quinta-feira, março 17, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Fica e acabou
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 17/03/11

Bastante incomodada com o acúmulo de indícios no noticiário de um processo de fritura de Guido Mantega, Dilma Rousseff fez questão de iniciar o dia de trabalho, ontem, recebendo o ministro da Fazenda no Palácio do Planalto. Poucas horas depois, tomou a providência adicional de almoçar com ele.
À coluna a presidente da República afirmou: "Eu tenho absoluta confiança no Mantega. Ele foi escolhido por mim para ser ministro da Fazenda. Nós dois trabalhamos juntos sistematicamente nos últimos anos. Não vou aceitar nenhuma tentativa de diminuir a importância dele no meu governo".

Nem vem 
O PMDB agora reage à manobra para barrar o ex-governador Orlando Pessutti da diretoria de Agronegócio do BB. Em dificuldade, o Planalto evocou veto de Roberto Requião, antecessor de Pessutti no PR e hoje seu desafeto. Lembrando que Requião não seguiu o governo na votação do mínimo, Michel Temer protestou.

Sinal amarelo 1 

Em reunião na terça-feira, deputados e senadores do PT manifestaram preocupação com a proposta do "distritão", abraçada não apenas pelo PMDB de Temer como pelo coordenador da comissão de reforma política no Senado, Francisco Dornelles (PP-RJ).

Sinal amarelo 2 
De um cardeal petista, sobre a desenvoltura de Dornelles à frente da comissão: "O homem é um avião. Já o vi em entrevistas falando que há consenso sobre dois temas, e até agora nada foi votado".

Parou... Na festa de aniversário de José Dirceu em Brasília, reverberou a hipótese de que, em razão de sucessivos atrasos, o mensalão só seja julgado no STF em 2012, ano de eleição municipal.

...por quê? 
Os réus no processo, entre eles o próprio Dirceu, não querem nem ouvir falar nessa perspectiva. Alegam que o próximo ano será atribulado na própria Corte, com duas sucessões de presidentes previstas.

#prontofalei 
Desabafo de senador petista a um colega do PDT sobre a relação da bancada com Dilma: "Em quase três meses, ela não recebeu até agora nenhum dos 15 senadores do partido. Acha que é perda de tempo".

No fundão 

Cândido Vaccarezza (PT-SP) avisou aos líderes de partidos aliados que eles seriam convidados para o almoço com Barack Obama, sábado, no Itamaraty. Mas logo fez a ressalva: "Ninguém pense que vai sentar ao lado do presidente americano. Nós ficaremos em uma mesa separada".

Estão dentro 
A lista de convidados é extensa. Além dos líderes, serão chamados ministros, empresários, governadores e sindicalistas.

Vermelhos 
Alegando "incompatibilidade ideológica", a Central de Trabalhadores do Brasil, ligada ao PC do B, recusou o convite.

Afago 
Antes de deixar o país, Obama encontrará todos os diplomatas americanos que servem no Brasil.

Na areia
Via Twitter, o sociólogo Emir Sader, ex-futuro presidente da Casa de Rui Barbosa, sugeriu que os cariocas fujam de Obama: "Ganhe um lindo dia de sol na praia no próximo domingo não indo à Cinelândia".

Visita à Folha 
Plinio Montagna, presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Maria Angela Moretzsohn, coordenadora da divisão de Documentação e História da Psicanálise.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Os atuais congestionamentos do Rodoanel mostram que, quando o PSDB acabar de construí-lo, já vai ser preciso fazer outro."
DO DEPUTADO FEDERAL JOSÉ MENTOR (PT-SP), relacionando a lentidão no trânsito da região metropolitana de São Paulo ao ritmo das obras do seu contorno viário, de responsabilidade do governo estadual.

contraponto

Emenda da imortalidade

Durante debate na comissão de reforma política do Senado sobre a figura do suplente, Demóstenes Torres (DEM-GO) defendia que este pode substituir o titular em definitivo apenas nos casos de morte ou renúncia. Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) interveio:
-Não gosto de falar em morte...
Aécio Neves (PSDB-MG) brincou:
-Estamos proibidos de morrer, não é?
Valadares concordou:
-Muito boa ideia! Vamos propor um artigo proibindo senador de morrer durante o mandato...

Nenhum comentário: