segunda-feira, abril 11, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Alerta vermelho
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 11/04/11

Deflagrado sábado pelo "MST da Base", dissidência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra liderada por José Rainha Júnior, o "Abril Vermelho" deixou o governo paulista de prontidão. O Estado reconhece apenas 12 das 33 invasões anunciadas por Rainha, mas o número já supera a marca do mesmo mês em 2010. A equipe de Geraldo Alckmin avalia que a tensão aumentará no chamado "15º Perímetro", região de 92 mil hectares no Pontal do Paranapanema, onde o líder dos sem-terra diz temer "um novo Eldorado do Carajás". O Estado pretende assentar no local 3.000 famílias em glebas que espera reaver na Justiça. Em outra frente, quer retomar as vistorias de áreas improdutivas, suspensas pelo Incra.

Derrama 

O dinheiro do valerioduto que foi sacado da conta nacional do PT e que continua sem destinação identificada pode superar a cifra de R$ 2,3 milhões, relatada pela PF. As planilhas do inquérito sobre o financiamento do mensalão desconsideraram as movimentações abaixo de R$ 10 mil.

#prontofalei 

Ao avaliar o governo Dilma em encontro da juventude do PT anteontem em SP, José Dirceu disse que as Comunicações estão "hibernando que nem o SUS". O ministro é seu correligionário Paulo Bernardo. O da Saúde é o também petista Alexandre Padilha.

Sem parar 
Apesar de Dilma chamar de "descanso" a escala em Atenas antes da ida à China, ministros se queixavam do desgaste e se arrastavam no hotel que abrigou a comitiva depois da intensa agenda -um encontro oficial e muitos passeios.

Hora extra 
Admiradora da civilização grega, a presidente fez o museu da Acrópole fechar uma hora além do expediente normal. Dilma não parava de perguntar e examinava cada detalhe.

Silêncio bilateral 

Por pouco mais de dez minutos de um encontro que durou meia hora em Atenas, Dilma e o premiê grego não trocaram nenhuma palavra. O intérprete se atrasou.

Em resumo 

Hoje, o único nome do PT para a eleição paulistana que produz consenso partidário é o de Aloizio Mercadante. E o único fator capaz de alterar esse cenário será a eventual disposição de Lula para entrar de sola e impor seu candidato predileto: Fernando Haddad.

Ensaio 

A despeito da consolidada aliança com Dr. Hélio (PDT), que caminha para encerrar o segundo mandato em Campinas, uma ala do PT defende lançar candidato próprio na cidade. Opções cogitadas: Marcio Pochmann, hoje à frente do Ipea, e Wilson Santarosa, ex-gerente-executivo de Comunicação da Petrobras.

Persuasão 
Embora minoritária na bancada do PMDB, a ala ruralista conseguiu difundir sua mensagem internamente. O partido deve votar quase em bloco a favor das mudanças no Código Florestal contempladas no relatório do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP).
Recorte Na Câmara, o PMDB ruralista é, basicamente, o que ficou com José Serra na campanha de 2010.

Onde pega 
A última missão de José Henrique Reis Lobo à frente do PSDB paulistano será demover os vereadores tucanos do pleito pela secretaria-geral da executiva, que elegeu ontem Júlio Semeghini presidente.

Agora vai? 
A Assembleia paulista inicia amanhã um ciclo de cinco audiências públicas para debater o projeto que reorganiza a região metropolitana de SP. O texto interessa ao governo. O PT planeja apresentar um substitutivo por discordar do modelo de financiamento.
com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"O governo defender revisão do Estatuto do Desarmamento, sugerindo que assim se poderia evitar tragédia como a de Realengo, ou é desconhecimento ou é marketing."
DO DEPUTADO FERNANDO FRANCISCHINI (PSDB-PR), sobre medidas em discussão depois do massacre na escola no Rio de Janeiro.

contraponto
Com chapéu alheio


Geraldo Alckmin liderava comitiva de secretários e correligionários em visita a uma feira de turismo no Anhembi quando sugeriu pausa para um café. Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano) prontamente se ofereceu para pagar a conta.
O gesto surpreendeu o governador, que conhece a fama de pão-duro de seu auxiliar. O susto, porém, durou pouco. Na saída, ao se dirigir à funcionária para indicar o responsável pelo pagamento, Alckmin ouviu:
-Não se preocupe, governador, o café é cortesia!

Nenhum comentário: