domingo, abril 03, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA



De carona
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 03/04/11

Para evitar que um novo tema arestoso chegue às mãos de deputados e senadores por meio de medida provisória, o Planalto analisa a possibilidade de incluir as mudanças no regramento de licitações dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a ser enviada ao Congresso até 15 de abril. O texto da LDO precisa ser votado até julho, sob pena de adiamento do início do recesso parlamentar.
De início, a flexibilização nas exigências se restringiria a obras relacionadas à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016. Agora, porém, há quem defenda que o texto seja mais abrangente, para cobrir todo e qualquer "evento especial".
A mão... Após muita discussão, o governo tende a adotar solução ainda mais generosa do que esperavam os congressistas em relação aos restos a pagar de anos anteriores, que, segundo decreto baixado no apagar das luzes da gestão Lula, seriam cancelados em 30 de abril.

...e o braço 
Primeiro, cogitou-se garantir apenas as obras que já haviam começado a sair do papel. Agora, o Planalto fala em simplesmente prorrogar, por meio de novo decreto, o prazo de expiração para 31 de dezembro.

Ufa! 

Na reunião de quinta-feira entre governo e centrais sindicais, na qual se buscou uma solução para o problema dos "gatos" -agenciadores de mão-de-obra que atuam em segmentos da construção civil-, um sindicalista brincou: "Finalmente! Achávamos que esse gato tinha sete vidas!".

Afiado 

Quem conversa com Lula sai impressionado com o grau de detalhamento das informações do ex-presidente sobre as ações do governo de sua sucessora. Ele gosta de enumerar exemplos de sua sintonia com Dilma.

Foi ele 

Em privado, Lula atribui a Roger Agnelli, que o governo resolveu defenestrar da presidência da Vale, a origem dos rumores sobre desentendimentos entre Antonio Palocci (Casa Civil) e Guido Mantega (Fazenda).

É a economia 
O PT paulistano dará a largada no debate sobre estratégia eleitoral para 2012 no congresso de seus diretórios zonais, entre os dias 15 e 17 de abril. Na ocasião, o partido tratará de calibrar o discurso para atingir a "nova classe média".

Cofre oficial 
Tucanos refratários à recondução de Sérgio Guerra ao comando do PSDB argumentam que a vice-presidência da Comissão de Orçamento da Câmara é incompatível com a direção do maior partido de oposição. Recém-eleito para o posto, o deputado lidará com os pleitos dos congressistas por emendas do governo.

Toga justa 1 
Cobrado publicamente pela OAB e por desembargadores no evento que abriu o Ano Judiciário, Geraldo Alckmin fez chegar ao TJ-SP a notícia de que fará repasses além dos previstos no Orçamento ano tão logo a arrecadação aumente e que ouvirá as reivindicações dos servidores para evitar uma paralisação no setor.

Toga justa 2 
Além da fatia orçamentária maior, os magistrados insistem numa reivindicação histórica: as remessas das custas processuais arrecadadas no âmbito do tribunal, a exemplo do que vale em outros Estados.

Princípios 

Com o presidente Barros Munhoz (PSDB) envolvido em denúncias de fraude em licitações e após dobrar a cota de assessores parlamentares como primeira medida da nova legislatura, a Assembleia paulista começou a discutir projeto que cria o "programa de resgate de valores morais, sociais, éticos e espirituais" do Estado de SP. O texto é de Vinícius Camarinha (PSB).

Em família 
Relator até o ano passado do projeto de lei que disciplina as consultas públicas nas agências reguladoras, o ex-deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), derrotado na disputa pelo Senado, tenta emplacar sua mulher, Cida Borghetti (PP-PR) para sucedê-lo no posto.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Cada um carrega para dentro do gabinete a representação de seu mandato."
DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-SP), a propósito da contratação, como secretários parlamentares de Tiririca (PR-SP), de dois humoristas do programa "A Praça é Nossa" e do grupo Café com Bobagem.

contraponto

Cláusula pétrea

Numa roda de autoridades que aguardavam, na manhã de quarta-feira, a chegada do corpo de José Alencar para o velório no Palácio do Planalto, José Antonio Dias Toffoli, mais jovem integrante do Supremo, brincou com Romero Jucá (PMDB-RR), líder no Senado do atual governo, bem como dos de Lula e de FHC:
-O sr. é mais inamovível do que ministro do STF!

Nenhum comentário: