sábado, abril 16, 2011

MÔNICA BERGAMO - ACENTO AGUDO


ACENTO AGUDO
MÔNICA BERGAMO 
FOLHA DE SÃO PAULO - 16/04/1

O projeto que cria a Comissão da Verdade, para investigar violações aos Direitos Humanos na ditadura, passou pelo escrutínio do Ministério Público Federal, que aponta problemas e a necessidade de "aperfeiçoamentos" que evitem um "resultado insatisfatório". Em nota técnica, eles mostram que não há garantia de estabilidade e imunidade para a comissão. E que o projeto não diz, de forma clara, que membros das Forças Armadas não deveriam fazer parte do grupo.

ACENTO 2
Os procuradores acham também que o período das investigações, fixado entre 1946 e 1988, deve ser restringido. "Há um risco de que a comissão perca o foco", diz a nota. Eles sugerem que o início seja fixado em 2 de setembro de 1961.

NA TORCIDA 1

Justin Bieber pode vir ao Brasil em novembro. Os organizadores de sua turnê já fizeram sondagem inicial para reservar datas para uma apresentação no Morumbi.

NA TORCIDA 2

E os produtores de Paul McCartney também chegaram a sondar o estádio para reservar data para um show do cantor em SP, em maio. Mas a conversa não evoluiu. Houve então consulta sobre uma ainda remota possibilidade de o ex-Beatle vir à cidade no segundo semestre.

U2 EM COPA

Em sua passagem pelo Brasil, Bono disse que deseja fazer um show do U2 na véspera da final da Copa do Mundo de 2014, no Rio. A ideia dele é montar um palco numa plataforma flutuante no mar para que as pessoas possam assistir da areia à performance da banda.

TELA
O pintor Gustavo Rosa entregará na próxima semana a Dilma Rousseff um quadro inspirado no "Abaporu", de Tarsila do Amaral. Nele, a presidente vira o personagem principal da obra, com pernas e braços enormes e uma cabeça pequena. "Ela é agora a cabeça pensante do país", diz Rosa.

SOB NOVA BATUTA
O maestro Isaac Karabtchevsky estreou à frente da Sinfônica Heliópolis. A orquestra, que conta com 90 integrantes, se apresentou na Sala São Paulo. O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e a escritora Maria Adelaide Amaral assistiram ao concerto.

TERCEIRO ROUND

Fernando Henrique Cardoso volta a disparar. Em entrevista ao jornalista Alexandre Machado em seu programa "Começando o Dia", que estreia na rádio Cultura FM, na segunda, desafia Lula para disputar uma eleição contra ele. Diz que o petista, "lá de Londres, refestelado em sua vocação nova [de palestrante]", se "dá o direito de gozar" de FHC. "Ele se esquece que eu o derrotei duas vezes. Quem sabe ele queira uma terceira. Eu topo."

PAI PATRÃO

Patrícia Abravanel reclamou do salário que recebe no SBT e ainda chamou o patrão de pão-duro durante o expediente. Silvio Santos, seu pai, não se abalou nem mesmo quando ela disse que o "escorpião no bolso dele" já morreu porque o apresentador costurou o bolso de sua calça e de lá não sai um tostão. Nem mesmo para comprar os móveis que ela, recém-separada, está precisando para a nova casa. "Não dou mesmo" respondeu ele à filha na gravação do "Jogo dos Pontinhos". As cenas vão ao ar amanhã pelo SBT.

NOVO NÚMERO
Repaginada, com novos colunistas e seções, a revista "Cult" deste mês traz um dossiê de 25 páginas sobre o mundo árabe. E também uma entrevista com Werner Herzog.

"Quando olho os trabalhos de Glauber Rocha, vejo uma grande poesia. Ele vivenciou, apreendeu e descreveu o Brasil como um poeta", diz o cineasta alemão.

CURTO-CIRCUITO

Carlos Aidar, Ivo Aidar, Alfredo Zucca, Paulo Sigaud, Guilherme Amaral e João Biazzo, entre outros, estão formando um novo escritório de advocacia, o Aidar SBZ. Já começam com uma equipe de 90 profissionais.

Sylvio Band e Sônia Maria de Freitas dão palestra no evento Portugueses em SP, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade. Hoje, às 16h.

O Consulado Britânico reunirá, entre 16 e 20 de maio, o publicitário Matt Smith e empresários do Rio e de SP.

A galeria Jacques Ardies abre hoje, às 12h, exposição de 60 telas de arte "naif".

Graça Cunha e Luciana Mello cantam hoje, às 23h, no Kitsch Club. 18 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: