segunda-feira, março 14, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Estrangeiros voltam às compras no Brasil, afirma consultoria
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 14/03/11

O retorno do investidor estrangeiro ao Brasil se consolida definitivamente em fevereiro, de acordo com levantamento que a PwC vai divulgar hoje.
A pesquisa aponta que 49 transações de fusão e aquisição foram realizadas no mês no Brasil.
"Estamos vendo a recuperação de capital estrangeiro como um ator importante. No ápice da crise, ele chegou a representar 25% das transações anunciadas. Hoje, está em 41%", diz Alexandre Pierantoni, sócio da empresa.
Outra conclusão apontada pelo levantamento é que 2011 pode trazer um crescimento mais vigoroso do que o mercado esperava.
A marca de quase 800 transações realizadas em 2010, segundo a estimativa de alguns especialistas, não seria tão fortemente superada neste ano. As mais de cem operações realizadas no primeiro bimestre, porém, devem alterar esta percepção.
"Este ano pode trazer um novo patamar recorde", afirma Pierantoni.
O setor de TI, que tradicionalmente registra os maiores volumes de negócios, foi impulsionado pelos investimentos e pela consolidação de empresas de compras coletivas, que anunciaram quatro transações em fevereiro, de acordo com a PwC.
Entre os negócios que se destacaram no mês, estão a aquisição da DineroMail e da Navegg pela BuscaPé, a compra da Biopalma pela Vale e a da rede Mais Econômica pela Brazil Pharma.

Âncora... 
A OSX conclui a montagem da boia e do pedestal do swivel (dispositivos rotativos sobrepostos em forma de torre), do sistema de ancoragem do FPSO OSX-1, primeira unidade de produção da empresa que irá operar na Bacia de Campos (RJ).

...no Rio 

A empresa faz parte do Grupo EBX, de Eike Batista, e atua nas áreas de construção naval, fretamento e serviços offshore.

Carne... 
A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) acaba de distribuir cartilha para o setor sobre o impacto de PIS e Cofins no preço final da carne. O material tem informações sobre as leis nº 12.058/09 (carne bovina) e nº 12.350/10 (carne suína e aves).

...no prato 
Sussumu Honda, presidente da Abras, afirma que as novas regras tributárias chegam a aumentar o custo da carne bovina em 6,12% para o consumidor. Para carnes de aves e de suínos a alta é de 8,97%.

Peso da Bota 
São Paulo vai receber representantes de 51 empresas da Itália nas próximas duas semanas, segundo o Instituto Italiano para o Comércio Exterior. Eles vêm participar de duas feiras: Feicon (da construção) e Revestir (de revestimentos).

Diária 
A cadeia Sol Meliá Hotels & Resorts e a Jin Jiang International Hotel Company assinaram aliança para absorver o aumento da demanda do turismo chinês na Europa.

Recuperação... 
Foram registrados 11 pedidos e 21 deferimentos de pedidos de recuperação judicial no Brasil em fevereiro, segundo a Equifax. Em relação a janeiro, caiu em 15% o volume de pedidos enquanto a quantidade de deferimentos se manteve.

...judicial 
Em relação a fevereiro de 2010, houve queda de 8% no volume de pedidos e aumento de 40% no volume de deferimentos.

AQUECEDORES

O Brasil produziu 967 mil m2 de coletores de energia solar em 2010, aponta a Abrava (associação de refrigeração, ventilação e aquecimento).
A alta, de mais de 20% na comparação com o ano anterior, foi estimulada por programas de habitação como o Minha Casa, Minha Vida e o CDHU, diz Marcelo Mesquita, do departamento de aquecimento solar da entidade.
Com essa produção, a área acumulada de aquecedores solares no Brasil chegou a 6,24 milhões de metros quadrados, o que representa uma geração anual de 4.000 MW, segundo a entidade.

PROCURA-SE

A taxa de vacância em prédios comerciais de São Paulo ao final de 2010 era de 3,9%, segundo a CB Richard Ellis.
Apenas 228 mil dos 5,85 milhões de metros quadrados estavam disponíveis para locação na capital.
A região da marginal Pinheiros, onde foram inaugurados 11,8 mil metros quadrados no final do ano passado, é a que tinha mais espaços livres para locação.

NA MIRA
O Publicis Groupe, um dos quatro maiores grupos de publicidade e comunicação do mundo, acaba de contratar um advogado especializado em direito contratual e societário.
Carlos Eduardo de Castro Neves é o primeiro diretor jurídico da companhia no Brasil e ficará responsável pelos contratos do grupo em toda a região da América Latina.
O Publicis foi a multinacional do setor que mais investiu em aquisições no Brasil no ano passado. Comprou a Talent, a QG e a AG2, e participação na Taterka. Para 2011, a empresa estaria negociando mais aquisições, entre elas a DPZ.
"Devido à posição do grupo na América Latina e das recentes aquisições, já não era sem tempo a contratação de um diretor jurídico interno", diz.

Insatisfação de consumidores chega a 60% no varejo brasileiro
Cerca de 60% dos consumidores do país deixam as lojas descontentes, segundo pesquisa da empresa Vidi Shopper House.
Dentre os insatisfeitos com o varejo, 70% apontam o atendimento dos funcionários das empresas como o maior problema. Os outros 30% afirmam que o ambiente físico das lojas é inadequado para as compras.
O sócio-diretor da Vidi Shopper, Marco Flavio Cardoso, diz que os atendentes falham na hora de compreender o que o cliente quer e de oferecer o produto apropriado para o consumidor.
Tratando-se de setores específicos, o da construção civil é o que oferece pior atendimento, segundo pesquisa da empresa Shopper Experience. Ao todo, 50% dos clientes de lojas de materiais de construção saem insatisfeitos com o atendimento.

BEBÊ ELÉTRICO
A NUK lançará nesta semana seus primeiros equipamentos elétricos para bebês no Brasil.
Serão vendidos aquecedores de mamadeira, esterilizadores a vapor, umidificadores de ar e bombas para tirar o leite materno.
O crescimento de 12% no segmento de elétricos no Brasil em 2010 influenciou a estratégia da empresa.
"É um mercado novo e promissor, pois as mães têm cada vez menos tempo e precisam de mais ajuda", diz o presidente da empresa no país, Benoit Descamps.
O desenvolvimento de produtos recebe 10% do faturamento da empresa, que foi de R$ 130 milhões no ano passado.
A expectativa da companhia é atingir ao menos R$ 1 milhão em vendas no primeiro semestre deste ano.

Com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION e MARIANA BARBOSA

Nenhum comentário: