segunda-feira, março 14, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

De volta à trincheira
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 14/03/11

Menos confortável para Geraldo Alckmin do que foi para José Serra, a nova configuração da Assembleia paulista recrudescerá a guerra das CPIs entre governo e oposição a partir de amanhã, com a posse dos deputados estaduais. Enquanto a oposição promete reunir as 32 assinaturas para investigar o Rodoanel, as obras da calha do Tietê, o caso Alstom-Siemens e a licitação do metrô, governistas entupirão os escaninhos com uma dezena de pedidos de apuração "nonsense".
A manobra embaralha a instalação das comissões, já que apenas cinco podem funcionar ao mesmo tempo. A decisão cabe à Mesa, alinhada a Alckmin.
Matemática Os cálculos do governo tucano indicam que 28 dos 94 deputados serão opositores contumazes. O PT espera contar com a proclamada "independência" do PMDB, que, com seus cinco representantes, daria o quorum para CPIs.

Infiéis 
A oposição projeta ainda um bloco "amorfo" no início da legislatura, composto pelos 11 eleitos de DEM e PSB, que formariam a terceira maior bancada, caso se confirmem o planos de migração e fusão capitaneados por Gilberto Kassab.

Assédio 

O QG de Alckmin, contudo, aguarda a eleição da Mesa para retomar as negociações com PMDB e PC do B, congeladas na transição. Os partidos podem ser agraciados com postos no segundo e terceiro escalões e nas autarquias.

Corporação 

Candidato a novo mandato na presidência da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB) recebeu telefonemas de "solidariedade" de líderes de todos os partidos, exceto o PSOL, diante das acusações de desvio de recursos contra ele.

Quer apito

Indio da Costa ainda não decidiu se embarca no partido de Kassab ou se aceita convite de seu ex-companheiro de chapa José Serra para comandar o PSDB no Rio e disputar a prefeitura no ano que vem.

Abadá 
Na Bahia, a dissidência no DEM deve levar os deputados Paulo Magalhães, primo do líder ACM Neto, e Fernando Torres, que acompanharão o vice-governador Otto Alencar rumo ao PDB e à base de apoio a Jaques Wagner e Dilma Rousseff.

De olho

A queda no otimismo dos brasileiros em relação à economia, registrada pelo Ipea, acendeu o sinal amarelo no Planalto, sobretudo devido à piora no Nordeste. No final deste mês, Dilma Rousseff será submetida às primeiras pesquisas de avaliação de seu governo.

Quero não
O presidente da CUT, Arthur Henrique, foi escalado pelo PT para se manifestar contra a possível migração do Conselhão da Secretaria de Relações Institucionais para a de Assuntos Estratégicos, sob comando de Moreira Franco (PMDB).

Turismo cívico 
Os responsáveis pela organização da visita de Barack Obama a Brasília ainda não conseguiram resolver um problema: que programação oferecer às filhas do presidente americano, Malia e Sasha, durante a escala na capital federal.

À míngua 1 

Advogados que atuam para envolvidos no mensalão do DEM reclamam que não conseguem informações sobre o inquérito, que tramita no STJ.

À míngua 2 
Apesar de o Supremo garantir em súmula o direito de acesso da defesa a toda a investigação, o STJ argumenta que não digitalizou os documentos da Polícia Federal. Estão indisponíveis 50 dos 102 apensos.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Quem sair vai ficar com uma Espada de Dâmocles sobre a cabeça. Duvido que o TSE se cale diante de uma tentativa clara de enxovalhar a fidelidade partidária."
DO DEPUTADO PAUDERNEY AVELINO (DEM-AM), sobre a expectativa em torno da dissidência aberta pela saída de Gilberto Kassab do partido.

contraponto

Bilhete único
Durante a última sessão da legislatura na Assembleia paulista, Edmir Chedid (DEM), que é empresário do setor de transporte coletivo, levou às galerias alunos de uma escola estadual de Amparo. O grupo foi saudado por Célia Leão (PSDB), que presidia os trabalhos:
-Vocês voltarão para Amparo como testemunhas do trabalho do Parlamento de São Paulo!
Adriano Diogo (PT), mais realista, interveio:
-Parabéns, deputado Chedid. Nada como ter uma empresa de ônibus para trazer a garotada do interior!

Nenhum comentário: