terça-feira, março 15, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

PDB, modos de usar
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 15/03/11

O DEM chega hoje à sua convenção nacional sem suspense quanto à saída de Gilberto Kassab. O prefeito paulistano, porém, ainda emite sinais contraditórios no que se refere ao prazo de validade de sua nova legenda. Depois de insinuar a possibilidade de deixar o PDB passar pelo menos por uma eleição, a de 2012, Kassab voltou a dizer, em conversas com políticos aos quais propõe filiação, que a fusão com o PSB de Eduardo Campos será feita o mais rapidamente possível, para dar segurança a quem se lançar na aventura.
Em nome dessa segurança, ele estaria disposto a transmitir a mensagem inequívoca de que criou um partido com o único propósito de burlar a legislação.

Fala sério 
Diante das mais recentes declarações de Kassab ("Todos sabem que não tive nenhuma movimentação político-partidária nos últimos meses"), um aliado do prefeito faz piada: "Ele abusou do dom de iludir".

Comigo não 
Candidato único à presidência do PSDB carioca, Otávio Leite diz desconhecer tratativas para filiar Indio da Costa (DEM) e defende um quadro com "história no partido" para disputar a prefeitura.

Sinal verde 
O ministro Gilmar Mendes concluiu seu voto no recurso do candidato a deputado estadual Leonídio Bouças (PMDB), barrado pelo TRE-MG. Com isso, o Supremo já pode recolocar em pauta a discussão sobre a validade da Ficha Limpa.

Raízes 
Depois de anunciar a implantação de escritório da Presidência em BH, Dilma Rousseff topou ser a oradora oficial da solenidade de entrega da medalha da Inconfidência, marcada para 21 de abril, em Ouro Preto.

Sem-teto 
Mesmo sem acordo para alojar 570 famílias, a Infraero vai iniciar a desapropriação de área vizinha à cabeceira do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Prefeitura e governo federal querem que o valor da indenização, considerado irrisório, sirva de crédito habitacional aos moradores do Jardim Novo Portugal.

Dobrou 
De 2005 a 2010, saltou de R$ 990 milhões para R$ 1,8 bilhão o total recolhido pela Justiça do Trabalho em contribuições ao INSS devidas por empresas em decorrência de reclamações trabalhistas.

Stand by 
Contrariando a atual configuração da Mesa da Assembleia paulista, o tucano Celso Giglio deve ser eleito hoje 1º vice-presidente na chapa liderada por Barros Munhoz (PSDB). O cargo era da cota do DEM.

Justa causa 
Na iminência de assumir a 1ª secretaria, Rui Falcão foi o fiador do PT no acordo para reconduzir Munhoz, mesmo com o constrangimento da bancada ante as acusações de desvio que pesam contra o tucano.

Correio elegante 
Via Twitter, Aloysio Nunes (PSDB) resolveu meter a colher na crise na Segurança Pública de SP: "Policiais que costumam pegar envelopes de bandidos filmam o secretário Ferreira Pinto entregando envelope a jornalista".

Aritmética 
O bloco de vereadores tucanos contesta a matemática do grupo de Geraldo Alckmin e calcula ter obtido 50% das zonais do PSDB paulistano na eleição de domingo. Para alckmistas, o índice seria de 20%.

Público... 
O secretário Emanuel Fernandes (Planejamento) presidirá o PED (Programa Estadual de Desestatização), posto tradicionalmente ocupado pelo vice-governador desde 95.

...e privado 
Na pauta do órgão, além do destino da Cesp, está a concepção das PPPs de obras como a duplicação da Tamoios.

Passagem 
O general-de-divisão Adhemar da Costa Machado Filho assume amanhã em SP o Comando Militar do Sudeste, em substituição ao general-de-exército João Carlos Vilela Morgero.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio
"Não entendo os tucanos chamando Kassab de oportunista. Quando Serra e Alckmin se aliaram a Quércia, a quem antes acusavam de ter quebrado o Estado, foi oportunismo?"
DO VEREADOR CARLOS APOLINÁRIO (DEM), sobre as críticas que o prefeito recebe por fundar uma nova sigla para driblar a fidelidade partidária.

contraponto

Os melhores votos

Depois de uma sessão de fotos com eleitores em frente ao Mosteiro São Bento, onde se realizou sábado missa em homenagem a Mário Covas, José Serra foi abordado por um rapaz que relatou ter trabalhado em sua campanha. O ex-cabo eleitoral quis fazer um agradecimento ao tucano:
-Conheci minha namorada no comitê. Apesar do resultado da eleição, sua campanha rendeu frutos. Estamos juntos até hoje!

Nenhum comentário: