terça-feira, abril 12, 2011

ILIMAR FRANCO - Jucá: ‘É brincadeira’


Jucá: ‘É brincadeira’ 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 12/04/11

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDBRR), está irritado com as propostas aprovadas pela Comissão da Reforma Política. Ele diz: “Estão criando uma confusão tão grande, inviabilizando a reforma. É brincadeira e delírio aprovar propostas que não condizem com a realidade.” Ele critica o voto em lista com cota de gênero, pois as mulheres são minoria na Câmara; e a candidatura avulsa para o Executivo, que estaria na contramão do fortalecimento das organizações partidárias. 

Volta da CPMF (CSS) não tem apoio 
O governo Dilma terá dificuldade para manter no texto da regulamentação da emenda 29 a criação da CSS, a nova CPMF. À exceção do PT, mais sensível ao Planalto, os demais partidos da base aliada estão começando a defender a elevação da receita líquida da União destinada à Saúde. Hoje, a Saúde recebe cerca de 3,7% da receita líquida. Os governistas querem que esse percentual passe a ser de 7%. Sustentam que dessa forma a Saúde passaria a ter a mesma prioridade da Educação, que já recebe esses 7%. A posição final do governo sobre o tema vai depender de um estudo que a presidente Dilma encomendou à FGV. 

"Tem que parar com esses fogos de artifício contra a honra das pessoas” — Henrique Alves (RN), líder do PMDB na Câmara , sobre o arquivamento, pela Procuradoria da República, de denúncia contra o vice Michel Temer

DIPLOMACIA. Para traçar a estratégica jurídica e diplomática que o governo brasileiro vai desencadear, a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) se reúne hoje à tarde com Silvana Bianchi, avó do menino Sean Goldman. Desde que ele foi morar nos Estados Unidos, com o pai, David, este não permite que os avós o visitem. O governo brasileiro decidiu dar apoio aos familiares de Sean e vai
à luta para garantir o direito de visita da avó. 

Os fatos
Quando o prefeito Gilberto Kassab (SP) começou a se movimentar para sair do DEM, o tucano José Serra pediu que ele fosse para o PSDB. Mas Kassab preferiu fundar um novo partido, o PSD, que vai aderir ao governo Dilma Rousseff.

E o social?
Demistas ironizam o PSD, criado pelo prefeito Gilberto Kassab. Lembram que São Paulo tem direito a 327 mil beneficiários no Bolsa Família, mas só cadastrou 196 mil; e que a morte de gestantes é 14% acima da média nacional.

De malas prontas
O ex-deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) espera a convenção estadual do PSDB, domingo, para deixar o partido rumo ao PSD. Ele quer disputar a prefeitura de Curitiba, mas o plano do governador tucano Beto Richa é apoiar a reeleição de Luciano Ducci (PSB). Gilberto Kassab ofereceu a Fruet a vice-presidência nacional da nova sigla. No Paraná, o partido terá como um de seus coordenadores
o ex-deputado federal Alceni Guerra. 

Prioridades 
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse que o Terceiro Pacto Republicano, de aprimoramento do Judiciário, sairia até o final de maio, mas até hoje não nomeou o secretário de Reforma do Judiciário. Marcelo Campos é interino.

Os óculos
Quando esteve com a presidente Dilma, o roqueiro Bono contou que, quando ganhou um crucifixo de presente de João Paulo II, o Papa pediu para experimentar seus óculos. Bono: “Quer que eu lhe mande a foto?”. Dilma: “Manda!”

 O CANDIDATO da presidente Dilma Rousseff e do expresidente Lula para a prefeitura de São Paulo é o ministro Fernando Haddad (Educação). 
 O PSB está pressionando para que o ex-governador Iberê Ferreira (RN) seja nomeado para uma das diretorias do Banco do Nordeste. 
● O SENADOR Francisco Dornelles (PP-RJ) será reconduzido à presidência do PP hoje, e amanhã ele entrega ao presidente do Senado, José Sarney (PMDBAP), as conclusões da Comissão de Reforma Política.

Nenhum comentário: