segunda-feira, maio 23, 2011

CLÁUDIO HUMBERTO


"Temos que fazer tentativas de investigar"
 

Senador Álvaro Dias (PSDB-PR) acreditando que vai emplacar a CPI do Palocci

MG: licitação sob suspeita na Fazenda

A regional do Ministério da Fazenda em Minas realizou, em dezembro de 2009, um pregão cujo objetivo é a rapidez, mas só assinou contrato um ano depois com a vencedora, a CNC Soluctions Tecnologia da Informação. A licitação pode ter sido uma fraude. Apesar dos serviços orçados em R$ 170 milhões, o órgão emitiu uma nota de empenho (nº 2010/NE/901600) no valor de apenas 1 real, só para validar o contrato. A suspeita é que a tal CNC queria apenas o "registro de ata de preços".

Loteria MF

A adesão à ata de preços permite contratar vencedora de licitação em outros órgãos públicos por preços idênticos. Sem licitação. Uma loteria.

Removidos

O Ministério Público investiga por que foram destituídos os técnicos do Ministério da Fazenda que inabilitaram a CNC para a licitação.

Solução final

O avaliador técnico que substituiu um outro, afastado na véspera da licitação, julgou rapidamente a CNC como habilitada para a disputa.

TCEs na mira

Estão envolvidos em graves irregularidades cerca de 20% de todos os conselheiros de Tribunais de Contas do país, exatamente aqueles que são encarregados de fiscalizar a correta aplicação de recursos públicos pelos governos estaduais. O levantamento da Associação Nacional dos Procuradores de TCEs está em poder desta coluna. No total, estão sob suspeita, a maioria por corrupção, 54 conselheiros de 17 estados.

SP lidera

No Sudeste, seis conselheiros de São Paulo são investigados. Quatro em Minas, três no Rio de Janeiro e outros três no Espírito Santo.

Exceção

Na região Norte, o Amazonas não tem conselheiros sob suspeita. São seis em Rondônia, cinco no Amapá, dois em Roraima, um no Pará.

No Sul

Na região Sul, só em Santa Catarina não há conselheiros investigados. São cinco no Paraná e três no Rio Grande do Sul.

Reduzidos

No Nordeste, há dois conselheiros acusados em Sergipe. No Ceará, Alagoas e Bahia, um cada. No Centro-Oeste, MT e o DF têm dois, cada.

PC de Dilma

Lula está empenhado em salvar o pescoço de Antonio Palocci porque conhece, melhor que ninguém, o papel dele na campanha de Dilma: era o ministro quem chefiava o milionário esquema de financiamento

Daqui não saio

Amigos de Antonio Palocci garantem que ele avisou ao ex-presidente Lula: só sai morto do cargo de ministro da Casa Civil. Pedir demissão, jamais. Falta combinar com o "zagueiro", a presidente Dilma.

Outra derrota

O PSDB deverá indicar mesmo o coronel Tasso Jereissati para a presidência do Instituto Teotônio Vilela. José Serra perde mais uma vez e fica fragilizado na disputa interna contra o senador Aécio Neves.

'Paff'

A Procuradoria-Geral da República deu 15 dias para Palocci explicar seu PAP: Plano de Aceleração do Patrimônio. Com aquela língua presa, vai precisar de mais 15.

PODER SEM PUDOR

Cai fora, deputado
O jurista Paulo Brossard era deputado estadual, no Rio Grande do Sul. Discursava sobre a crise política da época e fingia não ouvir os insistentes pedidos de aparte de um adversário, Porcínio Pinto (PTB):
- Como é, vossa excelência vai ou não me dar uma palavrinha?
Brossard parou de repente e respondeu com calma e firmeza:
- Por favor, retire-se do meu discurso!

Nenhum comentário: