sexta-feira, março 25, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Momento oportuno
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 25/03/11

O Planalto trabalhou para que a saída de Maria Fernanda Ramos Coelho da presidência da Caixa fosse anunciada de forma "casada" com o seu reposicionamento no BID, numa tentativa de desvincular a medida do mau negócio com o banco Panamericano.
Apesar de seu substituto, Jorge Hereda, receber o aval do comando petista, as mudanças preocupam especialmente a ala "congressista" do partido. Carlos Borges e Clarice Coppetti, dois vice-presidentes ligados a deputados e senadores do PT, deixaram seus cargos para dar lugar a nomes da estrutura "corporativa", apoiados pelo ministro Guido Mantega, num momento em que o PMDB reforça sua presença na Caixa, com a chegada de Geddel Vieira Lima.
Troca Para aplacar a reação de petistas, Clarice Coppetti poderá ser nomeada vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa.

Qualificação 
Diretores do BC compareceram ontem em peso à posse de Gustavo do Vale na Infraero. Vale, que foi diretor do banco, brincou: "Tem até quórum para reunião do Copom".

A mulher... 
Em audiência anteontem com executivos de empresas de telefonia, Dilma Rousseff discutia tendências de mercado quando alguém lhe perguntou se já havia aderido ao "tablet". A presidente respondeu que, por enquanto, só para ler, e que estava impressionada com a rapidez de sua adaptação à nova plataforma.

...que calculava
"Estou ajudando a enriquecer o Jeff Bezos", brincou Dilma, referindo-se aos "e-books" baixados do site da Amazon. Por fim, ela se lembrou de outro uso que faz do "tablet": "À noite, para jogar Sudoku".

Máxima 
O voto do Brasil no Conselho de Direitos Humanos da ONU, ontem, favorável ao envio de relator especial ao Irã para investigar violações cometidas pelo governo Ahmadinejad evoca frase que o chanceler Patriota gosta de repetir, quando instado a comparar a política externa sob Lula e Dilma: "Continuar não é repetir".

Recolocação 
O ex-governador Orlando Pessutti (PMDB-PR), cotado para a diretoria de bancos estatais, pode ir para a Conab.

Marca 
A senadora Marta Suplicy (PT) obteve sinal verde do ministro Fernando Haddad (Educação) para prospectar áreas na Grande SP onde podem ser construídas unidades inspiradas no conceito dos CEUs. A ideia é usar verba de programas federais, como o Proinfância.

Radar 
O grupo de Geraldo Alckmin identificou aliados de Rodrigo Garcia, candidato a herdar o DEM-SP, recrutando adeptos para o PSD de Gilberto Kassab na região de São José do Rio Preto, reduto do deputado.

Revisão
A Prefeitura de SP suspendeu a licitação para contratar empresa de assessoria de comunicação por seis meses alegando "inúmeros questionamentos" ao edital. Os envelopes seriam abertos em 1º de abril.

Visitas à Folha 

Giovanni Cerri, secretário da Saúde do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Ricardo Liguori e Vanderlei França, assessores de imprensa.

João Grandino Rodas, reitor da USP, visitou ontem a Folha. Estava com Helio Nogueira da Cruz, vice-reitor, Telma Maria Tenório Zorn, pró-reitora de Graduação, Vahan Agopyan, pró-reitor de Pós-Graduação, Marco Antonio Zago, pró-reitor de Pesquisa, Maria Arminda do Nascimento Arruda, pró-reitora de Cultura e Extensão, Alberto Carlos Amadio, chefe de gabinete, e Adriana Cruz, assessora de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Em vez de discutirmos as usinas de Angra, usamos a receita dos outros partidos: uma briga interna que drena nossas energias."
DO EX-SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE DE SP FÁBIO FELDMANN, criticando a disputa pelo comando do PV, dividido entre os grupos da ex-senadora Marina Silva e do presidente nacional da sigla, José Luiz Penna.

contraponto

Cadê?


Depois de recolher 28 das 32 assinaturas necessárias para abrir a CPI dos Radares, o deputado Hamilton Pereira (PT) se deu conta, ontem, de que havia perdido o requerimento no plenário da Assembleia paulista.
-Sumiu! Vou ter de começar tudo de novo!
Lembrando que vários colegas retiraram os nomes das listas de pedidos de investigação sob pressão do governo, o também petista Simão Pedro sugeriu:
-Faça um boletim de ocorrência. Pelo visto, não são apenas as assinaturas que estão sumindo...

Nenhum comentário: