segunda-feira, março 28, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Vamos ver
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 28/03/11

O governo encomendou à Polícia Federal e à Abin um diagnóstico mais profundo sobre os incidentes em canteiros de grandes obras do PAC. "As versões não batem", afirma autoridade envolvida com a questão.
Preocupado em estancar a onda de tumultos e greves, o Planalto tentará fechar, na reunião marcada para amanhã com empresários, centrais sindicais e Ministério Público, compromissos de curto prazo. Dos sindicalistas, o governo quer a garantia de que disputas de base não sejam levadas a esses locais. Das empresas, que a repressão relatada por trabalhadores seja imediatamente revista.

Por que não eu? 

A indicação de Geddel Vieira Lima (PMDB) para a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa fez crescer a pressão para que o Planalto contemple mais nomes, entre eles outros derrotados nas eleições de 2010. Da lista do PMDB constam José Maranhão, Orlando Pessutti, Rodrigo Rocha Loures e Hélio Costa, este último com poucas chances. No PDT, a briga é pelo futuro de Osmar Dias.

O elo 
A manutenção de Márcio Percival à frente da vice-presidência de Finanças da Caixa dará combustível aos questionamentos da oposição à operação de compra de ações do Panamericano. Foi ele o encarregado de avaliar a situação do mercado de consignados à época da transação. A senha para colocá-lo novamente na berlinda será a publicação do balanço do banco estatal.

Aqui e ali 
Vice-presidente do PSB, Roberto Amaral deixará a direção da Alcântara Cyclone Space. Ele passará a integrar conselhos de duas estatais, BNDES e Itaipu, nas vagas antes ocupadas pelo ministro Paulo Bernardo (Comunicações).

Conversa em dia 
Lula e Dilma, que viajarão separadamente para Portugal, deverão ter um jantar reservado amanhã, em Coimbra.

Turbina 1 

A usina de Belo Monte foi assunto da conversa entre Bill Clinton e Marina Silva anteontem em Manaus, nos bastidores de palestra feita pelo ex-presidente dos EUA no UniNorte, universidade da rede internacional Laureate, da qual ele é chanceler honorário.

Turbina 2 
"A hidrelétrica vai sair?", perguntou Clinton. A ex-senadora assentiu, explicando que já havia licença ambiental, e que agora é preciso lutar pelos programas compensatórios previstos no projeto. Clinton comparou a hidrelétrica na Amazônia à usina de Três Gargantas, na China: energia limpa, disse, mas potencialmente ameaçadora ao ambiente.

Abrigo 
Derrotado em 2010 na campanha para deputado federal, o tucano Ricardo Montoro assumirá a vice-presidência da Cohab paulistana. Montoro já passou até pela sabatina do conselho da empresa.

Olha o trem 
A CPTM, com ação mais voltada à região metropolitana de SP, vai oferecer apoio técnico e material para a reforma da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, linha turística cuja base funciona em Pindamonhangaba, cidade de Geraldo Alckmin. O tucano levou o secretário Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) para um "tour" pela ferrovia, no sábado.

Na janela 
Enquanto mantém congelada a distribuição das verbas de publicidade oficial, Alckmin iniciou incursão por afiliadas das principais redes de TV no Estado. Nas bancadas dos telejornais locais, ele discorre sobre obras da região.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"O uso de laranja em qualquer atividade é falta de ética. Numa concessão pública, vai além: é crime."
DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), sobre o uso disseminado de laranjas por especuladores, igrejas e políticos na compra de concessões de rádio e TV em licitações do governo federal.

contraponto

Argumento definitivo

Em audiência com o secretário estadual da Fazenda, Andrea Calabi, representantes da indústria têxtil paulista cobravam alívio tributário sobre a produção do setor. Cicerone da comitiva, o presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB), liderou o apelo, para tanto invocando o ex-titular da pasta, que acumulou atritos com o empresariado na gestão de José Serra:
-Olha, a reivindicação que eles fazem é tão procedente, e tão bem fundamentada, que até o Mauro Ricardo atendeu no passado...

Nenhum comentário: