terça-feira, abril 26, 2011

ANNA RAMALHO - Descarrilou


Descarrilou
ANNA RAMALHO

JORNAL DO BRASIL - 26/04/11

Estava decidido que o terreno da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, abrigaria obras do PAC e do Projeto Minha casa, minha vida. Beleza. Só que, de uma hora para outra, resolveram que a TransOlímpica – corredor expresso ligando a Barra da Tijuca a Deodoro, passando sob o Maciço da Pedra Branca – vai passar no meio do terreno da Colônia.

Fora dos trilhos 


Para descarrilar ainda mais a discussão, o local abriga um Centro Histórico com um conjunto arquitetônico de prédios construídos à época da fundação da Colônia, que já foi o mais famoso manicômio do Rio e que há anos espera pelas prometidas obras de restauro. 

O que será

Uma reunião entre o Comitê Gestor da Colônia Juliano Moreira e a prefeitura do Rio, marcada para meados de maio, vai decidir o destino do local. 

Na pole


O deputado Átila Lins (PMDB-AM) desponta como favorito para ocupar a vaga de ministro do TCU, na vaga do ministro Ubiratan Aguiar, que se aposenta. A decisão será em junho. Átila disputou e perdeu, em 2001, a disputa para o próprio Ubiratan, então deputado federal pelo Ceará. 

Um porém

Lins terá que vencer outros deputados também candidatos: Sérgio Carneiro (PT-BA), Sandes Junior (PP-GO) e José Rocha (PR-BA). 

Gente da terra 


Começa hoje o 15° Festival Amazonas de Ópera. São 200 profissionais envolvidos na produção artística. A exemplo das edições anteriores, o secretário de cultura, Robério Braga, investe na mão de obra local. Este ano, 95% dos profissionais – entre cenógrafos, figurinistas e costureiras – são de Manaus e do interior.

Tempo é dinheiro

O Superior Tribunal de Justiça levou em conta, recentemente, o tempo de tramitação do caso para fixar o valor dos honorários. O STJ decidiu elevar para R$ 400 mil o montante contratual devido pela construtora Queiroz Galvão S.A. a dois advogados que representaram a empresa em uma ação contra o estado de Alagoas. 

Para tal ...


Valeram tanto o tempo de tramitação – 10 anos – quanto o valor econômico da causa, que é de mais de R$ 130 milhões.

Além da vida

Dia 7 de maio entra em cartaz pela primeira vez no Rio, a peça Tempo de viver. Idealizado e iniciado pelo ator Northon Nascimento, depois de passar por um transplante de coração, o espetáculo leva ao público informações sobre a importância da doação em seu mais amplo sentido, até chegar na doação de órgãos.

Em memória


Depois da morte de Northon, em 2007, sua mulher, Kely Nascimento, deu continuidade ao projeto. A peça atingiu o público de 100 mil pessoas em São Paulo e promete sucesso também no Rio.

Bola cheíssima

Na edição de maio da principal revista de jazz do mundo, a norte-americana DownBeat, o novo CD de Ithamara Koorax, ‘O Grande Amor’, foi o único disco a receber a cotação de 4 estrelas e meia. Para se ter uma ideia da importância e raridade da efeméride, o novo CD de Cassandra Wilson, ‘Silver Pony’, ganhou 2 estrelas e meia, enquanto ‘Quiet Nights’, de Diana Krall, ganhou 3 estrelas.

Grande amor 

A turnê ‘O Grande Amor’, que começa em julho na Europa, só chega ao Brasil em 2012. Mas Ithamara chega antes: dias 10 e 17 de maio, ela apresenta o recital Música Clássica na Voz de Ithamara Koorax, no Teatro do SESI, às 19hs, com obras de Chopin, Debussy, Ravel, Fauré, Villa-Lobos, Delza Agricola e Chiquinha Gonzaga.

Raspadinhas


Helio Borba acaba de inaugurar filial do seu restaurante Dom Helio. Agora, além da matriz no Recreio, festeja a abertura do Rancho Dom Helio, em Pedra de Guaratiba, especializado em frutos do mar. 

As joalheiras Léa e Esther Nigri, apresentam, hoje, no Bar do Copa, a nova coleção.

O Cooking Buffet assina o coquetel de lançamento da exposição Proposição, na galeria Luciana Carvallo Arte Contemporânea, também hoje, às 19h.

Nenhum comentário: