terça-feira, abril 05, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA



A árvore e a floresta
RENATA LO PRETE
FOLHA E SÃO PAULO - 05/04/11

Das mudanças defendidas pelo PT no relatório de Aldo Rebelo (PC do B-SP) sobre o novo Código Florestal, pelo menos uma é abraçada pelo Planalto, preocupado em não desgastar a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente). Trata-se da manutenção de faixa de 30 metros de vegetação nativa entre as margens dos rios e as áreas de ocupação -Aldo havia reduzido para 15 metros. À diferença do partido, porém, o núcleo do governo considera inevitável conceder algum tipo de anistia a produtores rurais que desmataram.
Na Câmara, aliados já duvidam da aprovação rápida do texto. Há quem sugira a republicação do decreto de 2009 que regulamenta os crimes ambientais, empurrando a votação para o segundo semestre.
Por que não eu? Se a Secretaria da Aviação Civil acabar nas mãos de Márcio Fortes (PP), o Planalto sabe que terá (mais um) conflito a administrar com o PMDB.

#prontofalei 

De Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), cotado para o Ministério da Micro e Pequena Empresa, reagindo no Twitter a Aécio Neves (PSDB-MG), que criticou a criação da pasta: "Se falar em meu nome de forma pejorativa vai ter resposta. Ele não é mais senador do que eu". O tucano ligou para se desculpar.

Gourmet 1 
O restaurante Alameda, tocado em Pequim pelas paulistas Viviane Gonçalves e Gabriela Alves da Silva, foi escolhido para servir almoço a ser oferecido pelo governo de Dilma Rousseff a empresários chineses no próximo dia 12. A casa prepara comida contemporânea com toques brasileiros.

Gourmet 2 

O governador Jaques Wagner (PT), que acompanhará a presidente, cuidou para que o chocolate servido ao final da refeição seja de cacau da Bahia. Quer aumentar as exportações.

Estante 

O livro "A Lua Vem da Ásia", de Campos de Carvalho, que deu origem à peça assistida por Dilma no sábado em Brasília, faz parte da seleta biblioteca pessoal que a presidente levou para o Palácio da Alvorada.

É nossa
Em reunião com Geraldo Alckmin ontem no Bandeirantes, Agripino Maia e ACM Neto reivindicaram a turbinada Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP. Para ambos, a pasta pertence à cota do DEM e não à do vice-governador, Guilherme Afif, de malas prontas para o PSD.

Persuasão

O procurador-geral do Estado, Elival da Silva Ramos, tenta convencer hoje os líderes de bancadas da Assembleia paulista a votar projeto que habilita seus subordinados à defesa judicial de servidores. O bloco governista recebeu pareceres da entidades de classe que questionam a proposta.

Efeito dominó 
Depois dos problemas em Jirau e Santo Antônio, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos quer que o governo federal interrompa as obras de Belo Monte. A entidade cobra acesso das comunidades indígenas ao Estudo de Impacto Ambiental.

Delivery 
Antonio Anastasia lança hoje o plano que é tratado pelos tucanos de Minas como o "PSF da Educação" -analogia ao Programa de Saúde da Família. Trata-se de projeto que leva professores às casas dos alunos para rastrear o desempenho escolar em cidades com menos de 30 mil habitantes.

Visita à Folha 
Choo Chiau Beng, embaixador de Cingapura para o Brasil, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Jonathan Chen, coordenador de área do Ministério de Relações Exteriores de Cingapura e Sarah Bonadio, coordenadora de mercado da International Enterprise Singapore.


com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio


O MST está inaugurando uma nova forma de protestar, que deveria receber o nome de "Abril no Vermelho", dada a desmobilização e o vazio dessas invasões.
DO DEPUTADO RONALDO CAIADO (DEM-GO), sobre a Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, o "Abril Vermelho", que começou ontem na Bahia.

contraponto

Primeiros socorros

Durante audiência da Comissão de Educação do Senado com Orlando Silva, Eduardo Suplicy (PT-SP) voltou a desafiar o deputado Acelino Freitas (PRB-BA), o Popó, para uma luta de boxe. Bem-humorado, o ministro do Esporte disse que espera assistir ao confronto entre os dois, sem revelar por quem irá torcer.
À frente da reunião, Roberto Requião (PMDB-PR) fez piada com a disposição de seu colega para enfrentar alguém bem mais jovem, ainda por cima campeão.
-Vou colocar o Hospital de Reabilitação Física do Paraná à disposição do senador Suplicy...

Nenhum comentário: