quarta-feira, março 02, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Servidor de SP cliente do BB poderá tomar consignado no caixa e na internet
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/03/11

Os servidores do Estado de São Paulo clientes do Banco do Brasil poderão tomar crédito consignado direto dos caixas eletrônicos ou pela internet 24 horas.
"Antes, esses clientes tinham de ir à agência, dependiam de consultar o contracheque, fazer análises. Ficou mais cômodo", afirma o vice-presidente da instituição, Paulo Caffarelli.
Os beneficiários são cerca de 1 milhão de funcionários da administração pública direta do Estado e da PM. Muitos são ex-servidores da Nossa Caixa, que foram absorvidos pelo BB, em 2009.
A tendência, segundo o banco, é levar essa metodologia a outros Estados, mas não há nada programado.
O consignado é um tipo de empréstimo que tem como garantia o próprio salário do trabalhador, o que reduz o risco de inadimplência e as taxas de juros cobradas.
Aposentados e servidores públicos representam 86% desses empréstimos, segundo dados do BC.
Ao fazer a operação, o cliente já pode colocar o dinheiro na conta, se não houver impedimentos para a concessão do crédito, afirma. As taxas de juros giram em torno de 1,77% ao mês, segundo o banco.

SEDE

As vendas de água e cerveja neste Carnaval devem ser superiores às de 2010, de acordo com a Nielsen.
"O calor mais intenso e a recuperação da economia brasileira são os principais motivos para o crescimento", afirma Felipe Carrela, gerente da companhia.
A diminuição no tamanho médio das embalagens de cerveja aumentará a quantidade de bebida comercializada, segundo Carrela.
"Já o mercado de água mineral terá evolução mais relevante em valores absolutos, devido ao tamanho cada vez maior das embalagens."

Destinos 
A Copa Airlines passa a operar em junho em Porto Alegre e Brasília, com quatro voos semanais em cada rota. Entre os novos destinos estão pontos na América Latina, no Caribe, nos Estados Unidos e no Canadá.

Comércio 
As consequências das barreiras tarifárias no mercado de trabalho do Brasil são discutidas hoje na FGV-SP pelo economista Rafael Carneiro, da Princeton University.

Expansão 1 
A loja on-line Meu Móvel de Madeira, da Celulose Irani, abrirá centro de distribuição em Recife. A empresa pretende dobrar o volume de compras no site para o Nordeste, atualmente em 12%.

Expansão 2 
A multinacional americana de recrutamento Robert Half abre escritório em Campinas neste mês. A companhia já possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

NO POPULAR

A CCDI, incorporadora do grupo Camargo Corrêa, decidiu ampliar o foco no segmento econômico.
O primeiro empreendimento da marca Soul, linha de imóveis residenciais cuja padronização reduz o custo, teve todas as unidades vendidas em 48 horas.
Foram negociados 180 apartamentos, cuja metragem varia entre 49 m2 e 66 m2, na unidade no Jardim Sul, na capital.
Em média, cada unidade foi negociada a R$ 220 mil, segundo Francisco Sciarotta, diretor-superintendente.
A incorporadora também estuda projetos de prédios de escritórios, com salas a partir de 40 metros.
"Temos mais seis projetos nesse segmento residencial popular", diz Sciarotta. "Dois deles já estão com projetos encaminhados para aprovação e quatro deles já têm os terrenos definidos, embora ainda não possa divulgá-los", afirma.

ACESO


A EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do grupo no Brasil, trocou 59 pontos de iluminação pública no Estado de São Paulo para tecnologia LED.
Esse tipo de luz é mais econômico e as lâmpadas têm vida útil de 50 mil horas ou até dez anos de duração, de acordo com a companhia.
A tecnologia, oferecida à EDP Bandeirante pela GE Iluminação, também é mais vantajosa do ponto de vista ambiental.
Guarulhos, São José dos Campos e Mogi das Cruzes são as cidades nas quais as trocas de lâmpadas foram realizadas.
Com a mudança, elas terão menos custos com a manutenção dos pontos de luz.

Brasil... 
A Grant Thornton Brasil foi autorizada pela Grant Thornton International, multinacional de auditoria e consultoria, para atuar como IBC (International Business Center), uma unidade de negócios que ficará focada no atendimento das necessidades de clientes que queiram se instalar no Brasil.

...sob consulta
 
Existem atualmente 34 unidades do tipo IBC em 24 países na organização da empresa. Outros países da América que possuem empresas participantes da Grant Thornton Internacional indicadas como IBC são Canadá, Estados Unidos, México, Argentina e Porto Rico.

GÁS GLOBAL
Luiz Mendonça, ex-presidente da Quattor, assume a vice-presidência internacional da Braskem e pretende fomentar a internacionalização da companhia.
De mudança para a Filadélfia, Mendonça cuidará da operação em solo americano, onde a empresa comprou em 2010 a Sunoco Chemical, cujas fábricas estão em Virgínia Ocidental, Pensilvânia e Texas.
"Estamos estudando possibilidades relacionadas ao gás descoberto recentemente nos EUA, em várias regiões do país", diz.
"Continuamos investindo na internacionalização. Acompanhamos o crescimento do Brasil, mas o jogo é internacional, para termos alcance nessa indústria", acrescenta.
"Estamos interessados também em projetos no México, onde já temos um plano em andamento, e na América do Sul."
Além disso, o executivo vai liderar a estratégia dos negócios com base em matéria-prima renovável.
Manoel Carnaúba, vice-presidente de insumos básicos, e Rui Chammas, de polímeros, acumularão as mesmas áreas da Quattor, que foi incorporada à Braskem em janeiro de 2010.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION e ANDRÉA MACIEL

Nenhum comentário: