segunda-feira, março 21, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Banco do Povo anuncia R$ 120 mi para empréstimos em 2011
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 21/03/11

O BPP (Banco do Povo Paulista), programa estadual de microcrédito, deve anunciar hoje investimentos de R$ 120 milhões para empréstimos neste ano.
O volume de recursos, que representa um aumento de 18,5% em relação ao ano passado, é o maior já aportado pela instituição. Com a alta, a estimativa do governo é que a capacidade de geração de crédito alcance mais de 35 mil pessoas neste ano.
Desde que foi foi criado, em 1998, o banco emprestou aproximadamente R$ 750 milhões a pequenas empresas e empreendedores de baixa renda. Foram atendidos 235 mil microempresários no período.
Entre janeiro e fevereiro, foram concedidos cerca de R$ 15 milhões a uma taxa de juros de 0,7%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento registrado foi de 17%.
Além da ampliação da capacidade de concessão de crédito, para este ano está prevista a expansão do número de unidades, de acordo com o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia.
Será inaugurada hoje uma unidade do Banco do Povo em São José dos Campos.
A meta é instalar mais 35 pontos da instituição neste ano. No ano passado foram abertos 33, a metade delas, no interior. Atualmente há 463 unidades no Estado.
A taxa de inadimplência, de acordo com o governo, está em 1,9%.

NA ROTA

As operações do banco Scania no Brasil deverão tornar-se as mais volumosas da companhia no mundo em 2012, após pouco mais de um ano em funcionamento no país.
A expectativa da empresa é que sua carteira de ativos em financiamentos aumente 600% neste ano e chegue a R$ 1,4 bilhão.
"O Brasil é um mercado promissor não só pela Copa do Mundo e a Olimpíada, mas também pela necessidade de trocar a frota de caminhões e ônibus nos próximos anos", afirma o presidente do banco no país, Ferike Pasthy.
A Scania opera, atualmente, 46 países.
O objetivo da companhia no Brasil é que 20% dos financiamentos para seus caminhões, ônibus e maquinários sejam realizados por meio de seu banco. No final do mês passado, esse número era de 10%.
"Temos uma resposta mais rápida e específica para os clientes que os demais bancos", diz Pasthy.
No segundo semestre, a Scania também pretende começar a vender seguros para caminhões.

EM ÓRBITA

A agência de viagens de luxo Teresa Perez Tour é uma das empresas brasileiras que foram cadastradas pela Virgin Galactic para vender viagens ao espaço.
A americana Virgin se prepara para fazer o primeiro voo orbital no próximo ano. Cerca de 400 pessoas em todo o mundo fizeram reserva para a viagem.
"Dez pessoas no Brasil já nos procuraram para saber sobre o pacote", diz o CEO da agência de viagens, Tomas Perez, um dos filhos da fundadora da empresa, Teresa.
Neste ano, a agência foca suas atividades na qualificação dos profissionais por meio da realização de palestras.
A empresa projeta um crescimento de 25% para 2011. No ano passado, a expansão foi de 22%.

HEGEMONIA BRASILEIRA
As seis obras mais caras de infraestrutura que serão construídas na América Latina nos próximos anos estarão localizadas no Brasil, segundo estudo da empresa CG/ LA Infrastructure LLC.
Três delas são do setor de petróleo e gás, inclusive a mais cara, de US$ 25 bilhões (R$ 41,7 bilhões), que prevê a construção de plataformas offshore (no mar).
O maior projeto fora desse segmento é o trem-bala, entre São Paulo e Rio de Janeiro, cujo investimento deve ser de cerca de R$ 30 bilhões.
O levantamento listou 75 projetos, que representam um total de US$ 200 bilhões (R$ 334 bilhões), mais de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) da região.
Os investimentos são, segundo a companhia, consequência da alta no preço das commodities e dos eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos.
As informações serão discutidas no 9º Fórum Latino-Americano de Liderança, em maio, no Rio de Janeiro.

Líderes de atendimentos reclamam do Procon-SP
As líderes de reclamação no Procon-SP investem em melhorias para atender os clientes, mas reclamam dos métodos da instituição.
A Telefônica, responsável pelo maior número de atendimentos em 2010, terceiriza o seu serviço de respostas ao consumidor. "São 28 pessoas que trabalham exclusivamente com essa demanda", diz o diretor Paulo Mesquita.
No Itaú Unibanco, vice-presidentes são premiados quando há queda nas queixas, segundo o diretor de qualidade, Marcelo Orticelli.
A estratégia do banco é a mesma de Bradesco e Santander, que direcionam parte dos funcionários da ouvidoria para responder às reclamações da capital.
"Preferimos utilizar nossos profissionais, pois eles conhecem melhor a empresa", afirma o gerente do Bradesco Carlos Alberto Izoppi.
Para Telefônica e Eletropaulo, o ranking deveria levar em conta a base de clientes. "Essa comparação é fundamental", diz o diretor-executivo da Eletropaulo Sidney Simonaggio.
A empresa de energia discorda da nomenclatura "reclamações não atendidas", que significa que o consumidor não ficou satisfeito com a resposta da reclamada.
O Procon-SP diz que seus dados são sempre aperfeiçoados. "Queremos informar o consumidor para que ele escolha o produto que vai levar", diz o diretor-executivo da fundação, Paulo Góes.

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