sexta-feira, abril 22, 2011

ANNA RAMALHO - Babados fortíssimos


Babados fortíssimos
ANNA RAMALHO
JORNAL DO BRASIL - 22/04/11

Essa crise da OSB dá mesmo pano pra manga. As irregularidades começaram a pipocar após a audiência pública realizada na Alerj, onde foi apresentado o Estatuto do Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio e o contrato de trabalho do maestro Roberto Minczuk. O estatuto determina que qualquer demissão deve ser submetida à Comissão de Músicos da OSB e isso não aconteceu.

Mistério no contracheque

Segundo a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que preside a Frente Parlamentar de Cultura no Congresso Nacional, o contrato do maestro Minczuk também se constituía em outro grande mistério. Seus rendimentos, por exemplo, foram omitidos por uma inexplicável “clausula de sigilo”, que a parlamentar nunca conseguiu descobrir nem mesmo quando foi secretária Municipal de Cultura do Rio.

Clima quente 
O silêncio foi quebrado quando Jandira leu publicamente o teor de um contrato terceirizado com empresa prestadora de serviços para a Fundação OSB, o que credita ao affair mais um detalhe intrigante. Embora o regente Minczuk não seja funcionário da OSB, seus proventos chegam a R$ 200 mil mensais, além dos rendimentos como diretor artístico e maestro da Filarmônica de Calgary, no Canadá.

Tem mais

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura , no Congresso Nacional, decidiu apoiar o trabalho da Comissão de Cultura da Alerj e aprofundar as investigações sobre as denúncias de assédio moral e ameaça à integridade física feitas pelos integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e a OSB Jovem durante a audiência. O objetivo será de apurar os fatos denunciados e exigir rigor na punição dos culpados.

Exemplo da PM

A bem sucedida instalação das UPPs no Rio de Janeiro servirá de mote para um debate entre executivos durante o Congresso Estadual de Gestão de Pessoas, em maio, na Barra da Tijuca. Eles aprenderão com a Polícia Militar do Rio como promover transformações sociais por meio de gestões profissionais.

Pílulas de sabedoria
Assim que o editor José Mário Pereira liberar, Aristoteles Drummond vai revisar o livro que já tem montado com frases e pensamentos de Roberto Campos e que vai ter como título Pérolas e frases de Roberto Campos em pílulas. Ari foi e continua sendo fiel escudeiro de Roberto Campos, seu guru e amigo, e luta para manter acesa a chama das idéias desse grande brasileiro.

Festa rosa em Nova YorkSir Elton John e Sting dando pinta na 17ª Pink Party, um benefit chiquérrimo que acontece anualmente no Waldorf Astória, em Nova York, com renda para a Fundação para Pesquisa do Câncer de Mama.

Desde que foi criada por Evelyn Lauder, dona da gigante dos cosméticos Estée Lauder, já arrecadou mais de US$ 300 milhões para a Fundação. Os dois artistas cantaram pela causa e dispensaram cachê.

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que, agora, depois de tudo isso, a FOSB ainda vai insistir em manter o maestro? Alguém já analisou a composição do Conselho Curador daquela instituição? Vale a pena. Não acredito que aqueles renomados executivos compactuem com os procedimentos da administração da FOSB. Não posso e não quero acreditar.

Unknown disse...

O estatuto mencionado não é do Sindicato dos Músicos e sim da FOSB.
Detalhe, o sigilo do contrato do maestro não seria por causa do valor de seu provento e sim de onde vem. O valor pode ser alto ou baixo, merecido ou não, moral ou imoral. O que não pode é porcentagem sobre captação, aí é ilegal.
Déborah Cheyne
Presidente do Sindicato dos Músicos e violista demitida da OSB