sexta-feira, março 11, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Redução de danos
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/03/11

Apesar do desgaste sofrido com a revelação do vídeo de seu encontro com um repórter da Folha num shopping paulistano, o titular da Segurança, Antônio Ferreira Pinto, deve seguir no cargo, ao menos por ora, devido à ausência de substituto que não sinalize a capitulação do governo estadual diante de setores da Polícia Civil descontentes com o secretário.
Mesmo incomodado com o episódio -e com a narrativa, alimentada por Ferreira Pinto, de que apenas os corruptos fazem restrições a seu trabalho- Geraldo Alckmin optou por priorizar a investigação das circunstâncias da divulgação das imagens.

Chumbo 1 
A crise na Segurança paulista foi deflagrada há quase um mês com a divulgação de outro vídeo, no qual escrivã acusada de receber propina é forçada a se despir para revista durante blitz. O caso derrubou a corregedora da Polícia Civil, Maria Inês Valente, da confiança de Ferreira Pinto.

Chumbo 2 
Dez dias depois, cai o coordenador de estatística da secretaria, Túlio Kahn, após a Folha revelar que ele teria vendido informações sigilosas a empresa privada. Kahn havia sido nomeado na gestão de Saulo de Castro Abreu Filho, hoje na pasta dos Transportes.

A conversação 

Disseminou-se entre autoridades do governo paulista a convicção de que "está todo mundo grampeado".

Digestivo 
Remanescente, assim como Ferreira Pinto, da era Serra, Andrea Matarazzo (Cultura) recebeu para jantar, às vésperas do Carnaval, o titular da Segurança e o núcleo alckmista do governo. Já ciente do vídeo do shopping, o secretário prestou contas de sua gestão.

Bate... 
Adversários da cúpula da Segurança enxergam na crise a chance de aprovar na Assembleia projeto que devolve a Corregedoria da Polícia Civil à delegacia-geral. O texto questiona decreto de 2009, pelo qual o órgão ficou vinculado ao gabinete do secretário.

...e volta 
Alckmin já decidiu que questionará judicialmente a proposta, caso aprovada. O governo dispõe de parecer jurídico atestando a legalidade do decreto, assinado por José Serra.

Recompensa 
No site criado pela embaixada americana para divulgar a visita de Barack Obama ao Brasil (www.obamabr.org), os internautas são chamados a gravar vídeo ou escrever mensagem ao presidente. Logo abaixo, há um aviso de estímulo: "anunciaremos os prêmios em breve".

Pisando...
Representantes das centrais chegarão hoje ao Planalto sob tensão. Ontem, numa reunião prévia, ficou acertada uma pauta comum que exclui o fim do imposto sindical, defendido apenas pela CUT.

...em ovos 
Se a central ligada ao PT mesmo assim trouxer o assunto à baila, estará "oficializando o racha", avaliam sindicalistas de outras correntes.

Capital 
Depois da reunião com as centrais, hoje, Dilma dará início a uma rodada de encontros com empresários. Jorge Gerdau, que chegou a ser cotado para o governo, deve abrir a série.

W.O. 
O comando do DEM espera que Gilberto Kassab, de malas prontas para deixar o partido, nem apareça na convenção de terça-feira.

Outro rumo 
Não obstante sua ligação histórica com Kassab, de quem foi secretário na prefeitura, o deputado federal Rodrigo Garcia disse à cúpula do DEM que não pretende segui-lo.

Argumento 
O Instituto Teotônio Vilela, do PSDB, passará a municiar congressistas tucanos com um "paper" diário com críticas às ações do governo federal. A ideia é afinar o discurso dos integrantes do partido.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio


"DEM com PSB é quase transgênico. Aonde vamos chegar com esses 'socialistas'?!"
DE JOÃO PAULO RODRIGUES, integrante da coordenação nacional do MST, comentando em seu Twitter a aproximação, com vista a um futuro partidário comum, entre o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

contraponto

Mansinho

Quando telefonou a Paulinho da Força (PDT-SP) para agendar a reunião entre Dilma e as centrais, Gilberto Carvalho foi logo perguntando:
-E aí, você está mais calmo?
O secretário-geral da Presidência se referia à estridente oposição do deputado ao salário mínimo de R$ 545, recém-aprovado pelo Congresso.
-Eu? Estou paz e amor, ministro...

Nenhum comentário: