sexta-feira, abril 08, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Alguma resposta
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 08/04/11

A decisão governamental de lançar campanha pelo desarmamento na esteira dos assassinatos em série cometidos por um atirador numa escola pública do Rio resulta menos da crença na relação direta entre as duas coisas e mais da necessidade de dar alguma resposta imediata a tragédia de tamanhas proporções.
A ideia de promover uma ofensiva de publicidade institucional antiarmas surgiu pela primeira vez no final de fevereiro, quando a divulgação do Mapa da Violência revelou, entre outras tendências, o crescimento dos homicídios entre a população jovem. De início, pensava-se lançar a campanha em junho, mas agora o cronograma deverá ser antecipado.

Abalada 
Logo depois do evento no Palácio do Planalto em que se emocionou ao falar das crianças mortas no Rio, Dilma voltou para seu gabinete e ligou para Lula, que estava no México. Ao contar o que havia ocorrido, a presidente voltou a chorar.

Turbina 1 

Também o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), telefonou para Lula no exterior, tão logo concluída, na noite de terça, a votação do projeto que reajusta os valores pagos ao Paraguai pela energia de Itaipu. Foi o governo anterior que fechou o acordo com o presidente Fernando Lugo.

Turbina 2 

No Senado, a relatora das mudanças no Tratado de Itaipu será Gleisi Hoffmann (PT-PR), ex-diretora financeira da binacional. A bancada petista negocia com o presidente José Sarney (PMDB-AP) a ida do texto diretamente ao plenário, para garantir que seja aprovado antes da visita de Dilma ao Paraguai, em maio.

Agulhas 
Como fez Lula em 2004, Dilma levará o acupunturista Gu Hang Hu em sua comitiva para a China.

Sightseeing 
Entre um compromisso de trabalho e outro, Dilma visitará ao menos quatro pontos turísticos: a Grande Muralha, a Cidade Proibida, a praça da Paz Celestial e, na cidade de Xian, os Guerreiros de Terracota.

Bandeira 

Em reunião com deputados estaduais do PSDB-SP, o secretário Antonio Ferreira Pinto (Segurança Pública) defendeu a manutenção da Corregedoria da Polícia Civil subordinada a seu gabinete. Saiu confiante em que o projeto de Campos Machado (PTB), feito para devolver o comando do órgão à delegacia-geral, não vingará na Assembleia.

Nos trilhos 
Além do adiamento do leilão do Trem Bala, técnicos da ANTT estão numa encruzilhada: enquanto investidores defendem o início da construção pelo trecho Campinas-São Paulo-São José dos Campos, onde há perspectiva de rápida rentabilidade, o núcleo político do governo prefere que se privilegie o Rio, palco da Olimpíada de 2016.

Saídas 

Em reunião com o presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), defendeu alterações no traçado do trecho norte do Rodoanel para garantir acessos à cidade. Por ora, a disposição do governo Alckmin é manter acesso apenas ao aeroporto.

Estica... 
Diante da repercussão geral da votação do STF que determinou a inaplicabilidade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010, os ministros com casos pendentes sobre o tema têm duas opções: decidir monocraticamente ou devolver ao TSE para que este faça o chamado "juízo de retratação".

...e puxa Mas alguns ministros estão "segurando" os casos, na expectativa de que o mérito da questão volte a ser julgado pelo Supremo -o que, dada a repercussão geral, não pode mais ocorrer.

com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"As palavras traíram o desejo mais profundo de Lula: todos sabemos que, por ele, o mensalão não seria julgado nunca."
DO SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA (PSDB-SP) sobre o ex-presidente, segundo quem a eventual incorporação do novo inquérito da PF aos autos do processo estenderia seu exame pelo Supremo Tribunal Federal "até 2050".

contraponto

Guerra dos gêneros
Dias depois de receber no Senado executivas do Paraná em companhia de Gleisi Hoffmann, José Sarney fazia o mesmo com um grupo de São Paulo levado pela também petista Marta Suplicy. Quando uma das visitantes se referiu a Dilma Rousseff como "presidente", o peemedebista provocou Marta:
-Está vendo? Elas estão comigo: "presidente"!
Marta, que já repreendeu Sarney em plenário por não usar "presidenta", como Dilma prefere, retrucou:
-Estamos em fase de adaptação...

Nenhum comentário: