sexta-feira, março 04, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Águas de março
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 04/03/11

Premido pelo volume de chuvas em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) anuncia hoje o segundo pacote antienchentes de seu novo governo. Além dos editais para o desassoreamento das calhas dos rios Tietê e Pinheiros, o governador apresentará um acordo com as prefeituras para recuperar os piscinões de 15 cidades da região metropolitana. O Estado dará contrapartidas em obras aos municípios que se engajarem na limpeza regular e na manutenção dos reservatórios, hoje abandonados e acumulando detritos, o que diminui a eficácia no escoamento das águas.

Correnteza O Consórcio de Prefeitos do ABC encaminhará a Alckmin carta de repúdio ao bombeamento das águas do Pinheiros e do Tietê para a Billings. Alega que a medida, além de contrariar a Constituição Estadual, poluirá a represa no momento em que suas nascentes estão em processo de recuperação.

Focalizado 
Dilma chamou Carlos Lupi (Trabalho) para dizer que, embora o PDT tenha sido excluído da visita de aliados ao Planalto, sua "bronca" não se dirige ao partido como um todo.

Outro lado
 
Miriam Belchior (Planejamento) pondera que, apesar de a segunda parte do "Minha Casa, Minha Vida" ser uma MP -portanto em vigor desde sua edição-, o governo tem de esperar pela aprovação do Congresso para tocar o programa, pois eventuais ajustes no texto provocariam mudanças de regramento e execução.

Tesoura 
Alegando contingenciamento de recursos, o MEC fechou seus escritórios de representação em São Paulo, chefiado pela ex-deputada petista Iara Bernardi, e no Rio, sob direção do ex-reitor da UFF Cícero Fialho.

Ai! 

Fernando Pimentel (Desenvolvimento) não deu sorte na primeira missão na China. Ao chegar a Pequim, o ministro machucou um dedo da mão. Está usando tala.

Nadinha 
Wagner Rossi (Agricultura) causou espanto em reunião do "Conselhão", anteontem, ao dizer que a expansão da fronteira agrícola para Maranhão, Tocantins , Piauí e oeste da Bahia não tem impacto ambiental nenhum. Isso porque, segundo o ministro, "lá não tem nada, só cerrado".

Vem sim 
Na esteira de notícia do "New York Times" segundo a qual a visita de Barack Obama poderia ser adiada em razão de confronto com o Congresso sobre o Orçamento dos EUA, o Departamento de Estado avisou ontem ao governo brasileiro que está mantida a data de 19 de março para a chegada do presidente americano.

Sem quórum 

O pré-Carnaval fez da posse do ministro Luiz Fux, ontem, uma das mais esvaziadas da história recente do Supremo.
Folia prolongada Sob pretexto de acelerar obras internas, a Assembleia paulista antecipará o fim da atual legislatura. Suspensos para o Carnaval, os trabalhos serão retomados só no dia 15, quando assumem os eleitos.

Vaivém Após sucessivos reveses na Câmara, Luiz Marinho (PT) promove minirreforma no secretariado em São Bernardo do Campo. Seu vice, Frank Aguiar (PTB), será o titular da Cultura, e o ex-prefeito Maurício Soares assumirá a articulação política.

Visita à Folha
 
Kátia Abreu, senadora pelo DEM de Tocantins e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), visitou ontem a Folha, onde foi recebida em almoço. Estava acompanhada de Vanda Célia, assessora de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio
"Festejar o crescimento do PIB na atual conjuntura de arrocho econômico é o mesmo que comemorar ter sido promovido dentro de uma empresa toda comprometida."
DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, DUARTE NOGUEIRA (SP), confrontando a alta de 7,5% em 2010 com o cenário de inflação e escalada dos juros.

Contraponto

O imbatível
No plenário do Senado, Flexa Ribeiro (PSDB-PA) acusava o governo de editar medidas provisórias em excesso. Para rebater a acusação de que Fernando Henrique Cardoso teria sido campeão nessa matéria, o tucano mostrou a Wellington Dias (PT-PI) um papel com o placar: 334 MPs com FHC; 423 na era Lula.
Em meio à controvérsia, Flexa aproveitou para ironizar a condição de Romero Jucá (PMDB-RR), que foi líder do governo sob ambos os presidentes:
-Lula editou número maior, mas ninguém supera o Jucá, verdadeiro campeão das MPs, com 757...

Nenhum comentário: