quinta-feira, abril 28, 2011

MÔNICA BERGAMO - TIJOLO POR TIJOLO


TIJOLO POR TIJOLO
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 28/04/11

O Itaquerão, estádio do Corinthians previsto para abrigar a abertura da Copa de 2014, enfim começará a sair do papel. A empreiteira Odebrecht, responsável pela obra, decidiu que instalará os tapumes no terreno na próxima semana.

BOLSO
A empresa correrá o risco: vai "tirar o estádio do chão", ou seja, fazer as fundações, com dinheiro próprio. O financiamento de R$ 400 milhões que ela está pedindo ao BNDES ainda não foi aprovado. Até ontem, as negociações continuavam "complicadas", na definição de um técnico que acompanha as conversas de perto.

TROMBONE
Odebrecht e Corinthians sofrem pressão de todos os lados para iniciarem logo a construção. Na semana passada, o ministro Orlando Silva, do Esporte, chegou a fazer críticas públicas às autoridades de São Paulo por causa do atraso nas obras.

DETALHES
E um dos últimos pontos da negociação da TV Globo com o São Paulo girava em torno da possibilidade de a emissora citar, na transmissão das partidas de futebol, o nome do patrocinador que apoiará a arena multiuso de 25 mil lugares no Morumbi. O outro: aumentar o número de jogos do time na grade do Campeonato Brasileiro.

SERVIÇO DE BORDO

O número de desembarques internacionais no Brasil foi recorde em março: 278 mil, ou 23% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Já os domésticos chegaram a 6,4 milhões, 22% superior ao de 2010. Segundo o Ministério do Turismo, se o ritmo continuar acelerado, a movimentação para fora do país pode chegar a 9 milhões em 2011, contra 7,8 milhões em 2010. Os voos domésticos devem contabilizar 70 milhões de desembarques, contra 67,6 milhões no ano passado.

CANDIDATO

Pedro Paulo de Sena Madureira pode ser o novo presidente-executivo da Fundação Nemirovsky, detentora de um dos mais importantes acervos modernistas do país. Seu nome foi sugerido ao promotor Airton Grazzioli, que cuida do caso.

CESTO

A presidente Dilma Rousseff voltou a "peitar" o PMDB: ela desautorizou acordo que o ministro Alexandre Padilha, da Saúde, tinha fechado com o partido para nomear Ruy Gomide presidente da Funasa. A tendência de Dilma, até ontem, era aceitar uma indicação do grupo de Luiz Dulci e de Patrus Ananias, ambos do PT, para o órgão. Seria uma forma de compensar o prestígio que ela dá ao ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, adversário da dupla em Minas Gerais.

CESTO 2
Avisados do impasse, o vice-presidente Michel Temer e o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves, ficaram inconformados -para dizer o mínimo. "O PT briga em Minas e o PMDB paga o pato?", dizia um líder da legenda.

DATA
Gabriel Chalita se filiará ao PMDB no dia 28 de maio.

RETOMADA
A Comissão de Anistia, que retoma as suas caravanas no dia 30, julgará o processo de Arnaldo Vieira de Mello, pai do diplomata Sergio Vieira de Mello. Ele foi aposentado compulsoriamente do Itamaraty, por meio do AI-5, como ministro de segunda classe, em 1969. Deve ser promovido a ministro de primeira classe.

ESTRELA TEEN
Miley Cyrus, 18, a Hannah Montana, não quer nem refrigerante nem álcool em seu camarim nos shows que fará nos dias 13, no Rio, e 14, em SP. Ela pede frutas, mix de castanhas, chocolates M&M's, sucos e chás.

CASAMENTO REAL
O artista Roberto Camasmie fez um quadro do príncipe William, da Inglaterra, e Kate Middleton. Com 16 quilates de safira e 14 pedrinhas de diamante, custa R$ 18 mil.

VESTIDOS PARA BAILAR
O estilista francês Pierre Cardin abriu anteontem exposição que celebra 60 anos de sua carreira; passaram pelo shopping Iguatemi a socialite Bethy Lagardère, a cantora Daniela Mercury e a modelo Luíza Brunet, entre outros.

CARIOCAS DA CENA
O prêmio Atitude Carioca elegeu 14 categorias de melhor cidadão do Rio. Beth Carvalho ganhou musicista do ano; o governador Sérgio Cabral foi com a mulher, Adriana Ancelmo, ao Theatro Municipal do RJ, anteontem.

CURTO-CIRCUITO
O hotel Blue Tree da Faria Lima abre hoje às 19h mostra de Sônia Menna Barreto.

Paulo Iasz de Morais representa a OAB-SP em conferência sobre monitoramento de presos em Portugal. Rafinha Bastos lança hoje o DVD "A Arte do Insulto" na Saraiva do shopping Ibirapuera às 17h30.

Luis Eduardo Dutra assume a presidência do clube Pinheiros em 9 de maio.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal o governador ir com sua esposa prestigiar o evento e a cantora Beth Carvalho.