele reuniu, no Palácio do Jaburu, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o deputado federal Gabriel Chalita, que está trocando o PSB pelo PMDB para disputar a prefeitura de São Paulo no ano que vem.

O cara
 
A ala serrista do PSDB paulista está se articulando para emplacar o ex-governador Alberto Goldman na Secretaria Geral do partido.
Eles querem desalojar do cargo o deputado Rodrigo de Castro (MG), que é Aécio Neves de carteirinha.

A forra
Inconformado com a decisão do deputado Julio Cesar (PSD-PI) de não renunciar à presidência da Comissão de Agricultura da
Câmara, seu ex-partido, que quer o cargo para um filiado ao DEM, vai pedir a cassação de seu mandato.

Senado: tem boi na linha
A Coordenação de Transportes do Senado apresentou três sugestões à Mesa sobre os serviços de transportes para os senadores. A proposta de menor custo prevê a substituição da frota atual por carros mais modernos e econômicos. O custo anual seria de R$ 8,8 milhões. O modelo defendido pelo primeiro-secretário, Cícero Lucena (PSDB-PB), que terceiriza a frota e precariza os
contratos de trabalho, foi orçado em R$ 10 milhões/ano. 

Parlasul

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) apresentou uma emenda para antecipar as eleições diretas do Parlasul para 2012. Elas estão previstas para 2014. A resolução deve ser votada pelo Congresso na semana que vem.

Sem exclusividade

A Defesa não atuará mais sozinha na busca de mortos e desaparecidos na guerrilha do Araguaia. Hoje será assinada portaria criando o Grupo de Trabalho do Araguaia, com a presença da Defesa, da Justiça e dos Direitos Humanos.
 A MINISTRA Tereza Campello (Desenvolvimento Social) assinou acordo com o Ministério Público para estender a fiscalização existente hoje sobre os repasses do Bolsa Família para o programa Brasil Sem Miséria, que será lançado ainda este mês.
 O EMPRESÁRIO Jonas Barcelos também está se desdobrando para estabelecer uma ponte entre o Planalto e o ex-presidente do PFL Jorge Bornhausen. 
● PARA inquietação da base aliada, a pasta da Fazenda pretende vetar a ampliação dos benefícios fiscais para o setor automotivo incluída pelo Congresso na chamada “MP da Fiat”.

Nenhum comentário: