sexta-feira, março 25, 2011

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Pagando o pato
SONIA RACY
O ESTADO DE SÃO PAUYLO - 25/03/11

Pelo andar da carruagem, Ganso pode se "afogar" na própria ambição. Suas negociações com o Santos não estavam caminhando bem ontem, pelo menos até a hora do almoço.

Consta que o Inter de Milão ofereceu pagar por ele 25 milhões de euros. O que o clube acha pouquíssimo. Além disso, os italianos teriam que morrer com multa estipulada em 50 milhões de euros para conseguir sua liberação. Se a venda envolvesse um clube nacional, a multa seria menor, de R$ 60 milhões.

Pelo jeito, Ganso vai ter que jogar no Santos até 2015 quando vence seu contrato.

Ombro a ombro
Dilma convocou Fernando Haddad para a viagem a Portugal, semana que vem.

Com uma missão: sentar-se ao seu lado durante a solenidade em que Lula receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais da Europa.

PositivoA prefeitura paulista conseguiu um trunfo: carta do BNDES sinalizando que o banco apoiará a PPP da Saúde em Sampa.

Sem berros
Antes de lançar seu PSD, Kassab ofereceu uma carneirada para todos os vereadores, com a ausência apenas dos piores desafetos. Foi sexta, na casa de Antonio Carlos Malufe, seu secretário.

Ante o clima de traição no ar, a churrascada virou motivo de piada e acabou batizada entre vereadores de... Sacrifício dos Carneiros. Trata-se uma referência ao episódio bíblico em que Abraão, no lugar de sacrificar o filho, levou o animal à morte.

Leitura dinâmica
Fern Michaels é a nova aposta da editora Larousse. A primeira obra a sair do forno é a série The Scoop (The Godmathers), ainda sem título em português.

Gibi multiface

Vem aí A Turma da Mônica como nunca se viu.

Maurício de Sousa firmou parceria com a Digital 21para empreendimento que levará seus personagens para cinema, TV, web e games.

Invasão urbana
Desde o momento em que tomou conhecimento da autorização que Marcos Cintra deu para a JHSF fazer estudo da viabilidade econômica de terreno do Itaim, Marcelo Mattos só pensa em uma coisa: pedir que o secretário da prefeitura paulista se demita. "Governos existem para cuidar dos bens públicos e não vendê-los porque não conseguem fazê-lo. Qual será a próxima ideia? Leiloar o Parque Ibirapuera?", desabafa o presidente interino da Sociedade de Amigos do Itaim-Bibi.

Dizendo sentir saudades de Andrea Matarazzo, conseguiu salvar área na região criando o Parque do Povo.

Operária da vozBibi Ferreira começou a ensaiar o espetáculo que celebrará seus 70 anos de carreira. Aos 88 anos, ela treina a voz quatro horas por dia com um maestro.

A estreia se dá em junho.

Para todos

A Virada Cultural terá ópera ao ar livre pela primeira vez. A apresentação de I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo, será no Pátio do Colégio e terá na regência Abel Rocha, recém-empossado diretor artístico do Municipal.

E tempo: Paulinho da Viola também irá se apresentar na Virada.

Raiz carioca
Anne Hathaway, que veio divulgar o filme Rio, visitou imóvel de Tonico Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa. Pretende comprar o imóvel carioca do sobrinho de Olavo Monteiro de Carvalho.

Raiz carioca 2Já Rico Lindenbojm e Dirceu Mansano, da produtora Ponto Zero, ousaram na divulgação da animação. Montaram estrutura de 11 metros no Copa para projetar o trailer do filme.

Qual o destino da energia nuclear?

Em tempos de pós-tragédia no Japão, até Angela Merkel avisa estar buscando uma "exit strategy" para a produção de energia nuclear. Se ela, que não é exatamente uma ativista do Greenpeace, admite publicamente que quer encontrar alternativas, o Brasil, com a abundância de águas que tem, poderá fazer o mesmo.

A opinião é de José Goldemberg, físico eleito em 2007, pela revista Times, como um dos Heróis do Meio Ambiente. "O mundo todo fará um reexame do processo", acredita o também vencedor do Prêmio Planeta Azul, considerado o "Nobel" da área. Resultado? No mínimo, a energia nuclear vai encarecer, na opinião de Goldemberg, um dos principais opositores da construção de Angra 3.

É consenso que o acidente no Japão provou, mais uma vez, que é ilusão acreditar que há segurança nas usinas nucleares. "Não é como um avião que quando cai, você sabe exatamente o que esta queda provocou. No caso da radioatividade, o acidente não tem só características localizadas. Elas são muito mais amplas e incertas", analisa o físico, se mostrando surpreso pelo fato de a radioatividade ter chegado às águas da costa dos EUA.

Por essas e outras, Goldemberg continua achando que o programa nuclear brasileiro é equivocado. "No Brasil, a energia nuclear é dispensável. Não precisamos disso".

Na frente

Paraty recebe entre os dias 4 e 10 o Paraty Spa Days. Do qual participam dez pousadas, 12 restaurantes, 4 escunas e um spa.

Luiz Calainho estreia hoje novo programa com Luana Piovani. Na TVirgula, do portal Virgula.

Alexandre Tombini, do BC, entrega a Roberto Setubal, do Itaú, prêmio da revista Banco Hoje. No Espaço Rosa Rosarum, hoje.

Pedro Alterio faz show de violão e piano com o Bruno Piazza. Hoje, na Sala Crisantempo, na
Vila Madalena.

Sarney anda um tanto quanto emotivo. Não é que o senador caiu no choro na comemoração dos 45 anos do PMDB, terça-feira?

Nenhum comentário: