sexta-feira, abril 29, 2011

ILIMAR FRANCO - Corpo Estranho


Corpo Estranho 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 29/04/11

A bancada do Nordeste não aceita o nome de Miguel Terra Lima para a presidência do Banco do Nordeste. Ele foi escolhido pelo ministro Guido Mantega (Fazenda). Governadores, senadores e deputados nordestinos consideram a indicação uma “afronta”, porque Terra Lima é de outro banco, o BB, e de outra região, a Sul. Ele é de Santa Catarina. Mantega, no entanto, insiste.

Mordomia só para heteros?

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) propôs ontem, na reunião da Mesa Diretora, estender a licença-gala, que concede uma semana de folga para quem se casar, a uniões homoafetivas. Valeria só para funcionários do Senado. Constrangidos, os integrantes da Mesa ignoraram a proposta e passaram para outro item da pauta. Em outra frente, duas funcionárias do Senado, homossexuais, reivindicaram
o benefício. Relatora do processo, Marta deu parecer favorável, mas seu relatório ainda não foi votado. Os titulares da Mesa são: José
Sarney (AP) e Wilson Santiago (PB), do PMDB; Cícero Lucena PSDB-PB), João Ribeiro (PR-TO), João Claudino (PTB-PI) e Ciro Nogueira
(PP-PI). 

"Os deputados preferem se arriscar indo para o PSD porque a oposição está se desmanchando” — Cândido Vaccarezza, líder do governo na Câmara (PT-SP)

SOCORRO. Cerca de 20 deputados do PMDB apertaram anteontem o líder da bancada, Henrique Alves (RN), por causa da perda da presidência da Funasa. Acuado, ele chamou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), para ajudá-lo. O senador disse que tinha conversado com o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) e que todas as reivindicações do partido seriam atendidas, apesar de o novo presidente ser petista.

Consolo 
Preterido para a presidência da Funasa, Ruy Gomide será o diretor de engenharia da fundação. Ligado ao PMDB, Gomide atualmente
é superintendente da Funasa em Goiás. Ele era o nome do líder do PMDB, Henrique Alves (RN).

A discórdia
Há dois itens sem acordo para a votação do novo Código Florestal. O PT não aceita a anistia para os desmatadores ilegais nem que
os pequenos produtores que desmataram suas terras sejam dispensados da Reserva Legal.

Cadeira cativa
O movimento sindical perde mais uma batalha no governo petista. Contra a vontade de sete entidades, o governo Dilma resolveu reconduzir o cearense Lucas Furtado ao cargo de procurador-geral do Ministério Público junto ao TCU. Ele exerce essa função como
titular ou interino desde 1999 e em maio ele completa 12 anos no cargo. Em janeiro, as entidades sindicais divulgaram manifesto pedindo renovação.

Dobradinha 
Por sugestão do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), o presidente da Comissão de Reforma Política do Senado, Francisco Dornelles(PP-RJ), incluiu a realização de um referendo para que os eleitores digam sim ou não ao voto em lista.

Restos a pagar
A presidente Dilma Rousseff bateu o martelo. Os restos a pagar de 2007 e 2008, relativos a obras iniciadas de fato, serão pagos. Quanto ao ainda não executado do orçamento de 2009, foi adiada a decisão por dois meses, até 30 de junho.
 COMPENSAÇÃO. Marcelo Melo (PMDB), candidato a vice na campanha derrotada de Íris Rezende ao governo de Goiás, ganhará uma diretoria da Conab.
 O EX-DEPUTADO Indio da Costa, agora no PSD de Gilberto Kassab, convidou o deputado estadual Gerson Bergher para entrar no novo partido.
● O PRESIDENTE Lula fala sobre eventuais conflitos com a presidente Dilma Rousseff: “Não existem divergências, porque o dia que eu e ela discordarmos, ela estará certa”.

Nenhum comentário: