quarta-feira, março 16, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Expatriado japonês tem baixo nível de falha
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 16/03/11

Executivos de multinacionais japonesas transferidos para trabalhar no exterior são mais propensos a permanecer no cargo. O perfil disciplinado do japonês se reflete na cultura organizacional, indica estudo da FGV.
A sociedade japonesa, que já se reergueu das bombas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, e agora enfrenta os efeitos do tsunami e da radiação nuclear, tem mais sucesso quando submetida a alterações culturais em mudanças de ambiente de trabalho.
"A cultura nacional tem por valor não desistir diante da situação adversa, mesmo que não haja satisfação no ambiente. Tem vergonha de desistir e não ficar até o fim", diz o autor, Edson Kubo.
A taxa de falha dos expatriados japoneses é menor que a dos profissionais que partem de EUA e Europa.
"Adaptam-se sem mudar de comportamento e respeitam a cultura local. Ajustam-se à expectativa da matriz."
Cerca de 85% das empresas norte-americanas possuem taxa de falha em expatriação inferior a 10%, considerada baixa. Há mais multinacionais japonesas (94%) com taxa de falha inferior a 10%, segundo Kubo, com base em estudo anterior. A falha é medida pelo retorno prematuro do país para onde o executivo foi enviado.

INICIATIVA PRIVADA
Murilo Portugal começou na segunda-feira a dar expediente na Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em SP.
Ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda (2005-2006), Portugal deixou de ser subdiretor-geral do FMI no início deste mês para substituir Fábio Barbosa, presidente do conselho do Santander, à frente da entidade.
Depois de uma carreira no governo e da passagem pelo organismo internacional, Portugal se diz animado com a volta ao Brasil e com sua primeira experiência na iniciativa privada. O 14º presidente da entidade será também o primeiro da gestão profissionalizada. "Difícil para o presidente de um grande banco conciliar as duas funções", diz.
Cauteloso em suas afirmações, sob a alegação de estar ainda se aclimatando ao posto, Portugal diz que há espaço para o crédito crescer no país.
"A relação crédito/ PIB é baixa no Brasil (45%), se comparada a outros países, como a África do Sul, onde é de 88%, e no Chile, de 79,7%", afirma.

Otimismo 
O Índice de Confiança do Comprador de Imóvel, realizado pela Lopes, em janeiro, aponta que o consumidor ficou mais otimista. A confiança subiu 2,4%, ante dezembro. A atual intenção de compra de imóvel é alta e média para 83%, diz a pesquisa.

Saúde 
A rede Seletti abrirá quatro franquias em São Paulo. A empresa teve faturamento de R$ 10 milhões em 2010.

Línguas 

A rede Prepara Cursos lançará em abril a marca Aprenda Idiomas. Com investimento de R$ 5 milhões, serão abertas 256 franquias.

NERVOS DE AÇO
A rede Usiminas fechou um contrato para ampliar sua presença na região Sul com a Fallgatter, distribuidora e beneficiadora de aço.
A rede Usiminas, formada em julho do ano passado, já reunia dez empresas distribuidoras, transformadoras e centros de serviços que trabalham com aços da Usiminas. O grupo ganha capacidade de processamento de 50 mil toneladas/ ano.

CAVALGADA
Desde a realização do primeiro Athina Onassis Horse Show, evento internacional de hipismo, em 2007, em São Paulo, o mercado ganhou mais demanda no Brasil, André Beck, sócio-diretor da Atto Sports, empresa do grupo Aktuell, organizador.
"Saltou o interesse pelo hipismo, cresceram as escolas e também os eventos", afirma o empresário.
"O Athina Onassis hoje é um dos maiores eventos hípicos do mundo", diz.
Neste ano, o Oi Serra & Mar se alia ao Athina Onassis.
Além de provas de salto, os eventos terão também competições de adestramento.

ILÍCITO

As fraudes são realizadas, em geral, por pessoas que ocupam cargos na gerência, de acordo com especialistas em direito penal.
"O fraudador aproveita que é uma pessoa de confiança da diretoria", afirma o advogado David Rechulski.
As áreas mais suscetíveis a fraudes são a financeira e a de compras, diz Rechulski.
"O crime também pode ser praticado em coautoria por diferentes setores", diz o sócio do Siqueira Castro Advogados, João Daniel Rassi.
Um exemplo da prática é a criação de vagas para funcionários fantasmas, que envolve membros da gerência e de RH, segundo os advogados.

Fibra ótica 
A Oi concluiu o incremento de 360 Gbps para 560 Gbps a capacidade de sua rede, por meio da Globenet -fornecedora de capacidade submarina por fibra ótica. A ampliação permite atender mais usuários com acesso à internet de alta velocidade.

Ensino 
O CEO do grupo Ibmec Educacional, VanDyck Silveira, participa hoje do simpósio "The Business of Education in Brazil" (o negócio do ensino no Brasil), organizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION

Nenhum comentário: