quinta-feira, abril 07, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Na prorrogação
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 07/04/11

Se não produziu consenso quanto ao que fazer, a reunião de ontem no Planalto sobre o novo Código Florestal serviu para conscientizar Izabella Teixeira (Meio Ambiente) de algo que já estava claro para os colegas Antonio Palocci (Casa Civil), Wagner Rossi (Agricultura) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário): os ruralistas têm votos mais do que suficientes para aprovar, tal como está, o texto do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP). Até a próxima reunião dos ministros, na semana que vem, a ideia é tentar obter acordo interno sobre itens como anistia para desmatadores -talvez por critério de tamanho da propriedade. E contar com alguma boa vontade do relator.

A calhar 
Com o Código Florestal no meio do caminho, foi definido que Aldo Rebelo será um dos vice-líderes do governo na Câmara. A outra vaga ficará com Virgílio Guimarães (PT-MG).

Para ontem 
Na conversa que teve com Dilma antes de assumir a Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt se comprometeu a apresentar à presidente, logo depois da Semana Santa, seu diagnóstico do setor e um plano de ação.

Mandarim 
A agenda de Dilma não registrava ontem nenhum compromisso porque, às vésperas da viagem, a presidente está mergulhada no assunto China. No momento, ninguém consegue desviá-la desse foco.

Alto mar 
Pouco antes da visita de Dilma, Ideli Salvatti (Pesca) solicitou à Anvisa que redobre a vigilância sobre o pescado que o Brasil importa de países asiáticos, entre eles a China. O motivo foi a presença de radiação derivada do acidente nuclear no Japão em águas a mais de 100 km da costa.

Nunca antes 
Quem acompanha a rotina do Senado observa que José Sarney (PMDB-AP), ao franquear a tribuna a Aécio Neves (PSDB-MG) durante muito mais tempo do que os 20 minutos regimentais, quebrou pela primeira vez na atual legislatura o protocolo da Mesa, que vinha mantendo rigor absoluto na cronometragem dos pronunciamentos.

Consultoria 
O economista José Roberto Afonso foi um dos responsáveis pela redação do capítulo econômico da mensagem lida por Aécio em plenário ontem.

Make-up 
Do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), ironizando no ex-blog uma possível fusão entre o PSB e o novo partido da senadora Kátia Abreu: "Como juntar o PSD dos latifundiários da república de 1946 com os atuais socialistas? Agregando um "blush" róseo e um "pancake" azul (porque verde pegará mal) a uma base cor da pele para encobrir as rugas?".

Meio a meio
A direção nacional do DEM deve contemplar Rodrigo Garcia com o comando do partido na capital paulista, onde o deputado pretende se candidatar a prefeito em 2012. Caberia a Jorge Mudalen liderar a comissão provisória estadual.

De novo 

Na próxima segunda, o presidente do DEM, Agripino Maia, voltará ao Bandeirantes para comunicar a mudança oficialmente a Geraldo Alckmin e insistir em reivindicar para o partido o espaço hoje ocupado no governo pelo vice Guilherme Afif, de saída para o PSD.

Ocupação Tranquilos quanto à eleição de Pedro Tobias no diretório estadual do PSDB, aliados de Alckmin agora tentam barrar a permanência de César Gontijo, mais ligado a José Serra, na secretaria geral. Querem instalar ali um ex-deputado federal, cuja atribuição será administrar a máquina partidária com vistas a 2014.

com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"O STJ contrariou a sua própria jurisprudência e a do Supremo para livrar os delinquentes de colarinho branco."
DA PROCURADORA REGIONAL DA REPÚBLICA JANICE ASCARI, apontando incoerência e fragilidade técnica na decisão do Superior Tribunal de Justiça que enterrou a Operação Castelo de Areia.

contraponto

Recrutamento e seleção

Ao fim de audiência realizada anteontem no Palácio do Planalto, integrantes da Frente Nacional de Prefeitos aguardavam o momento de posar para fotografias ao lado de Dilma Rousseff.
Vice-presidente da entidade, Gilberto Kassab, que deixou o DEM para fundar o PSD, percebeu a movimentação dos 50 colegas em busca do melhor ângulo e perguntou, provocando risada geral:
-Por acaso algum de vocês está sem partido?

Nenhum comentário: