sábado, março 26, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Deixa comigo
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 26/03/11

Em comunicado interno, o ministro Wagner Rossi (Agricultura) deu ultimato aos fiscais da defesa agropecuária, estabelecendo limite de seis meses para conclusão de qualquer procedimento administrativo. Sob a justificativa de "responder com agilidade" às demandas do agronegócio, Rossi prometeu intervir pessoalmente nos processos que se prolonguem.
Somada ao contingenciamento orçamentário no setor, a medida é considerada por servidores uma ameaça ao consumidor final, já que análises de risco da entrada e da saída de produtos de origem animal e vegetal do país exigem grandes deslocamentos e minuciosa inspeção contra eventuais contaminações.

Público... 
Para o governo, a ação direta do ministro nos processos permitirá verificar se há razões para a demora nas inspeções. As decisões, diz a Agricultura, serão baseadas na lei e fundamentadas em critérios técnicos.

...e privado 
"O discurso da modernização do ministério dá margem a dúvidas. Os interesses comerciais não podem prevalecer sobre as questões de saúde pública", diz Wilson Roberto de Sá, da associação de fiscais.

Estrela 1 
O afastamento temporário do presidente José Eduardo Dutra, por motivo de saúde, preocupa setores petistas insatisfeitos com a movimentação do secretário-geral, Elói Pietá. O ex-prefeito de Guarulhos é da tendência Mensagem ao Partido. Dutra, da majoritária Construindo um Novo Brasil.

Estrela 2 
A eventual necessidade de antecipar a sucessão no PT deixa diferentes alas de cabelo em pé.

Leões... 
Pela segunda vez, deputados e senadores aliados se sentaram com Dilma Rousseff cheios de pendências a resolver e saíram do Planalto sem ter feito uma única queixa à presidente.

...e gatinhos 
Até Giovani Queiroz (PDT-PA), excluído do primeiro encontro por ter votado contra o mínimo de R$ 540, despejou elogios no governo, limitando-se a reclamar da política de juros.

Credo 
Com o noticiário ainda povoado de relatos sobre desavenças entre Guido Mantega e Antonio Palocci, o chefe da Casa Civil fez um discurso, na reunião do conselho político, endossando as ações da Fazenda.

Insônia 
Indio da Costa aderiu ao fuso horário de seu ex-companheiro de chapa José Serra (PSDB). Ontem, o ex-deputado passou a madrugada contando no Twitter a razão de sua saída do DEM, até postar, às 4h: "Boa noite. Sonhem com os anjos".

Eu não 
O deputado Rodrigo Garcia contesta percepção de tucanos segundo a qual ele estaria, por meio de aliados, ajudando a recrutar filiados para o partido do prefeito paulistano. "Kassab e eu seguimos rumos distintos. O caminho dele é construir o PSD. O meu é fortalecer o DEM, em aliança nacional e local com o PSDB".

Secos e molhados 
A Assembleia instalou as cinco primeiras CPIs da legislatura, todas nascidas na base de Geraldo Alckmin (PSDB). Os temas vão de dentaduras a TV a cabo. Vale tudo, menos investigações incômodas.

Aderiu 
Após retirar apoio à natimorta CPI dos Pedágios, o PRB, com dois deputados, foi a reunião de líderes com o secretário Sidney Beraldo (Casa Civil) para definir prioridades governistas na pauta legislativa.

Visita à Folha 
Luiz Barretto, diretor-presidente do Sebrae nacional, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Denise Chaves, assessora de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio


"Se até o Gaddafi está saindo, por que o Ricardo Teixeira não pode sair também?" Tem que haver rodízio na instituição.
DO DEPUTADO FERNANDO FERRO (PT-PE), usando o noticiário internacional como gancho para defender a substituição do presidente da CBF.

contraponto

Linha direta


No lançamento de campanha do governo paulista contra o racismo, Jorge Pagura foi abordado no Palácio dos Bandeirantes por um participante do evento que pretendia marcar audiência com o secretário de Esportes. Este abriu a agenda do celular na letra "m".
-Ué, o senhor tem armazenado o número do telefone do Mario Covas?- perguntou o homem.
O neurocirurgião Pagura explicou que se trata do nome de hospital no qual trabalha, acrescentando:
-Infelizmente, o governador não poderá atender...

Nenhum comentário: