quarta-feira, maio 25, 2011

FERNANDO RODRIGUES - Dilma na web


Dilma na web
FERNANDO RODRIGUES
FOLHA DE SÃO PAULO - 25/05/11

Depois de longo silêncio, a presidente Dilma Rousseff voltou ontem à internet. Seu site, o dilma.com.br, disparou mais de 2 milhões de e-mails para militantes da última campanha eleitoral.

Coincidência ou não, a petista reativa seu endereço na internet depois de José Serra ter feito o mesmo no início do mês, relançando o seu joseserra.com.br.

O tucano começou a postar artigos sobre temas diversos. A petista tenta ser mais utilitária. A ação de ontem visa a recadastrar todos os seus simpatizantes. Mas o e-mail mostra que a presidente ainda está distante da linguagem apropriada para se conectar com o vasto público no mundo virtual.

Dilma usa o plural majestático o tempo todo, a começar pela linha de assunto: ‘Gostaríamos de manter contato com você’. Embora a mensagem tenha uma foto da remetente, o tom é impessoal. Inexiste indicação de que ela tenha redigido o texto. Custava muito começar com ‘oi, aqui é a Dilma’?

No corpo da mensagem, os milhões de internautas aprendem que a presidente iniciará ‘agora uma nova etapa’. As ‘informações fornecidas’ serão usadas para mais ‘interação’ e na preparação de ‘materiais sob medida’ para cada um dos militantes. O site lista 15 temas e pergunta por quais o apoiador virtual se interessa.

Somadas, as iniciativas de Serra e de Dilma não valem meio Barack Obama na web. O presidente dos EUA nunca sai da internet e fala de forma direta com seus militantes. Ontem, a petista deu até um passo relevante ao perguntar os temas de interesse de seu público.

Mas Dilma e Serra terão de interagir de verdade para prosperar no mundo virtual. A petista tem sido até agora a presidente que menos fala em público em décadas.

Na sua reentrada na web, despediu-se com um ‘muito obrigado e até breve’. Depois de eleita, falou a mesma coisa e acabou ficando mais de seis meses sem dar o ar da graça.

Nenhum comentário: