domingo, março 13, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Semana gorda
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 13/03/11

Até agora liberadas a conta-gotas, as nomeações do segundo escalão começarão a sair da gaveta em ritmo mais expressivo, sobretudo para o PMDB, a partir de amanhã. A semana de ""Diário Oficial" robusto", na definição de um assessor palaciano, trará, entre outras novidades, a indicação de Iris Rezende (GO) para a Sudeco, a manutenção de Elias Fernandes no Dnocs e mais de um posto para o partido na estrutura de Itaipu. Outras pendências, como o destino de José Maranhão (PB), também deverão ser resolvidas em breve.
Apesar do silêncio mantido em público, aliados manifestam, em privado, enorme aflição em virtude da demora da presidente em contemplá-los.
Prioridades Comentário de um peemedebista diante da notícia de que começam a sair nomeações de representantes do partido derrotados na eleição de 2010: "Os derrotados do PT já foram todos nomeados. Para o primeiro escalão".

Sob nova... 
Ao passar em revista o PAC da Copa, o governo federal chegou à conclusão de que não é o caso de manter, na lista de obras de mobilidade urbana prioritárias para o Mundial de 2014, o monotrilho que ligará o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi.

...direção 
A inclusão do monotrilho no PAC da Copa se deu na época em que o Morumbi concentrava as chances de abrigar o jogo de abertura. Quando o estádio do SPFC perdeu a parada para a futura arena do Corinthians, Gilberto Kassab (DEM) obteve de Lula o compromisso de manter o status especial da obra, garantindo cerca de R$ 1 bi em recursos federais. A equipe de Dilma, porém, avalia que isso abriria precedente complicado.

Era PowerPoint 
Em documento dirigido aos servidores encarregados de elaborar o Plano Plurianual de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) recomendou, no melhor estilo Dilma, farto uso de gráficos e tabelas para a exposição do trabalho.

Fora dos planos
Impressão dominante entre os que conversam com Gilberto Kassab: quando teve a ideia de fundar nova sigla para escapar dos rigores da fidelidade partidária, o prefeito paulistano não imaginava atrair tanto noticiário negativo. Apesar do desgaste, porém, o PDB terá sua criação oficializada ainda este mês.

Baixa Dr. Hélio (PDT), de Campinas, um dos prefeitos mais cortejados por Kassab, pensou bem e decidiu não ir para o PDB. Alegou circunstâncias da política local.

Vaivém 1 
Em seu segundo mandato, Dr. Hélio recebeu também proposta do PTB, que tenta atrair outro prefeito: Rubens Furlan (PMDB), de Barueri.

Vaivém 2 
O presidente do PTB estadual, Campos Machado, negocia ainda associação com a UGT (União Geral dos Trabalhadores). Tudo para montar o que ele chama de "quarta via". Seu candidato dos sonhos na eleição paulistana é Gabriel Chalita (PSB) -igualmente assediado pelo PMDB.

Vamos ver 

Chalita, por sua vez, entrou em compasso de espera. Se vingar o cenário em que Kassab funda o PDB, mas adia a fusão com o PSB, a saída do deputado desta sigla perde o sentido.

Calculadora
O grupo de Geraldo Alckmin projeta obter nas eleições zonais de hoje 80% dos postos do diretório paulistano do PSDB. Caso se confirme esse resultado, a ideia é inibir a movimentação dos vereadores e bancar o secretário Júlio Semeghini (Gestão Pública) à presidência do partido na capital.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio
"As centrais deviam estar doidas para reatar com o governo. A Dilma ofereceu migalhas, e todo mundo saiu de lá aplaudindo."
DO DEPUTADO ACM NETO (DEM-BA), sobre o clima "paz e amor" reinante no encontro da presidente com sindicalistas anteontem no Planalto.

contraponto

Produto importado

Tão logo chegou de viagem oficial à China, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) procurou seu clínico particular, em Belo Horizonte, para mostrar o curativo que lhe foi feito em Pequim em razão de um dedo machucado. O médico foi direto:
-Esta tala não serve para nada.
Resignado, Pimentel contou a história a seus auxiliares, entre os quais não faltou quem aproveitasse para fazer piada a respeito da questão comercial:
-Olha a tala chinesa aí...

Nenhum comentário: