quarta-feira, março 23, 2011

MÔNICA BERGAMO

LULA DIZ QUE NÃO QUIS ATRAPALHAR
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 23/03/11

Em quarentena e sem dar entrevistas desde que deixou o governo, em janeiro, o ex-presidente Lula abriu uma exceção e conversou com a coluna anteontem, na festa em que foi homenageado pela comunidade árabe como "o líder da união entre os povos". Justificou sua recusa ao convite para o almoço que a presidente Dilma Rousseff (PT) ofereceu a Barack Obama. E criticou a segurança americana, que revistou ministros do governo que participaram de um evento com o presidente dos EUA.

Folha - Por que o senhor recusou o convite da presidente Dilma Rousseff?
Lula - Veja, eu saí do governo há dois meses só.

Mas era apenas um almoço.
Todos os outros ex-presidentes brasileiros foram.
Todos os outros ex-presidentes foram porque eles saíram do governo faz tempo. É diferente. Então eu acho que a visita do Obama ao Brasil... não pelo que ele anunciou porque... [bate as mãos uma na outra para mostrar que Obama, em sua opinião, não assinou nada de extraordinário na visita que fez ao país]. Mas pela visita, pelo simbolismo da visita dele ao Brasil, à Dilma, era um momento muito importante para ela, eu não deveria, eu poderia atrapalhar.

Não foi então uma tomada de posição?
Não. Veja, eu fui presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. E depois que eu saí, os presidentes que me sucederam podem testemunhar -nem todos estão aqui, mas o Vicentinho [o deputado Vicente Paulo da Silva, que estava na homenagem a Lula] está aí, você pode falar com ele -eu participava do movimento, mas eu não aparecia em assembleias, eu achava que tinha que me retirar.

O senhor sempre disse que ministro seu que tirasse os sapatos em aeroporto dos EUA para ser revistado, como fez um chanceler do governo FHC, deixaria de ser ministro. E agora nós vimos ministros do governo Dilma sendo revistados pela segurança em território brasileiro.
A segurança americana exagerou.

Mas o senhor os demitiria?
Eu acho que foi um exagero, um exagero.

NA TELA
A pré-estreia do filme "VIPs", anteontem, reuniu atores do elenco, como Wagner Moura e Roger Gobeth, e convidados como a atriz Laura Neiva e a apresentadora Marina Person, no Kinoplex do Itaim.

GATA DE PRAIA

Gavin Bond

A top Alessandra Ambrósio é a capa da primeira edição da "GQ" brasileira; a publicação será lançada com festa hoje, no Jockey Club de São Paulo

A VOZ DO ITAQUERÃO
O estádio do Corinthians terá até um porta-voz quando começar a ser construído em Itaquera. A ideia é não deixar que jornalistas e curiosos se aproximem dos engenheiros que estarão tocando a obra para não atrapalhar seu ritmo -o profissional acompanharia todos os passos dela e repassaria as informações ao público. A arena desperta tanto interesse que os responsáveis pelo projeto acreditam que isso pode até chegar a atrasar a construção.

REGIME

Odebrecht e Corinthians finalizam as discussões sobre o tamanho do estádio. O desenho até agora diz que ele terá 48 mil lugares fixos e outros 17 mil provisórios, que lá ficariam apenas durante a Copa. E outros 3.000 podem ser acrescentados para a partida de abertura.

CUSTO E BENEFÍCIO
A empreiteira e o clube bem que poderiam colocar algumas máquinas para funcionar em Itaquera para acalmar os que reclamam do atraso na construção do estádio. As despesas com segurança, no entanto, impedem. Só valem a pena depois que a obra puder pegar ritmo.

SANGUE FRIO

Até ontem o São Paulo F.C. ainda não tinha sido procurado pela TV Globo para conversar sobre os direitos de transmissão do Brasileirão. O "gelo" já era esperado, e a ordem no clube é manter o sangue frio. Os dirigentes acreditam que nenhuma emissora abriria mão de partidas com o time tricolor, que registra algumas das maiores audiências depois de Corinthians e Flamengo.

INFORME
A própria presidente Dilma Rousseff cobrou explicações de Luiz Nascimento, da Camargo Corrêa, sobre as turbulências no canteiro de obras da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia.

AGORA É HUGO
Depois de Obama, Dilma deve receber o presidente Hugo Chávez, da Venezuela. "Estamos acertando uma data com o governo brasileiro para o fim de abril", informa Maximilién Arvelaiz, embaixador do país em Brasília.

HOMENAGEM
A vida de Vinicius Gageiro Marques, músico e desenhista conhecido como Yoñlu, que se suicidou aos 16 anos, em Porto Alegre, ganhará um filme. A direção será de Hique Montanari. O projeto da Casa de Cinema de Porto Alegre, que tem entre os sócios Jorge Furtado, está orçado em R$ 1 milhão e contará com a lei de incentivo fiscal.

AJUDINHA

O quadro "Pillow", de Vik Muniz, tem lance inicial previsto em US$ 12 mil no leilão beneficente da campanha Bem Querer Mulher, no dia 28, na Pinacoteca.

SÓ A DIRETORIA
A OAB-SP fará no dia 30 seu primeiro encontro de advogados maçons. Debaterá a influência da sociedade "na construção do mundo jurídico" e sua posição sobre o PNDH-3 (Plano Nacional de Direitos Humanos). Durante o evento também será lançado o Instituto Paulista dos Advogados Maçons.

CURTO-CIRCUITO

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, fará palestra com o tema "Duas Ideias para um Pacto Republicano", na sexta, no almoço mensal do Instituto dos Advogados de São Paulo.

A Ellus fará hoje, às 20h, o coquetel de abertura da exposição "Ellus Jeans Deluxe", no shopping Iguatemi, que também abriga, às 20h30, lançamento da Mandi & Co.

A advogada e poeta Thaís Fernanda Bizarria lança hoje, às 19h, o livro "Rimando e Aprendendo Direito", na Livraria Saraiva do shopping Anália Franco.

A Oca Brasil lança sua nova coleção com coquetel hoje, às 19h, em Pinheiros.

Helen Szervinsk decora a área VIP do show do inglês Seal, hoje, em Brasília.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: