sábado, abril 16, 2011

ILIMAR FRANCO - Bomba-relógio


Bomba-relógio 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 16/04/11

O governo tem 15 dias para resolver o problema dos restos a pagar que, segundo decreto do ex-presidente Lula, serão cancelados em 30 de abril. O ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) recebeu cerca de cem parlamentares nos últimos 30 dias, todos com essa preocupação. Em jantar com o PT, no mês passado, o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que as obras em andamento e os convênios já firmados seriam preservados. Falta a presidente Dilma bater o martelo.

Mudanças nos bancos regionais 
Não é só a presidência do Banco do Nordeste que a presidente Dilma Rousseff quer trocar. Ela também pretende mudar a orientação do BNB, assim como a do Banco da Amazônia. Para Dilma, esses bancos devem parar de financiar grandes empreendimentos e focar no desenvolvimento regional. “O BNB não é para isso. Querem financiar grandes empreendimentos? Para isso tem o BNDES. Ele tem que financiar o desenvolvimento regional”, disse ela, em reunião recente. O ministro Guido Mantega (Fazenda) escolheu Miguel Terra Lima, funcionário de carreira do Banco do Brasil, para assumir a presidência do BNB, contrariando o governador Cid Gomes e a bancada do Ceará.

"A política econômica não é do Mantega nem do Palocci. É da Dilma. Não podemos esquecer que a presidente é economista” — Luiz Sérgio, ministro

DUELO. O presidente do STF, Cezar Peluso, e o expresidente do tribunal Gilmar Mendes estão disputando a
indicação do próximo integrante do Conselho Nacional de Justiça. Peluso, crítico dos “exageros” do CNJ, quer a nomeação do consultor legislativo do Senado Bruno Dantas, apadrinhado do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Já Mendes trabalha por Marcelo Nobre.

Painel econômico
O ministro Guido Mantega e o presidente do BC, Alexandre Tombini, falarão sobre a situação da economia no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, dia 26. Será a primeira reunião do Conselhão no governo Dilma Rousseff.

À sua altura
Para resolver uma das últimas pendências com o PMDB, o governo avalia oferecer a presidência da Codevasf ao ex-governador José Maranhão (PB). Ele não aceitou a Embratur, por considerar que a função não estava à sua altura.

Paes diz que veta mudanças na APO

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que vetará, na segunda-feira, as ressalvas incluídas pela Câmara de Vereadores na lei que ratificou a criação da Autoridade Pública Olímpica. A garantia foi dada ao futuro presidente da APO, Henrique Meirelles. A lei foi sancionada por Paes, com as ressalvas, e publicada no Diário Oficial do Município, anteontem. Entre outras coisas, foi criada a Autoridade Olímpica Municipal.

Compadres
Candidato a suplente de senador de Jefferson Praia (PDTAM), que não conseguiu se reeleger, Wilson Wolter Filho (PTdoB- AM) foi nomeado assessor especial do ministro Alfredo Nascimento (Transportes), que é do PR do Amazonas.

Consolo
Claudio Cava Corrêa, do PMDB do Rio Grande do Sul, foi nomeado chefe da assessoria parlamentar do ministro peemedebista Wagner Rossi (Agricultura). Corrêa disputou, sem sucesso, uma vaga de deputado estadual em 2006.
 POVÃO. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) deve participar da festa do 1o- de maio, organizada pela Força Sindical, em São Paulo.
 O GOVERNO está morrendo de medo do senador Roberto Requião (PMDB-PR). Por isso, ainda não saiu a nomeação do ex-governador Orlando Pessutti para o Conselho de Administração de Itaipu.
● PRESIDENTE da ONU Mulher, a ex-presidente do Chile Michele Bachelet vem ao Brasil em junho. O governo federal vai oferecer o IBGE e o Ipea para a elaboração de pesquisas, em troca da assinatura de convênios.

Nenhum comentário: