terça-feira, março 08, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Xerife sob pressão
RENATA LO PRETE
FFOLHA DE SÃO PAULO - 08/03/11

Insatisfeita com decisões do Supremo que anularam o afastamento de juízes acusados de corrupção, a Ordem dos Advogados do Brasil lançará no dia 21, em Brasília, o Movimento em Defesa do Conselho Nacional de Justiça. Segundo o presidente Ophir Cavalcante, Eliana Calmon, corregedora do CNJ, aceitou convite para participar do evento. Criticada por entidades de magistrados, Calmon foi aconselhada a renunciar no final de 2010 -mas não o fez.
A OAB teme que a partir de junho, com a escolha de novos conselheiros, o órgão de controle externo do Judiciário ganhe um perfil mais afinado com o ministro Cezar Peluso, que preside o conselho e o STF.

Asas cortadas 

No ano passado, os ministros do STF Celso de Mello, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello reconduziram juízes afastados pelo CNJ em três Estados. "Na Ordem e no meio jurídico em geral, há um temor de que isso possa levar ao esvaziamento do órgão de controle", diz o presidente da OAB.

Também quero 

A divulgação do vídeo no qual Jaqueline Roriz (PMN-DF) aparece recebendo dinheiro de Durval Barbosa pode emperrar o mensalão do DEM. Se o procurador-geral Roberto Gurgel pedir a abertura de inquérito contra a deputada federal no Supremo, os investigados no STJ estarão aptos a requerer a "subida" de seus processos para o STF.

Em branco 

Até ontem, nenhum partido havia provocado a Corregedoria da Câmara a propósito das revelações sobre Jaqueline Roriz, integrante da comissão que cuida da reforma política.

Estilo 
Um grão-petista diz que a demora no preenchimento do segundo escalão não deve ser creditada apenas ao jogo de fidelidade entre o Planalto e sua base. Ocorre que Dilma Rousseff está entrando pessoalmente na discussão sobre o currículo dos indicados. "Se continuar assim", diz o aliado, "2011 acaba, e o governo ainda não estará montado".

Repaginado
Dois meses depois de assumir o Palácio dos Bandeirantes, Geraldo Alckmin (PSDB) aposentou o slogan "Cada vez melhor", que acompanhou a logomarca oficial do Estado de São Paulo na administração de José Serra e nos nove meses de Alberto Goldman. Ainda não foi divulgado um novo lema da propaganda.

Versão revista 

O projeto que regulamenta a Região Metropolitana de SP sairá da gaveta da Assembleia Legislativa ainda neste mês, tão logo tomem posse os novos deputados. A pedido de Alckmin, a base aliada fará emendas aglutinativas ao texto original para incorporar os ajustes desejados pelo governo. Tudo para dar celeridade à tramitação. O envio de um novo texto devolveria a discussão à estaca zero.

Com receita 
A Secretaria da Saúde prepara uma PPP (Parceria Público-Privada) para montar, em consórcio com a indústria farmacêutica, uma nova unidade da Furp (Fundação para o Remédio Popular). A carteira de medicamentos incluirá, entre outros itens, antibióticos e antiinflamatórios de última geração.

Top 
Pesquisa recém-concluída em São Paulo apontou cem por cento de satisfação dos usuários em três unidades do Poupatempo: Taubaté, Jundiaí e Bauru.

Via rápida
Movimento político que agrega presidentes de Câmaras de sete municípios da região do ABC pressiona o governo paulista e o consórcio responsável pela obra do trecho sul do Rodoanel a construir acessos para Diadema, São Bernardo do Campo e Mauá.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Para o PT, controlar a máquina é mais importante do que administrar o país. A volúpia do partido por cargos acabará corroendo a base de Dilma Rousseff."
DO DEPUTADO RICARDO TRÍPOLI (PSDB-SP), sobre o fato de que petistas concentraram a maior parte das indicações para o segundo escalão.

contraponto

Livre iniciativa

Prefeito nomeado de São José dos Campos, Sérgio Sobral de Oliveira visitava o distrito de São Francisco Xavier, em fevereiro de 1970, quando observou um rapaz carpindo às margens da rodovia SP-50.
Na volta, notando que a trilha aberta pelo lavrador havia aumentado consideravelmente em curto intervalo de tempo, acionou sua chefe de gabinete:
-Dona Terezinha, esse rapaz vai trabalhar conosco na prefeitura. Ele não precisou de nenhum chefe para fazer o que precisava ser feito. No dia seguinte, o lavrador estava contratado.

Nenhum comentário: