terça-feira, abril 12, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Em protesto
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 12/04/11

O governo brasileiro retirou a candidatura do ex-ministro Paulo Vannuchi para representar o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos. A decisão foi tomada na esteira de medida cautelar desse órgão, vinculado à OEA, exigindo interrupção das obras da hidrelétrica de Belo Monte devido a queixas de organizações indígenas. O Palácio do Planalto recebeu mal a repreensão, que considerou infundada.
Vannuchi havia sido indicado pelo então presidente Lula para substituir Paulo Sérgio Pinheiro, cujo mandato expira no fim do ano. Os novos integrantes serão eleitos em junho pelos países-membros.

Reincidente 
Esta é a segunda reprimenda ao Brasil. Em 2010, o motivo foram os desaparecidos no Araguaia. Vannuchi, que concordou com essa censura, discorda quanto a Belo Monte.

Nos trilhos
Dilma espera retornar ao Brasil com a garantia de que os chineses participarão da concorrência do trem-bala, em julho. Em dezembro, a licitação foi suspensa porque apenas os coreanos se interessaram. Na semana passada, nem eles garantiram entrar no páreo.

Vapt-vupt 

Anunciada por Dilma em seu programa de rádio, a redução do INSS para pipoqueiros foi decidida em tempo recorde. Na quinta passada, em evento para microempreendedores, ela soube da taxa de 11% e telefonou para assessores, exigindo o corte para 5%. No mesmo dia, a MP foi editada.

Só pensa naquilo 
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que aproveitará viagem oficial para levar o filho ver Barcelona x Real Madrid, correu a Porto Alegre para assistir, na quinta, a vitória do seu Grêmio sobre o Junior de Barranquilla.

Quem diria 
Roberto Freire, que lidera o PPS na ofensiva judicial para barrar a migração de deputados para o PSD, era, até fevereiro, conselheiro da CET por indicação de Gilberto Kassab.

Sem fundo 
Entre 2000 e 2010, o governo paulista gastou menos da metade dos recursos previstos no orçamento do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento), único instrumento de compensação financeira da Grande SP. Estudo do PT mostra que dos R$ 567 milhões estimados, apenas R$ 262 milhões foram gastos.

Agora vai? 
A Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano sustenta que o fundo socorre cidades com IDH mais baixo. Com a reorganização da região metropolitana, será criado novo mecanismo para financiar projetos de alcance regional.

Tô fora 
José Henrique Reis Lobo, presidente do PSDB paulistano, descarta agir para demover os vereadores de pleitear a secretaria-geral, conforme desejam os aliados de Geraldo Alckmin. Lobo será substituído pelo secretário Júlio Semeghini (Gestão Pública). "A bancada precisa ter participação maior que a oferecida".

Visitas à Folha 
Ana de Hollanda, ministra da Cultura, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebida em almoço. Estava acompanhada de Nei Bomfim, assessor de imprensa.

José Police Neto (PSDB), presidente da Câmara paulistana, visitou ontem a Folha. Estava com Carlos Marchi, diretor de Comunicação da Casa, Alexandra Penhalver, assessora de imprensa, e Silvio Bressan, consultor.

Adi dos Santos Lima, presidente da CUT-SP, visitou ontem a Folha. Estava com Vilma Amaro, secretária de Comunicação, e Alexandre Gamón, assessor de imprensa.
com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"A política do ministro Mantega é insuficiente ou equivocada, a ponto de escancarar divisões no âmbito do próprio governo. E não se trata de fogo amigo."
DO LíDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre críticas à política cambial feitas a empresários pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

contraponto

Sofrimento em dobro

Em reunião com o presidente do Sindicato dos Aposentados, João Inocentini, Garibaldi Alves (Previdência) alertou que teria de interromper a conversa a qualquer momento, pois aguardava telefonema de Dilma Rousseff. Pouco depois, um assessor entrou no gabinete avisando que a presidente chamava o ministro ao Planalto. Garibaldi desabafou:
-Mais uma mulher pra mandar em mim...
Um outro sindicalista presente indagou:
-Em casa também é assim, ministro?
-É, mas a presidente manda mais...

Nenhum comentário: